Professora Rute GuerraOs Ensolarados Escola EB 2,3 de Moura Moura, Beja 3+19º Ano, Área de Projecto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eco Team Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins
Advertisements

Nós? Dina Isabel Gentil Dias Escola Secundária da Baixa da Banheira
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Agrupamento de Escolas de Arcozelo
Maria Margarida Gonçalves EB 2,3 da Galiza S. João do Estoril, Lisboa 9º ano, Clube da Floresta e Físico-química Falcões do Estoril 6 alunos + 2 professores.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO GirEtapa Adelino Pires Ricardo Monteiro Eng. Mário Rui Cação Escola Tecnológica Artística.
Solivários Ana Filipa da Cruz Ferreira
Sppedy Alunos – Sofia Silveira; Rafaela Costa ; Sérgio Rodrigues
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
Secundária/3 Aurélia de Sousa
Solcar Jorge Novo EPAMG- Escola Profissional e Artística da Marinha Grande Marinha Grande - Leiria º ano do curso Profissional de Electrónica de.
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
HélioNeiva Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Fotão Veloz Professora Maria Emília Cunha Pedro Oliveira Pedro Xavier Manuel Sequeira EB.
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
António Jorge Melo Lopes Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Freiria Freiria – Torres Vedras - Lisboa 9º ano – Física e Química Carochas Solares
Escola Secundária Daniel Sampaio
Os Verdes João Artur Figueiredo
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto IST SOBRE RODAS PROFESSORES: VICTOR MANUEL LOPES BAIRRADA ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO COOPERATIVA.
César Paulo Moreira Leite
All-Chutares José Carvalho Escola Secundaria Padre Alberto Neto
AGSG Jaime Rei Agrupamento de Escolas de São Gonçalo
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
Flash starcar Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 410º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
Carlos Jorge Gonçalves Penso EB 2,3 Ferreira de Castro Sintra - Lisboa 6º ano de escolaridade - Actividade do Os Andarilhos Cinco alunos e 1 professor.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO UltrasIDL Alunos: Bruno Chantre; Diogo Branco; Emanuel Rodrigues; João Oliveira; Ricardo.
“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno
Solar car – “Os Chocalhos”
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
Sol de Canelas José Joaquim Santos
Educação Tecnológica 2009/ 2010 Escola EB.2,3 Pinhal dos Frades.
MárioMobil Francisco Caeiro Escola Básica Integrada Mário Beirão
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Luis Gameiro Altomar EBI de São Bruno Caxias, Lisboa 4+1
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Speedy Solar II Alunos: Gonçalo Espenica; Sérgio Dias e José Xavier Professores: Edmundo.
Joaquim Diamantino Gonçalves Pereira Básica de São-Miguel Guarda Guarda 6º- EVT GuardaVolt 4.
Pico de Regalados Manuel Flores
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO O protótipo é baseado no uso da energia solar, utilizando 13 células fotovoltaicas de silício.
Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas.
E.B. 2,3 nº1 de Lagos Lagos - Faro TranslassolJoão Figueiredo 8º ano - Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO 3ª In Solar Rodrigo Bruno, Miguel Farto, Stefanie Diedrich, Sara Aguiar, Patrícia Melo,
João Marrocano Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos Localidade: Figueiró dos Vinhos / Distrito: Leiria Efa Profissional Nível 3 Sol&Vinho 6+1.
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
Freixo Liberty Pedro Jorge Nogueira Correia
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Ivone Tavares Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 9º ano – Ciências Físico - Químicas Cagarros 6.
Sidónio Geraldes Escola Básica Júlio Dinis - Grijó Grijó ; Porto 9ºC + Ciências Físico-química O Sol de Grijó
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
António Gama Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de escolaridade – Ciências Físico-Químicas ZACATRAZ 3+1.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO “EtapaSolar” Ricardo Monteiro Adelino Pires Eng. Mário Rui Cação Escola Tecnológica Artística.
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Sandra Carmo Escola EB2,3 Engº Manuel Rafael Amaro da Costa São Teotónio, Beja 7º ano Ciências Físico – Químicas TonioSol 3 alunos e 2 professores.
António Supico e João Brás Escola Básica 2º e 3º Ciclos Serra da Gardunha - Fundão Fundão – Castelo Branco 9º Trad&Arte Solar 12.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
Numásio Silva/João Brito Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António Santo António Funchal 8º Ano + Educação Tecnológica Carrinho Solar 8ºA 20 +
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO As Estrelas Brilhantes Professores e ajudantes: Prof. Fátima Sampaio, Paulo Gomes (pai.
Paulo Monteiro Secundária de Amares Amares – Braga 8º ano – Ciências Físico - Químicas Os faíscas 3+1.
José Puga Agrupamento de Escolas de Arcozelo – P. de Lima Freguesia de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo 8º e 9º ano Física.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Aceleras 6 alunos – 1 Professor.
Colégio Vizela Santa Eulália, Braga 7º ano, clube x Helio-x cv alunos + 2 professores Gil Campelos.
Maria da Purificação Garrido Escola E.B.2,3 de Moura Moura 5º ano/ Matemática e C.Natureza Os Fantásticos 3+1.
Transcrição da apresentação:

Professora Rute GuerraOs Ensolarados Escola EB 2,3 de Moura Moura, Beja 3+19º Ano, Área de Projecto

Organização do projecto Verificámos as dimensões solicitadas para a realização do carro solar; Verifiámos quais os materiais já utilizados que poderiamos aproveitar, como por ex. capas duras de cadernos A4, rodas de brinquedos...; Procurámos arranjar um motor, adequado; E depois iniciámos o trabalho prático... Figura 1 - Alguns dos materiais possíveis de utilização

Lançámos mãos à obra e... Desenhámos um esboço do carro a construir; Fizemos a listagem dos materiais a utilizar; Recolhemos peças e outros materiais já usados (Figura 2) que nos serviriam para construção do carro (rodas e eixos). Figura 2 – Peças e materiais

Realizámos medições (Figura 3), sem esquecer a proporção entre a medida do diâmetro das rodas e a medida do comprimento do carro; Recortámos a base (Figura 4), onde seria apoiado o carro (capas duras de cadernos A4); Montámos as rodas, (Figura 5); Experimentámos um motor (Figura 6). Figura 3 – Medições Figura 4 – Recorte da base Figura 5 – Montagem das rodas Figura 6 – Experimentação de um motor

Pensamos que a eventual produção/comercialização do protótipo não seria executável, visto ser um trabalho manual de demorada realização e com pouca procura comercial. As aprendizagens/conceitos adquiridos foram, entre outros: A importância da reciclagem; Consolidação/Articulação com aprendizages de outras disciplinas (C. Físico-Químicas - Circuítos Eléctricos; Matemática – Proporcionalidade); A importância da utilização de energias renováveis. O resultado deste projecto fará parte de uma exposição a realizar na nossa Escola, no âmbito do Eco-Escolas. FIM!