Atividade com o Winplot

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
E.E.M. Dep. Nagib Zattar Jd.Paraíso
1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
PROJETO Oficina de Expressão
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Alimentos. Área de Conhecimento: Ciências Área de Conhecimento: Ciências Nível: Ensino Fundamental Nível: Ensino Fundamental Série / Bimestre: 4ªsérie.
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
Desperdiçar ou economizar
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
Liliani Lecco Dettogni
O USO DA MATEMÁTICA NO COMPUTADOR
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
1 - Organizando Dados 2- Preparando o Pôster
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Tópicos de Educação Matemática A
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
PSTE: Simone Wrzecionek
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Capítulo 12 Funções logarítmicas slide 1
Grupo: Gilvane e Mirian
MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
Propostas de layout Modelo 1
CÁLCULO NUMÉRICO Introdução Prof. Esp. Geonir Paulo Schnorr
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Matemática Revisão Global Professor Rivelino.
O COMPUTADOR CHEGA À ESCOLA
Aula 09 Regras de derivação: constante, potência, multiplicação por uma constante, soma e diferença, exponencial.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Sugestão de Atividade:
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
Ismael Silvério Júnior Naiguiel Alventino da Silva
Matemática Revisão Global Professor Rivelino.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
Matemática em Ambiente Computacional
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Biometria Básica (Matemática)
MATEMÁTICA METODOLOGIA E PRÁTICA II
O aparelho de TV e DVD, são recursos muito utilizados pelos professores e alunos, é um recurso de visualização, e que ajuda muito em fixar conteúdos. Os.
Ação Assessorias de Matemática, Interação Virtual e Robótica para Prática de ensino- aprendizagem em Matemática Brunna Sordi Stock (Apresentador) Marcus.
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Proposta de Atividade Esboço inicial. Recursos Digitais Nesta aula será utilizado um vídeo encontrado no portal do professor.Nesta aula será utilizado.
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
REPRESENTAÇÃO FUNÇÃO.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Ricardo de Andrade Kratz
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
Matemática e suas tecnologias
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Computação Científica e Equações Diferenciais Geovan Tavares e Hélio Lopes PUC-Rio – Departamento de Matemática Laboratório Matmidia
Modelagem de Sistemas de Informação I 2016/1 Laboratórios de Especificação Prof. Eber equipe.nce.ufrj.br/eber.
Funções exponenciais Recorda um número especial – o número de Neper.
Softwares Educacionais
Transcrição da apresentação:

Atividade com o Winplot E.E.B. Profª Mª Amin Ghanem Disciplina: Matemática - Ensino Médio. Professores: Mirene e Ronaldo Ano: 2008

Título: Gráfico da função exponencial

Introdução Podemos dizer que as funções são utilizadas, em nosso dia a dia, por exemplo, em cálculos rotineiros como juros, produtividade de uma empresa, etc. Podem ser expressas graficamente, o que facilita a visualização do cálculo. Por esse motivo desenvolveremos essa atividade com a utilização do programa Winplot, que facilitará e muito a compreensão do aluno acerca das funções exponenciais, suas características e propriedades.

Objetivos Utilizar o programa Winplot para a construção dos gráficos; Construir o gráfico da função exponencial; Observar o crescimento e o decrescimento da função exponencial; Concluir a regra das bases da função quanto ao crescimento ou decrescimento da função

Pré-requisitos: -Conhecimento das potências; -Equação exponencial; -Função exponencial; -Gráfico da função exponencial;

Recursos Didáticos: - Laboratório de informática; - Computadores com a instalação prévia do Winplot; - Quadro Branco; - Data-show; - Marcador de quadro branco; - Caneta, lápis e papel, para anotações.

Conteúdo Visualização gráfica da função exponencial com a utilização do programa wimplot.

Desenvolvimento: - Verificar com antecedência, se o programa Winplot está devidamente instalado e se funciona corretamente, em cada um dos computadores; - Por causa do pouco espaço e número de computadores disponíveis no laboratório de informática, dividir a sala em grupos de no máximo 15 alunos , para que o trabalho seja desenvolvido com um aluno por computador; - No laboratório, cada aluno deverá sentar-se individualmente em cada computador;O professor indicará o programa Winplot, cujo atalho já deverá estar na área de trabalho para facilitar a localização do mesmo;

Exercícios: 1) Utilizando do programa Winplot, construa os gráficos das funções citadas abaixo: a) f(x) = 2^x b) f(x) = (1/2)^x c) f(x) = 3^x d) f(x) = (1/3)^x e) f(x) = 10^x

a) f(x) = 2^x b) f(x) = (1/2)^x

c) f(x) = 3^x d) f(x) = (1/3)^x

e) f(x) = 10^x

1) Situação problema Uma imobiliária credita que o valor v de um imóvel no litoral varia segundo a lei v(t) = 60000.(0,9)t, em que t é o número de anos a partir de hoje. Mostre o gráfico de valores deste imóvel e faça a análise, se o imóvel irá aumentar ou diminuir seu valor num período de 10 anos.

2) Situação Problema A expressão P(n) = 40-40.2-0,3n permite calcular o número de artigos que um operário recém contratado é capaz de produzir diariamente, após n dias de treinamento. Verifique o comportamento gráfico deste serviço prestado e faça análise quanto ao crescimento ou decrescimento da função.

Tempo necessário: Avaliação -2 aulas -Participação ativa na construção dos gráficos; - Resolução das atividades propostas.