Os Verdes João Artur Figueiredo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nós? Dina Isabel Gentil Dias Escola Secundária da Baixa da Banheira
Advertisements

EPRM-RacingEnergy Isaac Tomé Ferreira Duarte
Faíscas Manuel Vieira Escola Profissional CIOR
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Escola secundária Martins Sarmento
Agrupamento de Escolas de Arcozelo
Trainature Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo
Maria Margarida Gonçalves EB 2,3 da Galiza S. João do Estoril, Lisboa 9º ano, Clube da Floresta e Físico-química Falcões do Estoril 6 alunos + 2 professores.
Solivários Ana Filipa da Cruz Ferreira
Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
Centro de Formação Profissional da Madeira
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
HélioNeiva Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva
Professora Rute GuerraOs Ensolarados Escola EB 2,3 de Moura Moura, Beja 3+19º Ano, Área de Projecto.
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Fotão Veloz Professora Maria Emília Cunha Pedro Oliveira Pedro Xavier Manuel Sequeira EB.
Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
EPA-CATA César Marques Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal
Escola Secundária Daniel Sampaio
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto IST SOBRE RODAS PROFESSORES: VICTOR MANUEL LOPES BAIRRADA ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO COOPERATIVA.
All-Chutares José Carvalho Escola Secundaria Padre Alberto Neto
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
Flash starcar Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 410º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Navegadores 6 alunos – 1 Professor.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO UltrasIDL Alunos: Bruno Chantre; Diogo Branco; Emanuel Rodrigues; João Oliveira; Ricardo.
“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno
Solar car – “Os Chocalhos”
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
Sol de Canelas José Joaquim Santos
Um Lugar Ao Sol Amélia Diaz Escola Secundária de Emídio Navarro
MárioMobil Francisco Caeiro Escola Básica Integrada Mário Beirão
6 Vaiouracha Helena Domingues Escola EB 2,3 secundária Artur Gonçalves
TecnoVC1 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante
Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz Amarante - Porto 9º ano (Educação Tecnológica) TecnoVC
Rui Manuel Vila-Chã Baptista Escola Secundária de Amares Besteiros, Amares, Braga 12º ano, Física e Área de Projecto Heliocientistas 6.
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Luis Gameiro Altomar EBI de São Bruno Caxias, Lisboa 4+1
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO eV - Riders Alunos: João Encarnação e Pedro Baptista Professor: Carlos Paulino Colégio.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO CEFTeam Alunos: Afonso Correia; André Guerreiro; Braulio Martins; Cristiano Coelho; David.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Solaico Professor – António Tomás Alunos – Inês Miguel; David Bronze; Fábio Pais, José.
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN AUTOSOLARES DO TORTOSENDO 5.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Águia da Luz 2 Escrever aqui Ancorensis Cooperativa de Ensino Apogeu Classe B Professores:
Joaquim Diamantino Gonçalves Pereira Básica de São-Miguel Guarda Guarda 6º- EVT GuardaVolt 4.
E.B. 2,3 nº1 de Lagos Lagos - Faro TranslassolJoão Figueiredo 8º ano - Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
Domingos Avelar Silva Escola Secundária Serafim Leite S. João da Madeira - Aveiro 10º ano Profissional - Física e Química; Tecnologias Aplicadas. Electrónica.
Amigas do Ambiente Anabela Videira Escola Secundária Morgado Mateus
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO 3ª In Solar Rodrigo Bruno, Miguel Farto, Stefanie Diedrich, Sara Aguiar, Patrícia Melo,
João Marrocano Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos Localidade: Figueiró dos Vinhos / Distrito: Leiria Efa Profissional Nível 3 Sol&Vinho 6+1.
Ivone Tavares Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 9º ano – Ciências Físico - Químicas Cagarros 6.
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
Vânia Rodrigues Escola Secundária de Vila Real de Santo António Vila Real de Santo António - Faro 9º Ano – Física e Química3 + 1 Neptuno.
António Gama Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de escolaridade – Ciências Físico-Químicas ZACATRAZ 3+1.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Fénix Pedro Viegas Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal 5+2
Escola Secundária Padre António Macedo Vila Nova de Santo André, Setúbal. 12º Área de Projecto Os gansos 6 Mª Manuela Teixeira.
Gadget Pedro Viegas Escola Secundária D. Manuel Martins Setúbal 4+2
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Trolhas 2. Alunos: Tiago, Gonçalo Ferreira, Marta Matos, Luís, João. Professores: Margarida.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Aceleras 6 alunos – 1 Professor.
José Carlota Escola Secundária de Vila Real de Santo António Vila Real de Santo António - Faro 9º Ano – Física e Química5 + 1 chupaqu’éduva.
Transcrição da apresentação:

Os Verdes João Artur Figueiredo Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz Estremoz, Évora 4 alunos 1 Professor 12º Ano, Área Projecto

A estrutura do carro será concebida com K-line devido á leveza do material, uma vez que quanto mais leve for o carrinho mais rápido se tornará, sendo ainda o material referido fácil de manejar/trabalhar. As rodas serão de plástico, lisas, para que haja diminuição do atrito com vista a um maior rendimento por parte do carrinho. O circuito eléctrico será constituído por quatro painéis de 1,8v e um painel de 2v ligados em série. O circuito contará ainda com baterias, engrenagem, interruptor e motor que serão ligados às rodas traseiras do carrinho. O esquema de ligações é descrito na figura do lado direito, podendo o mesmo vir a sofrer eventuais alterações.

Relativamente ao kit que nos foi enviado, devido às condições luminosas do dia, primeiramente experimentámo-lo com uma pilha normal, quando o dia apareceu com luminosidade suficiente podemos então experimentá-lo no exterior com luz solar confirmando o seu funcionamento. Por motivos referidos no slide que descreve as dificuldades, não nos foi possível até à data adquirir o material definitivo do protótipo, no entanto, fizemos ensaios com um carrinho solar por nós adquirido, para poder contactar com a realidade e pôr em prática os conhecimentos adquiridos. Logo que o material esteja disponível procederemos à montagem do circuito eléctrico e passaremos então, posteriormente, á montagem definitiva do carro.

Nós somos um grupo de alunos de 12º Ano que decidiram participar no concurso no âmbito da disciplina de Área de Projecto, no entanto, o professor que coordena a nossa equipa é formado na área das letras, por isso, todas as decisões tomadas e todas as soluções encontradas partiram dos alunos. A acrescentar à dificuldade referida, este ano a nossa escola encontra-se em obras, como tal os recursos materiais e financeiros são escassos. Para colmatar os problemas a nível de conhecimentos o grupo vez pesquisas na internet e tentou aconselhar-se com professores de Física e Química, pedimos ainda patrocínios á escola e a várias empresas para aquisição de material que nos foram recusados, por isso, para ter contacto com a realidade e material, adquirimos por iniciativa própria um carrinho solar o qual foi montado por nós e nos consciencializou relativamente ao tipo de materiais a utilizar e nos deu ideias/conhecimentos para construir as ligações eléctricas do nosso carrinho solar. Posto isto, entramos em contacto com o Professor de electrónica João Vieira que finalmente se disponibilizou para nos fornecer material e esclarecer possíveis dúvidas, assim sendo, já tendo acesso ao material, pensamos terminar o nosso carrinho solar num tempo aproximado de uma a duas semanas.

O objectivo do grupo ao participar no concurso e ao construir um carrinho solar é a partir destas mesmas actividades alertar a comunidade em que estamos inseridos para a importância do meio ambiente e do uso de energias renováveis. Concluída a realização do carrinho, o desenvolver do nosso projecto e o carrinho serão apresentados à comunidade escolar e o nosso grupo terá ainda um espaço num festival de nome Thecmoz, evento dirigido aos jovens que se irá realizar durante Maio deste mesmo ano na cidade de Estremoz. Durante a realização do projecto, os nossos conhecimentos mostraram-se insuficientes o que nos levou a fazer pesquisa que enriqueceu os nossos conhecimentos, mostrando-nos realidades desconhecidas e apelando ao nosso desenvolvimento no plano científico.