Filtragem de conteúdos com soluções OpenSource
Organização apresentação Apresentação PT Inovação Identificação do problema Escolha da ferramenta Tecnologias usadas na filtragem Detalhe do funcionamento da filtragem Estatísticas Benefícios e facilidades Pontos a melhorar
Portugal Telecom Inovação, SA âncora tecnológica do grupo Portugal Telecom. a maior organização portuguesa de I&D em Telecomunicações. presença nos mercados Brasileiro e dos PALOP. aliado tecnológico do processo de internacionalização do GPT. tecnologia do sistema pré-pago. parcerias nacionais e internacionais: indústria e universidades. projectos europeus. principal activo do cluster de telecomunicações em Aveiro. uma Empresa de sucesso: instrumental para o GPT e exemplar para a economia nacional
A Geografia da PT Inovação Pólo - Porto Longitude - 8º 40' W PORTUGAL Latitude - 41º 10'N Sede - A V E I R O Longitude - 8º 50' W Longitude - 8º 50' W Latitude - 40º 39'N Pólo - Lisboa Longitude - 9º 10' W Latitude - 38º 42'N ANGOLA BRASIL LUANDA SÃO PAULO Longitude - 13º E Longitude - 47º W Latitude - 8º S Latitude - 23º S
Identificação do problema Recepção de muito “lixo” via email Diminuição da produtividade: caixas de mail cheias de spam Sobrecarga no servidor de Exchange Muito tráfego entre sites da PT Inovação Backups: Armazenamento desnecessário de SPAM
Entrada do e-mail na PT Inovação (1) INTRA INTERNET Situação sem filtragem de conteúdos: O Mail entra directamente da Internet Os utilizadores recebem muito “lixo” Utilizadores SOLUÇÃO: Implementar uma solução que permitisse filtrar mensagens de mail de modo a diminuir a quantidade de correio indesejado. Exchange Utilizadores
Escolha da ferramenta Requisitos: Solução: Flexível Estável Mínimo custos Costumizável Solução: Linux+Mailscanner+SpamAssassin+ClamAV Mailwatch+mailscanner-mrtg
Entrada do e-mail na PT Inovação (2) INTRA DMZ INTERNET Filtro Spam Mails sem spam Utilizadores Mails sem spam Mails rejeitados Exchange Mails sem spam Utilizadores Mails sem spam Filtro Spam
Tecnologias usadas na filtragem Controle e estatísticas Mailwatch Controle e estatísticas Mailscanner-mrtg MySQL Apache MTA: Sendmail MailScanner Filtragem ClamAV SpamAssassin SO: RedHat Linux SO 1 Servidor HP G5 – 2G Ram (Primário) HW 1 Servidor HP G4 – 2G Ram (Secundário)
Detalhe funcionamento filtragem conteúdos
Estatísticas (1) 120 000 mails processados/dia 1.4 GB mails processados/dia 85% mail que chega é considerado SPAM (peso >=8) >0,001% mails com vírus Tempo máximo proc&entrega/msg <45 seg
Estatísticas (2) Mail Processado Spam Identificado
Mail entregue ao Exchange Estatísticas (3) Mensagens processadas pelo relay principal: Janeiro (1-31) Mail da Internet Volume Virus % Spam Mail entregue ao Exchange 1007969 (1008K) 37.6Gb 143 0,01 832717 (833K) 82,6 175252 (175K)
Estatísticas (4) AGOSTO 2006 SETEMBRO 2006 OUTUBRO 2006 Entrada Mail(Exchange): 5411 Vírus 600K NDR(Non Delivery Reports) SETEMBRO 2006 Instalação Mailscanner+SpamAssassin+ClamAV OUTUBRO 2006 389 Vírus 24K NDR(Non Delivery Reports)
Benefícios e facilidades Redução de SPAM superior a 98% Redução do tráfego entre sites da PT Inovação Redução de carga no servidor Exchange Backups: Menor armazenamento de SPAM Gratuito Facilidades Flexível e costumizável Pouca manutenção Suporta múltiplos antivírus Integração com vários MTAs Agrega várias técnicas de identificação de spam Estável
Pontos a melhorar Aplicacionais Funcionais Aplicação exigente a nível de processador e memória Funcionais Falta de Interface nativo de administração Falta integração de toda a solução num só pacote gratuito (Mailscanner+AV+App Monitoria) Aplicações estatísticas com pouco suporte Mailwatch: Base de Dados pouco optimizada
Fim Obrigado! paulo-m-roncon@ptinovacao.pt