Enriquecimento ambiental para o grupo da espécie “Lemur catta” residente no “Monte Selvagem - Reserva Animal” Objectivo Estudar a influência de determinados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

A VIDA ANIMAL NO MONTE SELVAGEM
A ATIVIDADE DE PESQUISA
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM
Métodos de observação do comportamento
1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
CONCEITOS BÁSICOS DA META-HEURÍSTICA TABU SEARCH
2 de Junho de 2005Conclusão1 Pedro Barahona DI/FCT/UNL Junho 2005.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
Secretaria de Estado da Saúde
Engenharia de Requisitos Requisito – sistema Caso de uso - usuário
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Avaliação de desempenho dos docentes
Ecologia & Ordenamento de Pato-real no Verão
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
INTRODUÇÃO Para acompanhar as mutações gerais que se verificaram em vários domínios da nossa sociedade e corresponder às exigências dos utentes do processo.
Introdução A Mata de Queluz é uma das poucas e restantes áreas verdes perto da zona urbana de Massamá que constitui um habitat para uma série de espécies,
Auditoria da Qualidade
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Introdução A Mata de Queluz é uma das poucas e restantes áreas verdes perto da zona urbana de Massamá que constitui um habitat para uma série de espécies,
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
II Orientação Técnica PCAGP.
A DIA e o RECAPE Júlio de Jesus, engº amb.
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
Metodologia adoptada Etapas Tema Objectivos Produto final Projecto intermédio.
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Estatística Descritiva
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
VALORAÇÃO AMBIENTAL.
“Indisciplina e Violência na Escola: Factores de Risco”
Planear um Website Principais etapas.
ÁREA PROJECTO.
1 Princípios Básicos da legislação para implementar a CITES Secretariado CITES.
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Terapia comportamental
A Função de Controlo IPCA-Escola Superior de Gestão
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
Perguntas de Modelação
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo
Animação Sociocultural
FASES NA ELABORAÇÃO DE UM PROJECTO
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
1de12 Inserção do Laboratório no(s) Sistema(s) de Qualidade da Empresa 4 de Dezembro de 2006.
João Falcão e Cunha, Miguel B. Gonçalves © 2003 Testes de Usabilidade1 “Não é o que considera sobre o seu sítio que conta, mas sim o que os utilizadores.
O Processo de Treinamento
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
K. I. S. ALMEIDA 1, J. D. N. PARANHOS² (1) Aluna de Licenciatura em Ciências Biológicas PARFOR/UFPI/ Batalha – PI (2) Profª. do Departamento de Biologia/CCN/UFPI/Campus.
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Aula 4. Bases para a experimentação Biotecnologia Módulo 3 Prof.ª Chayane C. de Souza.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Abordagem Sistemática Guilherme Amaral Avelino Avaliação e Controle de Sistemas de Informação.
A ATIVIDADE DE PESQUISA: PESQUISAR O QUE É?
Sistemas Monetários e Financeiros
A apresentação desenrola-se automaticamente, mas se desejar “apressar” algum diapositivo basta “clicar” com o rato numa qualquer área da apresentação.
III - Amostragem Prof. Herondino.
1 Papel e Competências da Autoridade Científica Secretariado CITES.
Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2, 3 Oliveira Júnior Guia de pesquisa para resolução de problemas.
O que é PROJETO EXECUTIVO
Modelização do sistema – Envolvimento da Direcção Concepção e desenvolvimento; Direcção da empresa Técnicos de RH / DRH Questões; Decisões.
1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
7) Você é filiado a algum partido político? Sim ( ), Não ( ). 8) Vota nas eleições? Sim ( ), Não ( ). 9) Recorda-se do candidato para quem votou nas últimas.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Enriquecimento ambiental para o grupo da espécie “Lemur catta” residente no “Monte Selvagem - Reserva Animal” Objectivo Estudar a influência de determinados itens de enriquecimento ambiental (EA) no comportamento dos Lémures de Cauda Anelada (Lemur catta), numa tentativa de contribuir para o seu bem-estar e promover aos visitantes a oportunidade de observar animais com um comportamento o mais aproximado possível do natural. Introducão Actualmente, os parques zoológicos tentam afirmar-se como modelos de “conservação integrada” (WAZA, 2005), assumindo quatro funções principais: conservação, educação, investigação e lazer. Neste sentido, o desenvolvimento de instalações inovadoras e a manutenção dos animais em boas condições de bem-estar, expressando um comportamento, o mais aproximado possível do natural, têm um papel fundamental. Para além da sua relevância ética, estes são factores essenciais para determinadas vertentes da actividade destas instituições. Por um lado, são fulcrais no âmbito dos programas de conservação, nomeadamente no que se refere a tentativas de reintrodução, uma vez que são determinantes para a preservação das competências comportamentais dos indivíduos, necessárias para a sua sobrevivência e reprodução no habitat natural (Young, 2003). Por outro lado, promovem a oportunidade de observação de animais saudáveis, com um comportamento próximo do natural, o que permite transmitir mensagens realmente pedagógicas, como a importância da conservação da Natureza. Neste contexto, o aumento da complexidade do ambiente e das oportunidades comportamentais em cativeiro, através da implementação de programas de Enriquecimento Ambiental (EA), é de grande relevância para a actividade dos parques zoológicos contemporâneos.

