INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis

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EPA-CATA César Marques Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal
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Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
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Eduardo Nuno Novais Ribeiro Escola Básica e Secundária de Santa Cruz Santa Cruz – Funchal - Região Autónoma da Madeira CEF – Electricista de Instalações.
Rui Marreiros Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de Escolaridade – Ciências Físico-Químicas Barretina 3+1.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO S2R – Sun To Rosario Alunos: Francisco Sousa; Miguel Monteiro; Nuno Neto; Rodrigo Ribeiro;
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
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Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
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Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Aceleras 6 alunos – 1 Professor.
José Carlota Escola Secundária de Vila Real de Santo António Vila Real de Santo António - Faro 9º Ano – Física e Química5 + 1 chupaqu’éduva.
Transcrição da apresentação:

INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis INETE – Instituto de Educação Técnica Lisboa 3 11º- Tecnologias e Processos

O protótipo consiste num carro solar realizado com o recurso a materiais reciclados, que permitirá aproveitar partes constituintes de brinquedos antigos e outros materiais, cujo destino seria o “lixo”. Assim obtemos um brinquedo novo com um custo reduzido. Ao lado apresentamos as fases de construção e experimentação do projecto. CARACTERÍSTICAS: Simplicidade de construção Facilidade de aplicação Versatilidade Criatividade

Os ensaios do kit permitiram ilustrar as potencialidades da utilização da energia solar e a sua conversão noutra forma de energia. O sistema proposto é um sistema fotovoltaico de alimentação, constituído por ligações de células fotovoltaicas, em série e em paralelo, de forma a permitir valores de tensão e de corrente, a um motor, para que este seja capaz de desenvolver um binário que permita vencer o atrito e apresentar maior velocidade.

Fonte de informação consultada. As decisões foram tomadas pelos alunos e professor em relação à utilização e dimensionamento dos materiais, nomeadamente número de células, ligações a efectuar, potência do motor, etc.… O tempo necessário prevê a recolha de informação, 4 semanas. Tratamento de informação, 2 semanas. Testes , 2 semanas. Desenho, dimensionamento e construção de protótipo: 8 semanas Ensaios alterações e testes de funcionamento : 4 semanas. Demonstração: 2 semanas.

O brinquedo tem um custo estimado de aproximadamente 50.00€. Os alunos aprenderam o conceito de conversão da energia solar em energia eléctrica e o processo de construção e de funcionamento de um sistema eléctrico alimentado a energia solar. A disciplina de tecnologia e processos aborda, para alem dos conceitos de energia e sua conversão, as implicações ambientais, as regras de higiene e segurança. O dimensionamento de um sistema solar permitiu desenvolver competências em materiais, processos de fabrico, pesquisa e tratamento de informação e promover uma atitude responsável e criativa na melhoria de qualidade de vida. O projecto seria apresentado num seminário realizado na escola, para o qual seriam convidados empresas do sector.