Desenvolvimento do Comportamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL
Etologia clássica: conceitos e termos I: os fundadores
Genes, Ambiente e Comportamento
PROCESSAMENTO HUMANO DE INFORMAÇÃO
Características Biográficas:
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Cognição conduta psicológica pela qual organizamos as diversas sensações e tomamos conhecimento da realidade. Percepção modificação estável na conduta.
Cérebro:adaptação e autonomia
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 4/1 Memória Objectivos Integrar o conceito de memória e relacioná-lo.
INTERAÇÕES Organizações como Sistemas Complexos
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa.
Psicologia da Aprendizagem
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade
Mecanismos Moleculares da Memória
APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e
MEMÓRIA Processo através do qual codificamos, armazenamos e recuperamos informação. Não há aprendizagem sem memória.
2. Condicionamento operante ou instrumental:
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
As funções do lembrar e estruturas do lembrar.
Behaviorismo.
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Memória – comportamento de lembrar: estrutura e função
A MENTE.
Aprendizagem e Memória
R = Resposta = Comportamento
SISTEMA HISTÓRICO-CULTURAL
O que é Aprendizagem?.
Profª. Ms.Esp.Thais Toledo Rocha
Mnemosine - A memória personificada, filha de Urano (o Céu) e de Gaia (a Terra), é uma das seis Titanides. Durante nove noites seguidas Zeus a possuiu.
Está sujeita a três elementos fundamentais:
BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento)
Teorias da Aprendizagem
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Motivação enquanto processo O “o que” o homem faz está diretamente ligado ao “porque” e é esse porque que chamaremos de MOTIVAÇÃO Motivação enquanto processo:
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA – PUC – RIO Water Deprivation.
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
CARATERÍSTICAS E RELAÇÕES (2)
Processos Psicológicos Básicos
PPB - Memória1 PPB Memória. PPB - Memória2 Memória Definição – O que é memória? Métodos – Como se estudou a memória? Processos – O que acontece com a.
IUM Aula 09.
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Experimental /1 - Memória
MEMÓRIA Foi durante muito tempo associada apenas à conservação do passado, mas considera-se hoje que está subjacente a todas as funções psíquicas e comportamentos.
Fisiologia e Comportamento
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
Memória Definição =>
B EHAVIORISMO Porto, 2010 Psicologia da Educação.
MARIA INÊS MARQUES 2011 PROVOCAÇÕES PENSAR O ENSINO DE HISTÓRIA.
Sistemas de Aprendizagem
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Plasticidade Neuronal
Ciências Naturais – 8.o ano
Veridiana Alves. CONDICIONAMENTOCOGNITIVISTAS  Aprendemos hábitos  Aprendemos a associação entre um estímulo e uma reposta  Aprendemos praticando 
OS BEHAVIORISMOS.
AVALIAÇÃO DE TOXICIDADE Aula 04 Profª Larissa Comarella Aula 04 Profª Larissa Comarella.
PSICOLOGIA GERAL. O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento do Comportamento

Experiência de Hailman

Experiência vs Maturação

Maturação Maturação - alteração no comportamento devida a alteração no indivíduo e não à prática do comportamento

“Imprinting” Imprinting - impregnação; Imprinting filial - resposta de animais jovens para seguirem progenitores; Imprinting sexual - orientação sexual; Imprinting de migração - exº salmões; Período sensível ou período crítico.

Função adaptativa do “Imprinting” Imprinting filial - evitar exposição a predadores; Imprinting sexual - acasalar com indivíduos da própria espécie;

Aprendizagem Aprendizagem - Alteração do comportamento do indivíduo devido à experiência; Associativa - associação entre diferentes propriedades do ambiente (i.e. estímulos); Não associativa - sem ligação entre estímulos.

Habituação e Sensibilização Aprendizagem não associativa: Habituação - não responde a estímulo repetido; Sensibilização - ficar mais reactivo a estímulo. Exº Reacção de recolha do sifão na vinagreira (Aplysia)

Habituação e Sensibilização

O cão de Pavlov

Condicionamento clássico

Condicionamento e estímulos sociais

B.F. Skinner BF Skinner Caixa de Skinner

Condicionamento Operante

Desenvolvimento do canto

Memória: o caso da vespa escavadora

Memória: mecanismos Dimensão temporal: curto , médio e longo prazo Processos: codificação, consolidação e recuperação Declínio da memória (esquecimento): Decaída vs. interferência

Memória: mecanismos (II)

Memória e hipocampo Taxistas londrinos e desenvolvimento do hipocampo posterior Dimensão do hipocampo associado ao comportamento de armazenamento de comida para posterior recuperação em Aves.