Resolução Alternativa de Litígios Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa
Bibliografia Fisher, R.; Ury, W.; Patton, B.: Como Conduzir Uma Negociação?, Ed. ASA, 1ª ed 1993 Jesuíno, J. C.: A Negociação: Estratégias e Tácticas; Texto, 1ª ed 1992 Jackman, A.: Como Negociar: O Caminho Mais Rápido Para Os Resultados Pretendidos, Ed. Plátano, 1ª ed 2005 Savater, F.: Ética Para Um Jovem, Ed. Presença, 1ª ed 1993 Cunha, P.: Conflito e Negociação, Ed ASA, 1ª ed 2001 Roberts, S.; Palmer, M.: Dispute Processes: ADR and The Primary Forms of Decision-Making, Ed. Cambridge U.P. / Law in Context, 1ª ed 2005 Vasconcelos-Sousa: O Que É Negociação, Ed. Difusão Cultural, 1ª ed 1996 Vasconcelos-Sousa: O Que É Mediação, Ed. Quimera, 1ª ed 2002
Teorias da Negociação 1. Teoria dos Jogos e Economia 2. Comportamento dos Negociadores 3. Receituário 4. Análise Negocial
Obter Participação NEGOCIAR MANDAR FORÇAR
Negociar?! Para quê?... Obter algo que desejo trocando por algo que possuo Achar uma saída para uma divergência ou conflito Estabelecer um consenso Tomar decisões participadas
Negociar?! Quando? Interdependência de objectivos Percepções diferentes Os participantes preferem chegar a uma solução entre eles
Decisão final tomada por terceiro(s): árbitro(s) ou juiz(es) Método Características Negociação Mediação Arbitragem Via Judicial Decisão final tomada pelos interessados Decisão final tomada por terceiro(s): árbitro(s) ou juiz(es) Processo simples Interessados têm maior controlo sobre o resultado Menor custo Processual Voluntário Havendo sucesso ambos os lados ganham Processo complexo Menor controlo sobre o resultado por parte dos interessados Maior custo processual Geralmente obrigatório Um lado ganha e outro lado perde Lei da Arbitragem Voluntária Lei 31/86 de 29 de Agosto
Compreender o acto negocial RELAÇÕES PONTUAIS - os potenciais benefícios da interacção só podem ser obtidos no curto prazo RELAÇÕES CONTINUADAS - a fruição dos benefícios da relação são obtidos em mais do que uma interacção com efeitos no curto, médio e, em muitos casos, longo prazo
Negociação: Cooperar e competir acções para melhorar o resultado próprio. - São utilizadas tácticas negociais distributivas. Cooperar: acções para melhorar o resultado global. - São utilizadas tácticas negociais integrativas.
3POV Indicam as áreas da preparação Facilitam encontrar alternativas para problemas negociais Lembram que é importante considerar os efeitos das tácticas usadas Mostram áreas de poder negocial Conteúdo Pessoas Processo
Negociar por fases Obter e fornecer informação Preparar Abertura Diferenciar SINAIS Ajustar, trocar concessões Integrar Propor Rever Segundo Gavin Kennedy
Modelo de Lucena
Melhorar o Resultado das Interacções PESSOAS: Educar e formar continuamente CONTEÚDO: Preparar! Preparar! Preparar! PROCESSO: Gerir o tempo Gerir a comunicação
Formação em Negociação Algumas vantagens: * Consciencializa processos * Evita os erros mais comuns * Melhora a capacidade de considerar alternativas * Beneficia as relações interpessoais Resultando em: Satisfação pessoal: Melhores resultados! Economias reais: Acordos mais eficazes!
Sete Elementos Chave em Negociação Relações entre pessoas Comunicação Alternativas Interesses Opções para a solução Legitimidade Credibilidade
O que é a MEDIARCOM? A MEDIARCOM – Associação Europeia de Mediação é constituída por um conjunto de profissionais de vários sectores que disponibilizam serviços de prevenção e resolução de conflitos de forma privada, não adversarial e expedita. Os especialistas da MEDIARCOM que intervêm e apoiam a resolução de conflitos são mediadores-facilitadores com formação específica e prática de apoio à negociação assistida. Take the first step to solving your conflicts: visit www.mediarcom.com/uk www.mediarcom.com (português) www.mediarcom.com/es (castellano) www.mediarcon.com/fr (français)
ESTÁ EM SABER APLICAR AS TÉCNICAS! Negociar é uma Arte Porém ... É UMA ARTE BASEADA EM TÉCNICAS ... AS TÉCNICAS PODEM SER APRENDIDAS E MELHORADAS A ARTE ESTÁ EM SABER APLICAR AS TÉCNICAS!