BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Proposta para formação continuada
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
1 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Suzana Willrich Mazocco Coordenadora de Educação Infantil e Anos Iniciais Reclassificação CGE SECRETARIA.
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Prefeitura municipal de Imperatriz
Rotina na Alfabetização:
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
CALENDÁRIO ESCOLAR 2014 A Lei de Diretrizes e Bases garante a cada escola autonomia para definir seu calendário escolar, de acordo com a proposta pedagógica.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SANTO ANDRÉ
Altinópolis.
Todo dia é dia de educação!
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PERSPECTIVAS PARA 2009.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
NRE Paranavaí. Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Portfólio de Estágio Supervisionado
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Conferência Municipal de Educação
Universidade Federal de Uberlândia
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Revisita ao PPP.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO
Formação continuada 4º Encontro
Projetos e Sequências Didáticas
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE GESTÃO EDUCACIONAL DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL DIVISÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL Proposta Pedagógica Anos Iniciais BLOCO PEDAGÓGICO

OBJETIVO   Propor à comunidade escolar da Rede Municipal de Ensino de Manaus um parâmetro curricular para os Anos Iniciais, que auxilie no planejamento, na execução e na avaliação do processo da alfabetização e letramento.

1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA Lei nº11.274/2006 O Ensino Fundamental passou a funcionar com nove anos de duração. Parecer CNE/CBE n° 04/2008 Orientação sobre os três anos iniciais do Ensino Fundamental.

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA Resolução MEC/CNE/CEB nº 07/2010 Recomenda que os três anos iniciais não devem ser passiveis de interrupção. 2012 Adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Mediante o que preconiza tais documentos, a Proposta Curricular dos Anos Iniciais da SEMED além de contemplar os componentes curriculares da Educação Básica, contém os direcionamentos teóricos do ensino organizado em Bloco Pedagógico (1º ao 3º ano) e séries complementares 4º e 5º ano.

2.MATRIZ CURRICULAR

3. ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E TEMPO ESCOLAR O tempo e os espaços da escola são repensados na organização do fazer pedagógico, transformando o tempo cronológico em tempo pedagógico circular e dinâmico .

Aspectos importantes no espaço e tempo escolar Planejamento. Estrutura Didática para Rotina. Atividades Permanentes. Sequências Didáticas. Projetos de Trabalho.

4. CONCEPÇÃO DE CRIANÇAS Com base nas teorias do conhecimento disponíveis sobre a educação da criança, esta proposta curricular fundamenta-se nas teorias sociointeracionista e de inteligências múltiplas, para promover a integração entre os aspectos cognitivos, físicos, emocionais e sociais da criança.

5. ORGANIZADO EM BLOCO PEDAGÓGICO (1º ao 3º ano) Buscando garantir A Resolução MEC/CNE/CEB Nº. 07/2010; Condições para que as crianças tenham um tempo mais longo para as aprendizagens de alfabetização e letramento. Atender a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

OBJETIVOS – Os três primeiros anos do Ensino Fundamental devem O BLOCO PEDAGÓGICO OBJETIVOS – Os três primeiros anos do Ensino Fundamental devem Assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 (oito) anos de idade, ao final do 3º ano, possibilitando a continuidade da aprendizagem e prosseguimento de estudos, flexibilizando a organização dos tempos e espaços escolar, a fim de favorecer a aprendizagem contínua dos educandos.

O BLOCO PEDAGÓGICO Desenvolver uma nova cultura de ensinar-aprender, com metodologias facilitadoras e promotoras da Alfabetização e Letramento, bem como, o desenvolvimento das diversas áreas de conhecimento. Ressignificar a concepção de avaliação como um processo contínuo, diagnóstico, cumulativo, qualitativo e redimensionador da ação pedagógica.

BLOCO PEDAGÓGICO Resolução Nº 033/CME/2013 Organização escolar de aprendizagem PRIORIZA DEVE ASSEGURAR Alfabetização e letramento Os três primeiros anos do Ensino Fundamental Progressão continuada Desenvolvimento das diversas formas de expressão (disciplinas) A continuidade da aprendizagem

Processo de aprendizagem é desenvolvido de forma Sua unicidade e sua lógica Lúdica Respeitando a faixa etária Carga Horária: 2.400 h em 600 dias letivos (3anos)

Visando a garantia a progressão dos alunos em sua aprendizagem de acordo com os direitos de aprendizagem será aplicado os conceitos: I = Introduzir A = Aprofundar C = Consolidar

No Bloco Pedagógico, deve-se atentar para não reduzir apenas ao trabalho da sala de aula, deve estendê-lo para outros espaços/tempos, com o exercício do planejamento coletivo e a ação concretizadora da proposta pedagógica

BLOCO PEDAGÓGICO ESTRUTURA NA PROPOSTA A proposta esta composta por Eixos, Capacidades/ Direitos de Aprendizagem, Conteúdos/Conceitos, dividida por bimestre, sinalizando os conceitos introduzir, aprofundar e consolidar

No 4° e 5° anos Nos anos posteriores ao Bloco Pedagógico, a preocupação é a conclusão dos anos iniciais de forma integrada com todas as disciplinas, sendo organizada em: Eixos; Capacidades/Conceitos , e; Orientações Didáticas.

6. AVALIAÇÃO A avaliação deve ser compreendida como parte integrante e intrísica ao processo educacional. Não compreende apenas a verificação do domínio de conteúdos curriculares. Observa-se os seguintes conceitos Avaliação diagnóstica, contínua, cumulativa e formativa.

AVALIAÇÕES EXTERNAS Provinha Brasil - 2°ano. Prova Brasil - 5° e 9° ano. Avaliação Nacional de Alfabetização - ANA 3° ano. Avaliações Bimestrais – organizadas pela SEMED

7. COMPONENTES CURRICULARES Apresentação da caracterização da área de conhecimento e seus objetivos Das orientações didáticas para cada ano Os Temas Sociais Contemporâneos são conhecimentos de valores fundamentais ao interesse social como a saúde, meio ambiente, etc

O documento organiza-se em eixos, capacidades, conteúdos/conceitos, orientações didáticas, que orientarão os planejamentos pedagógicos nas unidades escolares, bem como a seleção e a estruturação dos conhecimentos, nas metodologias e também a avaliação.

A escola e a família devem ter as mesmas perspectivas para o educando Dia da Mobilização pela Alfabetização e Letramento; Período: 09 a 13 de junho/2014 A escola e a família devem ter as mesmas perspectivas para o educando

Agradecimento a todos que colaboraram para este momento significativo na história da Secretaria.