Materiais e métodos O trabalho consistiu na observação e comparação do comportamento dos lémures (8) em diferentes situações. Recolha de dados Os dados foram recolhido em 3 diferentes fases. Observações preliminares Conjunto de observações, que não obedeceram a quaisquer regras relativamente ao momento ou à forma como as informações, foram recolhidas ad libitum, com os objectivos de: Identificação e distinção das características individuais dos animais; Registo, descrição e elaboração de uma lista de comportamentos observados; Categorização dos comportamentos para efeitos de análise posterior dos dados obtidos; Elaboração de grelhas de observação, mais adequadas para o tipo de amostragem pretendida; Projectar a elaboração dos itens de EA. QUAIS OS ITENS! Estudo piloto Observações focais aos oito indivíduos durante 10 minutos cada, com registos instantâneos a cada 10 segundos com os objectivos de: Testar o método de amostragem escolhido; Habituar o observador às condições de observação, evitando incongruências na amostragem sistemática; Testar o efeito e eficácia dos itens de EA; Finalizar a grelha de observação; Testar a marcação dos indivíduos (com tinta de tatuar verde). Foram escolhidos 4 itens de EA: mangueiras com alimento não vivo (fruta), mangueiras com alimento vivo (minhocas), pinhas e troncos com odores. Observações sistemáticas Durante dezasseis dias ocorreram duas sessões por dia (com um período mínimo de 1h20m): uma de manhã outra à tarde, seguindo os métodos da fase anterior. A introdução dos itens de EA ocorreu dia sim, dia não, de acordo com o seguinte esquema: Obteve-se: - 7 680 pontos de amostragem sem EA e 7 680 pontos de amostragem com EA. Estes últimos foram divididos em quatro partes iguais (1 920 pontos de amostragem), cada uma correspondente a um tipo de EA utilizado.

Tratamento de dados Categorização de comportamentos Método geral: Após o registo e descrição de todos os comportamentos foi necessário categorizá-los segundo o contexto em que se verificavam, de modo a facilitar o tratamento e a análise dos dados. Método geral: Método geral: O método empregue para o tratamento dos resultados comportamentais baseou-se no cálculo da frequência de pontos de amostragem , durante os quais os lémures foram observados a executar determinados comportamentos, As percentagens de tempo correspondem, assim, à proporção de pontos em que a observação em causa ocorreu, relativamente ao total de pontos de amostragem, em cada uma das situações estudadas. Estes dados foram representados em gráficos, de acordo com as questões em estudo, nomeadamente: Comparação do comportamento do grupo sem e com EA; Comparação do comportamento do grupo sem EA e cada um dos quatro tipos de EA; Comparação do comportamento entre as manhãs e as tardes (com e sem EA); Comparação entre os repertórios individuais de comportamentos; Comparação dos comportamentos registados em cada tipo de EA; Comparação da utilização das áreas da instalação em cada uma das situações referidas; Comparação da utilização do mobiliário da instalação em cada uma das situações referidas. O método empregue para o tratamento dos resultados comportamentais baseou-se no cálculo da frequência de pontos de amostragem , durante os quais os lémures foram observados a executar determinados comportamentos, As percentagens de tempo correspondem, assim, à proporção de pontos em que a observação em causa ocorreu, relativamente ao total de pontos de amostragem, em cada uma das situações estudadas. Estes dados foram representados em gráficos, de acordo com as questões em estudo, nomeadamente: Comparação do comportamento do grupo sem e com EA; Comparação do comportamento do grupo sem EA e cada um dos quatro tipos de EA; Comparação do comportamento entre as manhãs e as tardes (com e sem EA); Comparação entre os repertórios individuais de comportamentos; Comparação dos comportamentos registados em cada tipo de EA; Comparação da utilização das áreas da instalação em cada uma das situações referidas; Comparação da utilização do mobiliário da instalação em cada uma das situações referidas. Análise estatística Actualmente, procede-se à análise estatística, com o intuito de verificar se, existiram alterações comportamentais significativas, mediante a introdução do EA.

Resultados Liliana Garcia Embora ainda não existam dados relativos à análise estatística, é possível referir que os resultados preliminares apontam para um aumento dos comportamentos exploratórios e das marcacões na presença do EA. E para uma diminuição de comportamentos de descanso e termorregulação. Assim, tendo em conta os resultados preliminares. já se pondera a introdução de alguns destes itens de EA no programa de maneio dos Lemures de Cauda Anelada, no Monte Selvagem. Após finalizadas todas as etapas deste trabalho, estará a disposição para consulta no site do Monte Selvagem – Reserva Animal. Liliana Garcia Referências bibliograficas WAZA (2005) “Building a Future for Wildlife-The World Zoo and Aquaria Conservation Startegy”. Young, R. J. (2003) Environmental enrichment for captive animals. Blackwell Publishing, (Universities Federation for Animal Welfare, UFAW) Oxford.