Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colégio de s. teotónio Sessão de Educação para a Saúde.
Advertisements

Higiene é sinônimo de saúde!. HIGIENE Não é brincadeira, devemos levar a sério. Vem do grego e significa saudável. É sinônimo de saúde.
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
Os dentinhos zangados.
TEATRO “O DENTINHO” EB/1 JI S.GONÇALO
A importância dos Dentes
ORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS
Oral Vip Bebê Clínica.
ODONTOLOGIA PARA BEBÊS
Higiene Bucal.
Olá amigos, Hoje aprenderemos sobre os hábitos de higiene
A menina mal comportada!
LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA
SAÚDE BUCAL Prof. Ivan Capillé.
Saúde Bucal Qualidade de Vida!.
A nossa Biblioteca recebeu o Kit SOBE e, desse modo, dá início à participação no Projeto SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares. É um Projeto da responsabilidade.
ANIMAIS DÁLMATAS Escola E . B .2 ,3 de Castro Marim
Nome: Ana Luisa e Julia Moura
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA I CURSO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
Por: Karlla Siqueira Tristão
Aluno (a): Ana Paula Krolow Bonetz Curso: Auxiliar em Saúde Bucal – ASB Disciplina: Informática Aplicada I – Atividade 2 Orientador: Nilzo Machado.
Cuidando do seu sorriso
A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3.
Como cuidar bem dos seus dentes: Escovação
EDUCAÇÃO EM SAUDE III ESCOVAÇÃO.
Cuidados com os nossos dentes
Prevenção com a Higiene Bucal
ALUNA: LUCI FERNANDES COCZENSKI
Atividade 2 - Power Point
Atividade de PowerPoint
GENGIVITE.
Saúde bucal.
CÁRIE DENTARIA.
E B 2 3 de Cabeceiras de Basto 2008/2009
Saúde Vamos aprender a ser fortes e saudáveis?.
Curso Auxiliar Em Saúde Bucal
GENGIVITE.
CÁRIES Nesta apresentação iremos ver como é importante mantermos uma boa higiene bucal, para conservar um bom sorriso e prevenir as cáries.
CÁRIE DENTÁRIA PAULA NADINE PAHL SEAC- ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Cárie Nome: Eduarda Bonetz Curso: Auxiliar Em Saúde Bucal Professor: Nilzo Machado Disciplina: Informática Aplicada Data:
Escovação Infantil.
SEAD-Serviço de Educação à Distância
PREVENÇÃO DAS DOENÇAS BUCAIS
Educação em Saúde ||| Curso de Auxiliar de Saúde Bucal
Celine Perin Professor: Nilzo Machado Auxiliar em Saúde Bucal - EAD
Daiane da Silva Biehl de Carvalho Auxiliar em Saúde Bucal – ASB
Higiene Dentária Trabalho realizado por: Ana Rita Martinho, nº132
HIGIENE BUCAL.
Dicas de escovação.
SAÚDE BUCAL PARA A VIDA TODA.
Atividade2: Ana Paula Pereira de Souza
Curso: Auxiliar em Saúde Bucal Nome: Gleycamar Meireles Pereira Professor: Nilzo Machado Informática Aplicada 1 Atividade 2: Power point  
SEAD- Serviço de Educação à Distância- Escola SEAC
A maneira certa de escovar os dentes
HIGIENE BUCAL.
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Disciplina de Informática Aplicada I Professor Nilzo Machado
Cárie Dentária O que é e como prevenir.
Saúde Bucal.
Dentição.
Vamos aprender a ser saudáveis?
SISTEMA DIGESTÓRIO Funções do sistema digestório: • Preensão
HIGIENE.
OS REFRIGERANTES SÃO SUPERCARIOGÊNICOS, OU SEJA AJUDAM NO SURGIMENTO DE CÁRIES. ALÉM DISSO, ESTA BEBIDA CONTÉM SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS QUE CORROEM E DESCASCAM.
GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO SERVIÇO DE SAÚDE COMUNITÁRIA Enquanto o bebê estiver só com os dentes da frente, continue usando a fralda ou opte pela escova.
Técnicas de Lavagem dos Dentes Pedro Fidalgo Fevereiro de 2015.
Clínica Vitaldent Póvoa de Varzim Conselhos para melhorar a sua saúde oral.
Drª Lucivânia de O.Pires
Transcrição da apresentação:

Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar. SIMBA TIMON PUMBAA Vamos então aprender...               Como são os meus dentes?                         Como proteger os meus dentes?

A Tua Boca A BOCA                                                 A tua boca é formada por todas as coisas que vês no nosso quadro. E nós vamos falar-te sobre uma delas, OS DENTES.

PARA QUE SERVEM OS DENTES?                                                                                                         Falar Comer Sorrir Os dentes servem para muitas coisas. Sabias que existem vários TIPOS DE DENTES. Mas como será O DENTE?

TIPOS DE DENTES OS INCISIVOS OS CANINOS                                                            OS PRÉ-MOLARES OS MOLARES Existem quatro tipos de dentes: OS INCISIVOS. OS CANINOS. OS PRÉ-MOLARES. OS MOLARES.                                                         

OS INCISIVOS SERVEM PARA: CORTAR                                    Como vês os incisivos servem para cortar. Por isso são bastante afiados e estão na frente da boca. OS INCISIVOS SERVEM PARA:                                                    CORTAR

OS CANINOS SERVEM PARA: RASGAR                                                             Os caninos servem para rasgar, Por isso são muito pontiagudos. OS CANINOS SERVEM PARA:                                         RASGAR

OS PRÉ-MOLARES SERVEM PARA: TRITURAR                                          Os Pré-molares servem para triturar. São rugosos e ajudam-nos a desfazer a comida. OS PRÉ-MOLARES SERVEM PARA:                                                    TRITURAR

OS MOLARES SERVEM PARA: MOER Os Molares servem para moer. São grandes, quase lisos e desfazem a comida em bocadinhos muito pequenos, estão no fundo da boca.

Os que nascem depois são os O DENTE O DENTE POR FORA         POR DENTRO                                                                                         Sabias que existem dentes que te caíram, para depois nascerem outros mais fortes? DENTES DE LEITE Os que nascem depois são os DENTES PERMANENTES

A DENTIÇÃO DECÍDUA OU DE LEITE                         DENTIÇÃO DE LEITE                                                 Mais ou menos aos seis meses de idade os teus dentes começaram a nascer. Ficaste então aos três anos com a tua dentição de leite completa, com 20 dentes.

Se cuidares bem deles duram toda a vida. A DENTIÇÃO PERMANENTE                         DENTIÇÃO PERMANENTE                                                 Aos seis anos nasce o teu primeiro dente permanente, e continuam a nascer até aos 18 anos, altura em que terás 32 dentes. Se cuidares bem deles duram toda a vida.

O QUE É QUE PODE FAZER MAL AOS MEUS DENTES PROTEGER OS DENTES Os dentes são muito importantes por isso têm de ser bem protegidos contra tudo o que lhes possa fazer mal.                                                                                                            O QUE É QUE PODE FAZER MAL AOS MEUS DENTES O QUE DEVO FAZER PARA CUIDAR DOS MEUS DENTES

O QUE PODE FAZER MAL AOS DENTES? Quando comes, os restos de comida que ficam na tua boca agarrados aos dentes, misturam-se com a saliva. Depois as bactérias utilizam essa mistura para te estragar os dentes. À mistura dos restos dos alimentos com a saliva e as bactérias chama-se A Placa Bacteriana. Alimentos Cariogénicos: -Refrigerantes Bolos -Rebuçados -Pastilhas elásticas   A placa bacteriana quando não é retirada pode provocar doenças na boca. A GENGIVITE A CÁRIE DENTÁRIA

A GENGIVITE Quando a placa bacteriana fica acumulada na tua gengiva, ela fica doente - tem gengivite - e começa a ficar vermelha, inchada e pode sangrar. GENGIVA SAUDÁVEL GENGIVA COM GENGIVITE                                                                                      

A CÁRIE DENTÁRIA CÁRIE DENTÁRIA Quando comemos coisas doces o açúcar vai juntar-se às bactérias da placa bacteriana, formando-se um ácido que vai atacar os nossos dentes levando à formação de cárie dentária. CÁRIE DENTÁRIA                             Primeiro o esmalte fica com um buraquinho que não se vê mas dói. Se não tratares bem dos dentes a cárie chega à dentina, o teu dente pode doer quando comes. Quando a cárie chega à polpa, o teu dente pode doer muito.

A PREVENÇÃO PREVENÇÃO DAS DOENÇAS ORAIS A ESCOVAGEM O FIO DENTÁRIO • O HIGIENISTA ORAL E O DENTISTA • FLÚOR Para evitar as doenças provocadas pela placa bacteriana devemos fazer um conjunto de coisas. A isso chama-se a prevenção. A ESCOVAGEM O FIO DENTÁRIO O HIGIENISTA ORAL OU O DENTISTA FLÚOR

3º AS PARTES QUE MASTIGAM A ESCOVAGEM 1º POR FORA 2º POR DENTRO                                                                              3º AS PARTES QUE MASTIGAM 4º A LINGUA Os dentes devem ser lavados sempre:                                                 depois de comer                                                 e antes de ir dormir. Devem ser escovados da forma apresentada aqui ao lado. A tua Escova de Dentes é muito importante, e ela deve: Ter o tamanho certo para a tua boca Ter os pêlos todos à mesma altura Ser só tua Ser guardada com os pêlos voltados para cima, para poder secar Estar sempre limpa Ser macia

A maneira correcta de fazer o fio dental é a seguinte:                         I II                                                      III O fio dental deve ser usado para retirar a placa bacteriana dos espaços entre os dentes, onde os pêlos da escova não chegam. A maneira correcta de fazer o fio dental é a seguinte: I- Enrolas o fio nos dedos médios, e deixas um pouco de fio entre os dedos. II- Deixa um pouco de fio, para passar entre os dentes. III- Passa com o fio entre os dentes

O HIGIENISTA ORAL E O DENTISTA                                                                                        Deves visitar o teu Higienista Oral ou o Dentista regularmente para ver se está tudo bem com os teus dentes. Não te esqueças de seguir sempre as suas indicações.

FLÚOR Deves usar um dentífrico com flúor, que ajudam a prevenir a formação de tártaro. Deves fazer o bochecho de 15 em 15 dias.( Após o bochecho não podes beber nem comer nos próximos 30 minutos)

Fim

Trabalho realizado por: Hélio de Oliveira Nº479 M.ª Fátima Madeira Nº 482 Sandra Monteiro Nº485 Tiago Freixo Nº 492 Fonte:www.terravista.pt/guincho/1533/Apresent.htm