Jornadas sobre Derecho y Tecnología Manuel David Masseno Saragoça, 4 de Maio de 2009 Campus Virtuais sobre Direito & TIC (I): a experiência do Politécnico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

A Educação do Nosso Tempo
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
O Ensino de Química a Distância
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Formação por competências
Lideranças nas organizações educativas
“BLOGS PARA EDUCAR” Uso dos blogues numa pedagogia construtivista
Práticas no ensino da língua
Como iniciar uma pesquisa
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Santarém Março a Julho de 2007
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Transformar uma disciplina teórica em prática: uma experiência
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Programa Comenius Bilateral
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
Ensino a Distância Ensino a Distância | Seminário ‘Criança na Arte e no Espetáculo Direito vs. Proteção’ Azambuja, 4 de junho de 2014.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Ferramentas de comunicação
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
Ferramenta de ensino on-line. O que é o moodle? É um pacote de software para produzir disciplinas baseadas na Internet, e sítios Web, sendo possível disponibilizar.
JORNADAS DE ABERTURA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA 2008 Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação com o Magalhães – Centro.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Quem é reconhecido um bom tutor?. Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
uma comunidade lusófona. uma comunidade lusófona é um projecto tomou ganhou cresceu;
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Concepções em Educação Matemática
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
U.C.: Tecnologias da Comunicação Docente: Vânia Janela Discente: Vanda Bregieiro nº Curso: PAP 1º ano O QUE SÃO BLOGUES?
Estágio Supervisionado II
Estratégias de ensino e avaliação em contexto on-line aplicado à Alimentação Humana: Contributos para os princípios de Bolonha Isabel M.P.L.V.O. Ferreira,
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
UNEB – Universidade do Estado da Bahia
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Jornadas sobre Derecho y Tecnología Manuel David Masseno Saragoça, 4 de Maio de 2009 Campus Virtuais sobre Direito & TIC (I): a experiência do Politécnico de Beja

Pontos de Partida: I – Caracteres Comuns ao Ensino do Direito em Outras Escolas: Destinatários: Estudantes de Disciplinas Jurídicas em Cursos Não Jurídicos, ou de Direito Aplicado; Consequências: Problemas de Legitimação; Ausência, ou quase, de Sinergias no que se refere a Competências e Habilidades; Acentuar das Dimensões Pragmáticas da Aprendizagem

Pontos de Partida: II – 8 Anos de Experimentação: Exemplo da disciplina de Direito da Informática, de Engenharia Informática Página de Conteúdos em html (Exemplo): Página de Conteúdos

Pontos de Partida: II – 8 Anos de Experimentação: Blogue: Blogue Rede Social: Rede Social

Desenvolvimentos: I – Objectivos (Competências e habilidades): 1. Sensibilidade e conhecimento relativamente aos aspectos fundamentais dos diversos regimes jurídicos correspondentes à Sociedade da Informação em Portugal, no contexto europeu e internacional; 2. Capacidade de interpretação e aplicação de textos jurídicos especializados em contexto; e ainda, 3. Domínio dos métodos e técnicas correspondentes à comparação de Direitos.

Desenvolvimentos: II – Instrumentos e Métodos Acesso integral e imediato aos conteúdos pertinentes, tanto internos como internacionais e europeus: Fontes Legislativas; Jurisprudência; Doutrina; Notícias, através de Blogues; Docência centrada na realidade quotidiana e na Jurisprudência relevante: Disponibilização prévia dos materiais; Debate presencial ou por chat;

Desenvolvimentos: III – Avaliação Assente na resolução de Casos Práticos; Tanto Não Presencial como Presencial; Complementada por contributos para Fóruns, de natureza mais teórica e com base em temas introduzidos pelo Docente; Sempre por Via Electrónica;

Desenvolvimentos: Plataforma: Plataforma

Desenvolvimentos: Versão em Inglês:

Actualidade: Conversão dos resultados em Boas Práticas; Desenvolvimentos de todas as Disciplinas Jurídicas do Politécnico de Beja nestes moldes; Instalação de uma extensão do Campus na nossa própria Plataforma Moodle, mas com acesso simplificado; Alojamento de Páginas de Disciplinas de outras IES de Língua Portuguesa, nomeadamente no Brasil e em Moçambique;

Actualidade: