Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Advertisements

Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
Conhecimento e Inovação com as TIC Coimbra, 21 Setembro.
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Visão Global do Projecto
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC... Capacidade de comunicar Correio Electrónico Configuração de um cliente de mail.
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
Planificação do Projecto de SW
Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
Conhecimento e Inovação com as TIC.
Web: criação de páginas
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
UNIVERSIDADE DE LISBOA
Programa e Plano de Ensino
Tecnologias de Informação e Comunicação
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ARISTIDES DE SOUSA MENDES
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
O uso de novas mídias nas escolas
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Introdução à Utilização do Computador FOCO Docente: Rafael Gomes Machado
TIC 10º ano de escolaridade
Santarém Março a Julho de 2007
Ser competente em TIC? João Filipe Matos Centro CRIE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Construção de Sites com o Google Pages Creator Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Esc. Sec. com 3.º Ciclo Pedro.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
O Microsoft Publisher 2010 Criar publicações com aspecto profissional de forma fácil e rápida Formador: António Tavares 28 de Março 2011.
Estudo Acompanhado/Informática
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
2 Este trabalho tem como função divulgar e apoiar projectos já elaborados, pretende-se que sirva de apoio a todos aqueles.
Nova solução CRM da Riosoft
Curso EFA de técnico de Informática e Sistemas
Tecnologias de Informação e Comunicação
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Gestão de Conteúdos com Aplicações Baseadas na Web
Tecnologias da Informação e Comunicação 9.º C Escola Secundária/3 da Sé - Lamego.
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE VILA VELHA Carga Horária: 40 horas Professor: Bassini
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
UNIDADE 4: Processamento de texto
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Escola Tecnológica e Profissional do Sicó
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
CENTRO DE FORMAÇÃO JOSÉ PEREIRA TAVARES FORMAÇÃO CASCO ESCOLA SECUNDÁRIA Dr. JAIME MAGALHÃES LIMA - ESGUEIRA.
Construção de Sites com o Google Pages Creator 2ª sessão Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março 2007 na Esc. Sec. com 3.º Ciclo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO WINDOWS VISTA
Formar Professores em Rede Formadores na Cercifaf: António Marcelino Lopes Teresa Lacerda.
Transcrição da apresentação:

Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC

Razões Justificativas O desenvolvimento da Iniciativa CASCO exige que a rede de agentes envolvidos tenha acesso a formação que permita garantir níveis mínimos de autonomia no domínio das ferramentas básicas. Torna-se, por isso, pertinente permitir a este conjunto de docentes uma iniciação a estas tecnologias em particular no que concerne à edição de texto, utilização da Internet e do correio electrónico. No entanto, dado que a Acção abrange um público bastante heterogéneo, a iniciação na utilização das TIC poderá/deverá ser encarada numa perspectiva mais abrangente.

OBJECTIVOS A ATINGIR/ EFEITOS A PRODUZIR Proporcionar aos formandos os fundamentos teóricos básicos sobre a utilização das TIC; Reflectir sobre a importância da utilização das novas tecnologias em contexto educativo; Contribuir para uma maior e mais rápida familiarização dos professores com as novas tecnologias da informação e comunicação Generalizar o mais possível a utilização do suporte informático entre a classe docente Fornecer aos formandos os conhecimentos práticos necessários à efectiva utilização das tecnologias para o desenvolvimento do seu trabalho diário. Iniciar os formandos na utilização como ferramenta educativa Ajudar a descobrir as potencialidades da Internet enquanto ferramenta de trabalho colaborativo e veículo de trocas comunicacionais entre docentes.

Metodologia 1 - Introdução ao uso do computador Aspectos gerais sobre os diversos componentes que constituem o computador Explicação sobre a forma de utilizar cada um desses componentes e as suas funções

Metodologia (cont.) 2 - O ambiente Windows A interface gráfica deste sistema operativo Características próprias deste ambiente Trabalhar com janelas Operações com pastas Gestão de ficheiros O sistema de menus O botão "iniciar

Metodologia (cont.) 3 - Processamento de texto O interface do programa Aspectos gerais de utilização Gestão de ficheiros e documentos Operações de edição e formatação de texto Trabalho com colunas, tabelas, imagens e objectos: edição, formatação, inserção Impressão de documentos Conversão de ficheiros para formato html

Metodologia (cont.) 4 - Uma visão global sobre a Internet Aspectos gerais sobre a Internet Utilização de um navegador para acesso à WWW Como utilizar um navegador Motores de pesquisa, directórios e portais Técnicas básicas para a pesquisa de informação Modos de recolha da informação recebida Breve visão sobre outras ferramentas disponíveis na Internet

Metodologia (Conclusão) 5 - Correio Electrónico Configuração de um cliente de mail Utilização prática de um programa para gerir o correio electrónico Inscrição em listas de distribuição

Avaliação A avaliação dos formandos será feita nos seguintes moldes: Avaliação contínua, ao longo das várias sessões. Avaliação final individualizada, mediante a análise ao tipo de trabalho desenvolvido e sua pertinência no âmbito da iniciativa CASCO. N.º de Créditos: 2 – correspondentes às 50 horas do Curso de Formação

Sugestões de PROJECTOS Avançar Criação de uma página pessoal Página de um Clube Página de uma personalidade Teste ou ficha de avaliação Planificação de uma unidade didáctica ou de um tema Listagem de sites recomendados para uma disciplina Bricolage - os 100 segredos do meu quintal Livro electrónico de culinária Site para estação meteorológica Colectânea de termos que não devem ser utilizados em educação Visitas de estudo/acompanhamento Avaliação da área escola Grelhas de avaliação formativa Lista de aniversários