2º Encontro Ibero Latinoamericano de Governo Eletrônico e

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 3
Advertisements

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Governo Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica A Resignificação do Ensino Agrícola Rio do Sul - SC 11 e 12 de.
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
e-FLORIANÓPOLIS: PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL
Consulta Virtual. Temas abertos para debate na Consulta Virtual Eixo estratégico 1: Prevenção ao Tráfico 1) Disseminar mais informação é suficiente.
2º Encontro Ibero Latinoamericano
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE. Portal do Controle Social em Saúde Santa Catarina.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
CENEVIVA, Ricardo; FARAH, Marta Ferreira Santos
Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 3
PLANO DE GESTÃO.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O PAPEL DO GOVERNO NA SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO Claudio Langone.
Desafio das novas tecnologias
Ana Cristina Ghisleni
II CONEGOV Conferência Sul-Americana de Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico Florianópolis, 11 e 12 de agosto de Aires J. Rover Prof.
Edson Rosa Gomes da Silva
Democracia Eletrônica no Brasil: Democracia Eletrônica no Brasil:
V CONFERÊNCIA SUL-AMERICANA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA APLICADA AO GOVERNO ELETRÔNICO - CONEGOV Política Pública de Inclusão Digital: Ampliando os Horizontes.
Edson Rosa Gomes da Silva
Caderno de Textos: Subsídios para debates
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
REUNIÕES TÉCNICAS DE SANEAMENTO Ações Regulatórias da AGERGS em 2010.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
ESTATUTO JURÍDICO QUILOMBOLA E LEGISLAÇÃO PROTETIVA
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Universidade Federal de Santa Catarina
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
O Zapear da Informação Graça Maria Fragoso Ursula Blattmann
Condições Climatológicas e Acidentes de Trânsito na BR-101 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Trabalho realizado por Lilian Diesel e Lúcio José Botelho.
Região Sul Florianópolis, Outubro-2009
Curso Direito à Memória e à Verdade
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
José Alberto Ribeiro Carvalho
© 2013 DIREITO À DEMOCRACIA Dimensão de Segurança Humana Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Ouvidoria Órgão de Participação Social
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E SEUS FUNDAMENTOS PARA A DEMOCRACIA DA INCLUSÃO DIGITAL Prof. Orides Mezzaroba Universidade Federal de Santa Catarina.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
O LIVRO DIDÁTICO NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO
POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO GOVERNAMENTAL A construção de Governo Eletrônico na Administração Federal do Brasil.
Territórios Educativos: Limites e Possibilidades
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Discentes: Daiane Franco, Luciana de Lima, Maria Alves, Nilane Rocha, Tatiane Vitoriano e Ylana Neri.
Profa. Eleonora Schettini M. Cunha / UFMG. Atualidade e relevância do tema  Democracia - altas expectativas quanto aos resultados políticos e sociais.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Inclusão Digital dos Povos da Floresta Thais Luzia Colaço Universidadade Federal de Santa Catarina, Brasil 2º Encontro Ibero Latinoamericano de Governo.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

2º Encontro Ibero Latinoamericano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital Universidad de Zaragoza Universidade Federal de Santa Catarina Zaragoza - Jaca, Espanha 26-27 de julho de 2007 A representação politica na era da informação e o espaço reservado ao povo Orides Mezzaroba Universidadade Federal de Santa Catarina, Brasil

Sumário Representação Politica Partidos Políticos Democracia Ciberdemocracia Governo Eletronico Conclusões

Representação Política diálogo entre o instituto da representação política inserido no contexto da era que passou a ser denominada de ciberdemocracia.

Partidos Políticos Até que ponto a vontade do povo está plenamente respeitada no interior de um sistema político que adota o modelo da democracia representativa partidária?

Democracia A questão que permanece em aberto é se os mecanismos adotados pelas Constituições dos paises democráticos são suficientes ou não para garantir a efetiva representatividade do conjunto da Sociedade em relação às decisões políticas dos governantes?

Ciberdemocracia As ferramentas de ciberdemocracia são adequadas ou não para garantir a efetiva participação do povo nas decisões políticas?

Governo Eletronico O e-governmet deve ser encarado como importante instrumento de confirmação daquilo que foi previamente deliberado pelo povo e não pela vontade unilateral do governante?

Conclusão Toda nova ferramenta eletrônica que tenha por princípio dar continuidade à construção do processo democrático deve ser incorporada pelas instituições sociais e políticas, o que não se pode conceber é que a democracia passe a ser refém de determinados procedimentos tecnológicos que só visam manter interesses e privilégios de alguns poucos.

Orides Mezzaroba Universidadade Federal de Santa Catarina, Brasil E-mail orides@ccj.ufsc.br