Agrupamento de Escolas de Arcozelo

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Eco Team Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins
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Não sei, mas fiquei a saber....
Nós? Dina Isabel Gentil Dias Escola Secundária da Baixa da Banheira
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Maria Margarida Gonçalves EB 2,3 da Galiza S. João do Estoril, Lisboa 9º ano, Clube da Floresta e Físico-química Falcões do Estoril 6 alunos + 2 professores.
Solcar Pedro Vaz Pinto Instituto D. João V Louriçal e Leiria
Solivários Ana Filipa da Cruz Ferreira
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
SolarDairas Tiago Silva EB 2, 3 das Dairas Vale de Cambra, Aveiro
António Surrécio; João Giga; Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º Ano (10.º) + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI.
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
HélioNeiva Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
Carlos Valentim Escola Secundária C/ 2º e 3º Ciclos de Carcavelos Carcavelos - Lisboa 7ºAno – C. Físico-Químicas Team Carcavelos 5+3.
Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este protótipo de carrinho solar tem como base estrutural uma embalagem de lixívia. Possui.
EPA-CATA César Marques Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal
Escola Secundária Daniel Sampaio
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este protótipo de carrinho solar tem como base estrutural uma embalagem de leite. Possui.
César Paulo Moreira Leite
AGSG Jaime Rei Agrupamento de Escolas de São Gonçalo
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
Flash starcar Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 410º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
Rui Martins Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Forte da Casa Forte da Casa - Lisboa 6º e 9º ano + Clube de Ciência Solarengos 6 alunos + 2 professores.
“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno
Traquinas Gaspar Rocha Agrupamento Vertical de Escolas de Arcozelo
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
MárioMobil Francisco Caeiro Escola Básica Integrada Mário Beirão
Solar Moche Nuno Monteiro / Vitor Soares Escola Secundária Campos Melo
Pro-Solaris Paula Serrano EB2,3 D. Paio Peres Correia
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Sol Flutuante Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 47º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Luis Gameiro Altomar EBI de São Bruno Caxias, Lisboa 4+1
Joaquim Granado Escola EB 2,3/s Josefa de Óbidos Óbidos, Leiria 12º. Física, Química, Matemática, Português e Área de Projecto Obi Solar 4.
8º ano área de projecto Team Car Visconde
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este é um projecto gémeo do da equipa “Os Ultravioletas”. O protótipo é uma evolução do.
Pico de Regalados Manuel Flores
Domingos Avelar Silva Escola Secundária Serafim Leite S. João da Madeira - Aveiro 10º ano Profissional - Física e Química; Tecnologias Aplicadas. Electrónica.
Rogério Baltazar Martins Alcains – Castelo-Branco CIAVIDA (CIências + Ambiente = VIDA) Agrupamento de escolas José Sanches de Alcains 5 º - Área de Projecto5.
João Marrocano Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos Localidade: Figueiró dos Vinhos / Distrito: Leiria Efa Profissional Nível 3 Sol&Vinho 6+1.
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
Freixo Liberty Pedro Jorge Nogueira Correia
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Ivone Tavares Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 9º ano – Ciências Físico - Químicas Cagarros 6.
Sidónio Geraldes Escola Básica Júlio Dinis - Grijó Grijó ; Porto 9ºC + Ciências Físico-química O Sol de Grijó
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
Moisés da Costa Leite EB2,3 de Canedo Canedo, S. M. Feira – Distrito de Aveiro 9º ano, electricidade e práticas laboratoriais CEF Canedo 4+1.
Marcelo Pereira | Joaquim Celestino Ribeiro Ancorensis Cooperativa de Ensino Vila Praia de Âncora, Caminha | Viana do Castelo 8º ano | Ciências Físico-Químicas.
António Gama Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de escolaridade – Ciências Físico-Químicas ZACATRAZ 3+1.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
José Alberto Gomes + Vitor Dinis Cordeiro Localidade - Pombal. Distrito - Leiria 3º Ano do Ensino Profissional, Automação e Comando + Práticas Oficinais.
Eduardo Nuno Novais Ribeiro Escola Básica e Secundária de Santa Cruz Santa Cruz – Funchal - Região Autónoma da Madeira CEF – Electricista de Instalações.
Rui Marreiros Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de Escolaridade – Ciências Físico-Químicas Barretina 3+1.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO S2R – Sun To Rosario Alunos: Francisco Sousa; Miguel Monteiro; Nuno Neto; Rodrigo Ribeiro;
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Sandra Carmo Escola EB2,3 Engº Manuel Rafael Amaro da Costa São Teotónio, Beja 7º ano Ciências Físico – Químicas TonioSol 3 alunos e 2 professores.
António Supico e João Brás Escola Básica 2º e 3º Ciclos Serra da Gardunha - Fundão Fundão – Castelo Branco 9º Trad&Arte Solar 12.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
Fénix Pedro Viegas Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal 5+2
Paulo Monteiro Secundária de Amares Amares – Braga 8º ano – Ciências Físico - Químicas Os faíscas 3+1.
José Puga Agrupamento de Escolas de Arcozelo – P. de Lima Freguesia de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo 8º e 9º ano Física.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
José Carlota Escola Secundária de Vila Real de Santo António Vila Real de Santo António - Faro 9º Ano – Física e Química5 + 1 chupaqu’éduva.
Gracinda Santos S/3 Arquitecto Oliveira Ferreira Vila Nova de Gaia, Porto 12º Física, Área de Projecto4 Física só para três.
Colégio Vizela Santa Eulália, Braga 7º ano, clube x Helio-x cv alunos + 2 professores Gil Campelos.
Transcrição da apresentação:

Agrupamento de Escolas de Arcozelo Arcos João Dias Agrupamento de Escolas de Arcozelo Ponte de Lima – Viana do Castelo 5+1 10º ano – Electrónica, Física e Química e Clube da Electrónica/Robótica

O projecto, ainda em fase de conclusão, será totalmente construído, com recurso a materiais reutilizáveis/recicláveis (com excepção dos painéis fotovoltaicos). A imagem da esquerda ilustra o nosso protótipo, numa perspectiva superior, onde se poderá identificar a localização dos painéis solares, que poderá, eventualmente, ter apenas um painel ao centro. A imagem da direita representa uma vista lateral do carro. Vista lateral do Protótipo Esquema de localização dos painéis

Elaboração de esboço do projecto (Visio da Microsoft); Planificação: Elaboração de esboço do projecto (Visio da Microsoft); recolha e selecção de materiais; ensaios; recorte e colagem (chassis); montagem (motor, engrenagem e painéis); acabamentos finais e testes. Durante a fase de ensaios experimentou-se, quer as várias possibilidades de associação dos painéis (série, paralelo e mista), quer a análise de consumo de corrente de diversos motores, bem como algumas hipótese de transmissão. Opções tomadas: associação série de três ou quatro painéis; utilização de um motor proveniente de um dispositivo electrónico; transmissão por um sistema de correias (com possibilidade de ser utilizado um sistema de rodas dentadas). Ensaios de associação de painéis

Fontes de informação consultadas: Os alunos envolveram-se de uma forma bastante activa na realização do seu projecto, apresentando ideias, sugerindo e implementando estratégias de resolução para os problemas. Fontes de informação consultadas: http://www.cienciaviva.pt/ralisolar (regulamento, fórum e outras informações); www.ffsolar.com (aquisição de painéis e outra informação pertinente). Principais dificuldades: Eixos de rotação com as medições necessárias e isentos de empenos; adaptação de um sistema de transmissão ao nosso veículo. A solução principal para ultrapassar estas dificuldades, foi o recurso a engrenagens de equipamentos electrónicos (gravadores de áudio e de vídeo). Tempo de Execução: 2 semanas (6 tempos lectivos) + algumas horas extracurriculares. Actividade de recorte

Princípio de conversão de energia solar fotavoltaica; Quanto a um possível cenário de eventual produção/comercialização do protótipo, o grupo não equacionou essa hipótese. Aprendizagens: Princípio de conversão de energia solar fotavoltaica; o conceito de diferença de potencial e intensidade de corrente; tipos de associação , quer de fontes quer de receptores. Este projecto, integrado nas disciplinas de Educação Tecnológica e Física e Química, foi em grande parte, também desenvolvido em tempos extracurriculares. Divulgação: 2ª feira mostra da educação e formação de Viana do Castelo (dias 6 e 7 de Maio); dia da informática do Agrupamento de Escolas de Arcozelo (última Semana de aulas); outras actividades no final do ano lectivo. Divulgação