Trainature Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eco Team Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins
Advertisements

Não sei, mas fiquei a saber....
Nós? Dina Isabel Gentil Dias Escola Secundária da Baixa da Banheira
Faíscas Manuel Vieira Escola Profissional CIOR
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Escola secundária Martins Sarmento
Solcar Pedro Vaz Pinto Instituto D. João V Louriçal e Leiria
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto TIAGOS SOLARES PROFESSORES: VICTOR BAIRRADA ALUNOS:RICARDO JORGE ESTEVES HENRIQUES; PATRICIA.
DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo
Solivários Ana Filipa da Cruz Ferreira
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Solarengos Alcinda Maria da Costa Anacleto
As Engenhocas Carlos Valentim
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto TIAGOS SOLARES PROFESSORES: VICTOR BAIRRADA ; LAURINDA ROQUE ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO.
HélioNeiva Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
EPA-CATA César Marques Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal
Escola Secundária Daniel Sampaio
Os Verdes João Artur Figueiredo
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto IST SOBRE RODAS PROFESSORES: VICTOR MANUEL LOPES BAIRRADA ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO COOPERATIVA.
César Paulo Moreira Leite
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Navegadores 6 alunos – 1 Professor.
Rui Martins Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Forte da Casa Forte da Casa - Lisboa 6º e 9º ano + Clube de Ciência Solarengos 6 alunos + 2 professores.
Projecto Escola da Energia PROTÓTIPOS COM ENERGIA RELATÓRIO DE PROJECTO
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto IST SOBRE RODAS PROFESSOR: VICTOR MANUEL LOPES BAIRRADA ALUNOS:ANA RITA CARDOSO ; MARCO.
Fornos & Luz Rosa Fernandes
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO CPT 3 Alunos: Cátia Almeida; Pedro Santos; Telmo Costa Professores: Ana Paula Fernandes;
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
MárioMobil Francisco Caeiro Escola Básica Integrada Mário Beirão
TecnoVC1 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante
Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz Amarante - Porto 9º ano (Educação Tecnológica) TecnoVC
Rui Manuel Vila-Chã Baptista Escola Secundária de Amares Besteiros, Amares, Braga 12º ano, Física e Área de Projecto Heliocientistas 6.
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Pro-Solaris Paula Serrano EB2,3 D. Paio Peres Correia
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO eV - Riders Alunos: João Encarnação e Pedro Baptista Professor: Carlos Paulino Colégio.
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN AUTOSOLARES DO TORTOSENDO 5.
Joaquim Diamantino Gonçalves Pereira Básica de São-Miguel Guarda Guarda 6º- EVT GuardaVolt 4.
E.B. 2,3 nº1 de Lagos Lagos - Faro TranslassolJoão Figueiredo 8º ano - Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Veloz Alunos: Rodrigo Capeleiro; Francisco Borda d’Água; Ricardo Antunes – 6º ano de escolaridade.
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
Domingos Avelar Silva Escola Secundária Serafim Leite S. João da Madeira - Aveiro 10º ano Profissional - Física e Química; Tecnologias Aplicadas. Electrónica.
Amigas do Ambiente Anabela Videira Escola Secundária Morgado Mateus
Rogério Baltazar Martins Alcains – Castelo-Branco CIAVIDA (CIências + Ambiente = VIDA) Agrupamento de escolas José Sanches de Alcains 5 º - Área de Projecto5.
João Marrocano Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos Localidade: Figueiró dos Vinhos / Distrito: Leiria Efa Profissional Nível 3 Sol&Vinho 6+1.
Freixo Liberty Pedro Jorge Nogueira Correia
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
Moisés da Costa Leite EB2,3 de Canedo Canedo, S. M. Feira – Distrito de Aveiro 9º ano, electricidade e práticas laboratoriais CEF Canedo 4+1.
Vânia Rodrigues Escola Secundária de Vila Real de Santo António Vila Real de Santo António - Faro 9º Ano – Física e Química3 + 1 Neptuno.
Marcelo Pereira | Joaquim Celestino Ribeiro Ancorensis Cooperativa de Ensino Vila Praia de Âncora, Caminha | Viana do Castelo 8º ano | Ciências Físico-Químicas.
António Gama Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de escolaridade – Ciências Físico-Químicas ZACATRAZ 3+1.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
Eduardo Nuno Novais Ribeiro Escola Básica e Secundária de Santa Cruz Santa Cruz – Funchal - Região Autónoma da Madeira CEF – Electricista de Instalações.
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN, MAT OS SOLARES 20.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
Paulo Monteiro Secundária de Amares Amares – Braga 8º ano – Ciências Físico - Químicas Os faíscas 3+1.
Escola Secundária Padre António Macedo Vila Nova de Santo André, Setúbal. 12º Área de Projecto Os gansos 6 Mª Manuela Teixeira.
Gadget Pedro Viegas Escola Secundária D. Manuel Martins Setúbal 4+2
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Aceleras 6 alunos – 1 Professor.
José Carlota Escola Secundária de Vila Real de Santo António Vila Real de Santo António - Faro 9º Ano – Física e Química5 + 1 chupaqu’éduva.
Cátia Lume / Ivo Góis/ Énio Garanito Centro de Formação Profissional da Madeira Funchal 1º ano Manutenção Industrial (10º ano) NautaSolar Luís Drumond.
Transcrição da apresentação:

Trainature Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo Portimão, Faro 4 12ºano Área de projecto

Somos um grupo constituído por três elementos, Ana Rita Palma, Ana Rita Martins e Rui Coelho. Estamos a ser orientados pela nossa professora de Área de Projecto, Melani Raposeiro. O nosso projecto tem como objectivo fazer mover um comboio eléctrico com o auxílio de energia solar fornecida por um painel solar fotovoltaico de 12 volts e a restante energia da maqueta será proveniente do painel solar do kit fornecido pelo concurso. Na realização da maqueta, todos os adereços são feitos com materiais reciclados. Além disso, estamos a elaborar um vasto trabalho de pesquisa sobre os nossos subtemas: Energias Renováveis e Não Renováveis; Alterações Climáticas e Eficiência Energética. Início da contrução da maqueta Maquete quase concluida

Inicialmente, elaborámos um trabalho de pesquisa sobre os nossos subtemas, sobre o funcionamento de paineis fotovoltaicos e, em seguida, calculámos a energia necessária proveniente dos paineis solares que irá alimentar a nossa maqueta.Devido aos custos elevados dos materiais necessários ao nosso projecto, o orçamento era elevado e, como tal, a nossa escola financiava-o de 70% a 100%.No entanto, considerámos por bem procurar um patrocínador que nos financiasse, visto que a escola apoia monetariamente muitos outros projectos. Assim, a REFER disponibilizou-nos150€, ou seja, o valor correspondente ao nosso orçamento. Para analisar o conhecimento que a comunidade escolar possuia sobre os nossos subtemas, realizámos inquéritos a 6 turmas da nossa escola e elaborámos um gráfico com os resultados obtidos. Testámos o funcionamento do comboio através do painel solar com luz proveniente de lâmpadas, no entanto o comboio não tinha energia suficiente para se mover e concluímos que este só funciona à luz solar. Os últimos meses de trabalho foram dedicados à realização da maqueta, para isso adquirimos uma placa de madeira, que serve de base onde assenta o comboio, as linhas e os restantes adereços elaborados com materiais reciclados. A seguinte etapa do nosso trabalho será construir cadeeiros de rua que funcionarão com a energia proveniente do painel solar do kit. O grupo a trabalhar.

Em todas as decisões tomadas ao longo do nosso projecto houve uma concordância entre todos os elementos do grupo, desde a escolha do projecto até à construção da respectiva maqueta. A fonte de informação principalmente consultada pelo grupo foi a internet, através da realização de pesquisa. http://www.centrovegetariano.org/Article-157-Altera%25E7%25F5es%2Bclim%25E1ticas%2Bem%2BPortugal.html A maior dificuldade sentida foi encontrar um painel fotovoltaico que satisfizesse as necessidades da nossa maqueta. Para a resolver, contactámos várias empresas de paíneis solares da região do Algarve. No entanto, não conseguimos encontrar o painel solar de que necessitávamos. Depois da procura em algumas superfícies comerciais, foi no “Leroy Merlin” que encontramos o painel adequado. Foi também díficil para nós elaborar alguns dos adereços da maqueta porque tivemos a preocupação de reutilizar diferentes materiais para os elaborarar, de modo a reciclá-los. O nosso projecto teve um tempo de execução de aproximadamente 7 meses, desde o início do trabalho de pequisa até á construção da maqueta. Construção dos prédios Base da maquete

Ainda estamos a investigar se será viável a eventual comercialização do protótipo. Com a realização deste projecto, as nossas capacidades de trabalhar e cooperar em grupo foram desenvolvidas e contribuiram para melhorar a nossa autonomia. Adquirimos vastos conhecimentos sobre a constituição e funcionamento de um painel solar fotovoltaico e sobre como estabelecer a ligação eléctrica entre este e as linhas do comboio. Além disso, ficámos a saber que quando inclinamos o painel solar, a incidência do sol vai ser maior e assim aumentamos a velocidade do comboio, variando a inclinação do painel, podemos variar a velocidade do comboio. Desenvolvemos as nossas capacidades artísticas, ao elaborar a maqueta com as diversas pinturas realizadas e com a elaboração dos diferentes adereços com materiais reutilizados. Divulgámos o nosso projecto á comunidade escolar e a alunos do 9º ano de escolas do concelho de Portimão através da Semana Aberta que a nossa escola realizou. A nossa maqueta e dois dos elementos do grupo. http://www.youtube.com/watch?v=i51zo905vtw (vídeo realizado pelo grupo) http://www.youtube.com/watch?v=7RfBlZRgWz4 (vídeo realizado pelo grupo)