E.E.M. Dep. Nagib Zattar Jd.Paraíso Roseli da Silva E.E.M. Dep. Nagib Zattar Jd.Paraíso
TEMA: CONSTRUINDO AS FUNÇÕES SENO E COSSENO, NO EXCEL
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno a interação do cálculo com as funções Seno e Cosseno, iniciado em sala de aula e os gráficos sendo criados, visualizados e analisados no programa Excel.
JUSTIFICATIVA: A aprendizagem está vinculada à prática. Para que haja uma verdadeira aprendizagem é necessário que os alunos sejam desafiados e os mesmos consigam chegar à superação, além de conseguir dessa forma aprender.
Metodologia: Após as aulas de Definição, demonstração do estudo dos arcos e alguns cálculos preliminares de cada uma das Funções, onde os mesmo poderão ter uma noção básica de Seno e Cosseno, serão levados ao laboratório de informática e terão a apresentação do programa Excel, utilizando para tanto, a mesma prática aplicada pelo Prof°. Milton P. Borba, com os professores do Ensino Médio.
METODOLOGIA: 1.Construir com os educando um gráfico, para que os mesmos se familiarizem com o Programa a ser utilizado.
Gráficos a serem construídos durante a aula: y=2sen x y=3 cos x NOTA: Todas as funções calculadas em sala de aula, utilizando caderno/lápis, poderão ser aplicadas nesta aula.
y=2sen x
y=3 cos x
y=2sen x y=3 cos x
Desafios sen(x+π/2) sen 2x sen (x – π/4) 2sen x/4 cos x/2 cos(x-π/3)
Avaliação O processo avaliativo se faz durante todo a construção do conhecimento, sendo nesta aula distintas as etapas: Acompanhamento da explicação e utilização do programa Excel. Elaboração dos gráficos de exemplo; Realização dos desafios, construção dos gráficos e análise dos mesmos. A entrega dos exercícios propostos poderão ser efetuados por e-mail, cd, impressos ou mesmo salvos no computador da escola.