Atividade com o Winplot E.E.B. Profª Mª Amin Ghanem Disciplina: Matemática - Ensino Médio. Professores: Mirene e Ronaldo Ano: 2008
Título: Gráfico da função exponencial
Introdução Podemos dizer que as funções são utilizadas, em nosso dia a dia, por exemplo, em cálculos rotineiros como juros, produtividade de uma empresa, etc. Podem ser expressas graficamente, o que facilita a visualização do cálculo. Por esse motivo desenvolveremos essa atividade com a utilização do programa Winplot, que facilitará e muito a compreensão do aluno acerca das funções exponenciais, suas características e propriedades.
Objetivos Utilizar o programa Winplot para a construção dos gráficos; Construir o gráfico da função exponencial; Observar o crescimento e o decrescimento da função exponencial; Concluir a regra das bases da função quanto ao crescimento ou decrescimento da função
Pré-requisitos: -Conhecimento das potências; -Equação exponencial; -Função exponencial; -Gráfico da função exponencial;
Recursos Didáticos: - Laboratório de informática; - Computadores com a instalação prévia do Winplot; - Quadro Branco; - Data-show; - Marcador de quadro branco; - Caneta, lápis e papel, para anotações.
Conteúdo Visualização gráfica da função exponencial com a utilização do programa wimplot.
Desenvolvimento: - Verificar com antecedência, se o programa Winplot está devidamente instalado e se funciona corretamente, em cada um dos computadores; - Por causa do pouco espaço e número de computadores disponíveis no laboratório de informática, dividir a sala em grupos de no máximo 15 alunos , para que o trabalho seja desenvolvido com um aluno por computador; - No laboratório, cada aluno deverá sentar-se individualmente em cada computador;O professor indicará o programa Winplot, cujo atalho já deverá estar na área de trabalho para facilitar a localização do mesmo;
Exercícios: 1) Utilizando do programa Winplot, construa os gráficos das funções citadas abaixo: a) f(x) = 2^x b) f(x) = (1/2)^x c) f(x) = 3^x d) f(x) = (1/3)^x e) f(x) = 10^x
a) f(x) = 2^x b) f(x) = (1/2)^x
c) f(x) = 3^x d) f(x) = (1/3)^x
e) f(x) = 10^x
1) Situação problema Uma imobiliária credita que o valor v de um imóvel no litoral varia segundo a lei v(t) = 60000.(0,9)t, em que t é o número de anos a partir de hoje. Mostre o gráfico de valores deste imóvel e faça a análise, se o imóvel irá aumentar ou diminuir seu valor num período de 10 anos.
2) Situação Problema A expressão P(n) = 40-40.2-0,3n permite calcular o número de artigos que um operário recém contratado é capaz de produzir diariamente, após n dias de treinamento. Verifique o comportamento gráfico deste serviço prestado e faça análise quanto ao crescimento ou decrescimento da função.
Tempo necessário: Avaliação -2 aulas -Participação ativa na construção dos gráficos; - Resolução das atividades propostas.