PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Projecto FORMAR EM REDE POEFDS – Medida
Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Plano formação a distância 2004 Propostas apresentadas pelo CFAEs.
Centro de Estudos e Investigação
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
Ferramentas de comunicação Trabalho Desenvolvido no Âmbito da Acção de Formação – E-Formadores - Prof2000 (Turma2) Tutoriais (materiais de apoio) na formação.
Líderes e Prof2000 Balanço de actividades e estragégias [ na perspectiva do CT ]
COMPROMISSO PORTUGAL: O CAPITAL HUMANO Luís Valadares Tavares
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
A sua génese Estimativas recentes demonstram que: Apenas 45% das PMEs estão informadas Apenas 4% das PMEs eligíveis apresentam candidaturas A taxa de.
Prêmios Santander Universidades
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Prof2000 Formação contínua de professores à distância
Formação Inicial de Líderes Apresentação geral da acção.
Centro de Formação Penalva Azurara / Jornadas Prof2000 / Centro de Formação Penalva e Azurara Escola Secundária Felismina Alcântara Mangualde.
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Santarém Março a Julho de 2007
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis Centro de Competência CRIE FCUL 1.ª Reunião de Trabalho Janeiro 2007.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
Março 2010 Euroskills 2010 Lisboa Capital Europeia das Profissões 2010 Há 60 anos, em Madrid, Portugal e Espanha realizaram os primeiros Campeonatos das.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Florin Zamfir Portal de Comunidade Educativa – Serviços e Conteúdos Portal da Comunidade Educativa Serviços e Conteúdos Florin Zamfir, Fernando Delgado,
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
OS PROJETOS ESPECIAIS NO PST Estruturando as propostas.
Programa Prof2000 Ovar, 26 de Outubro 2001 Formação contínua de professores à distância.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
17/11/2004 David Tavares PREVENIR A DESCAPITALIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA.
Formação Inicial de Líderes Papel do Líder de escola Prof2000.
Formação contínua de professores à distância
Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000 Formação contínua de professores à distância.
Área TIC no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa contributo para uma visão estratégica Área TIC no Instituto de Educação da Universidade de.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
1 Exame do CAD à Cooperação Portuguesa 16 Abril, 2010.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho de 27 a 31 de julho de 2015, Joanesburgo, África do Sul.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Perfil Empresa ↗ Apostamos no desenvolvimento de soluções à medida ↗ Somos uma Equipa com grande experiência na actividade e provas dadas na condução de.
O papel pedagógico do órgão gestor
Innovative Technologies for an Engaging Classroom itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia.
Transcrição da apresentação:

PROF 2000 Programa de formação de professores a distância

Breve historial do projecto Piloto nacional TRENDS [Espanha, Itália, Grécia, França e Reino Unido] CET, Univ. Aveiro, Univ. Minho e CFAECA 40 escolas da região Centro e ME/DREC escolas do Centro, Norte e Lisboa 17 Centros de Formação de Professores PT-Inovação e ME/DREC

Prof2000 – dados actuais 90 escolas de todo o país 28 Centros de Formação de professores números de a acessos diários à 1ª página utilizadores documentos produzidos ~ documentos acedidos por dia ~ s distribuídos por dia 40 acções de formação em Inscrições para formação (579 profs)

Prof2000: actores e papéis CFAEs Identificação de necessidades de formação, propostas de formação, organização e gestão da formação Programa de formação de professores e apoio a iniciativas TIC nas escolas Prof CT Coordenação e acompanhamento técnico-pedagógico Escolas da rede Líder de escola - para acompanhamento da formação e dinamização de actividades TIC

Formação Prof2000 : princípios Formação acreditada pelo CCPFC a formação a distância releva para a progressão na carreira docente Prof2000 não propõe formação para acreditação a responsabilidade das propostas de formação e a sua gestão cabe aos CFAEs, ouvidas as escolas. Formação a distância incide sobre as mesmas áreas e conteúdos da formação tradicional distingue-se pelas metodologias de realização e os meios de comunicação utilizados (síncrona e assíncrona)

Plataforma : especificidade do Prof2000 Serviços gerais de apoio à formação a distância, desenhados à medida: Avisos, materiais de apoio à formação, ferramentas de comunicação, área de publicação de trabalhos, avaliação, etc. Serviços adequados à especificidade da formação de professores: Área pessoal de gestão e publicação de docs Vantagens da formação Prof2000: O professor pode continuar a utilizar a conta de correio e área pessoal depois de concluída a formação.

Prof2000: para além da formação O Programa Prof2000 assenta nas escolas uma das suas principais linhas de orientação estratégica: É aos professores que dirige a formação É nas escolas que procura os impactos da sua acção As escolas participam na definição do plano de formação a distância, através da Comissão Pedagógica. Os líderes de escola constituem uma rede humana e solidária, para a partilha de experiências e entre-ajuda. As escolas dispõem de um conjunto de serviços baseados na web para alojamento de páginas, utilização de serviços de FTP, e listas de distribuição.

Prof2000: o futuro e projectos Alargamento do plano a todas as áreas de formação Coerência em relação às prioridades nacionais Adequação às necessidades dos professores Melhoria da qualidade dos serviços Acompanhamento da evolução tecnológica Promover a reflexão e debate sobre o trabalho desenvolvido no interior das escolas Avaliar os impactos da formação Identificar boas práticas Promover a qualidade e o sucesso da educação Futuro: Reforço dos laços de confiança e solidariedade entre os parceiros