APRESENTAÇÃO DA REVISÃO DO PDR DA SDR CURITIBANOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
C, T & I PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO PRINCIPAIS AÇÕES DA SECRETARIA SEESP – 11/12/2008.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
AÇÃO GOVERNAMENTAL DE PLANEJAMENTO A Lei Complementar 381/2007, art. 10, dispõe que a ação governamental obedecerá a um processo sistemático de planejamento.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
Fabiano André Vergani
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
PLENÁRIA FINAL.
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Plano Estratégico Regional de Turismo
Painel: Aspectos destacados
I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional Setembro 2012
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
DIAMANTINO. GARANTIR O USO ORDENADO DOS RECURSOS NATURAIS COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO COM QUALIDADE AMBIENTAL ESTRATÉGIAS (Propostas.
DIAMANTINO Social Consolidado. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA PARA PROMOVER A CIDADANIA REDUZIR O NÚMERO DE PESSOAS EM CONDIÇÕES.
Conferência das Cidades Mato Grosso
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
DOCUMENTOS UTILIZADOS
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
PLANO CATARINENSE DE DESENVOLVIMENTO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
Apresentação Diagnóstico Social
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
ÁREA SOCIAL Grupo 3.
MAIO 2010.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
ÁREA SOCIAL Grupo 2. NOVAS ESTRATÉGIAS E PROJETOS 08 – ARTICULAR E FOMENTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO 8.1. Realizar parcerias com os municípios para.
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação/SMPL Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento/SMAO Gerência de Planejamento e Monitoramento.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientadora: Daniele Oliveira Pinheiro Nogueira.
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO DA REVISÃO DO PDR DA SDR CURITIBANOS PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PDR SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL – SDR CURITIBANOS APRESENTAÇÃO DA REVISÃO DO PDR DA SDR CURITIBANOS CURITIBANOS, Fevereiro de 2015.

EQUIPE ECHOA ENGENHARIA: - Vinicius Ternero Ragghianti Engenheiro Sanitarista e Ambiental - Ricardo Mattiello - Marcelo Monte Carlo Silva Fonseca - Oscar Agostini Engenheiro Agrônomo - Solange Busnardo Mattiello Assistente Social - Álvaro Nogueira Malaguini Administrador - Rafael Martins Caparroz Junior Advogado

CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO PDR FORMAÇÃO DO GRUPO DE GESTORES REGIONAIS (GGR) GRUPO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL (GDR) FORMAÇÃO DOS GRUPOS ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO E DOS INDICADORES SOCIAIS E REGIONAIS MATRIZ SWOT DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS ELABORAÇÃO DOS PROJETOS DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES REDAÇÃO FINAL E REVISÃO

PROCESSO DE REVISÃO REAVALIAÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E MACRODIRETRIZES REVISÃO DA MATRIZ SWOT REVISÃO DOS PROJETOS PRIORIZADOS CONSOLIDAÇÃO DO TEXTO FINAL

DIRETRIZES DOS EIXO ESTRATÉGICOS ECONOMIA E MEIO AMBIENTE DIMENSÃO/EIXO DIRETRIZ ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Aumentar de forma sustentável a competitividade sistêmica regional SOCIAL Promover a equidade entre os municípios da região e a inclusão social de todos os cidadãos no processo de desenvolvimento TECNOLOGIA Apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico como forma de promover o desenvolvimento sustentável regional; POLÍTICA PÚBLICA Consolidar a gestão pública ética, com base em resultados e comprometer-se com a qualidade dos serviços para com o bem público

SUB-EIXOS POR DIMENSÃO DIMENSÃO/EIXO SUB-EIXOS ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Infraestrutura Iniciativas empreendedoras Agricultura Saneamento e Resíduos SOCIAL Assistência Social, Trabalho e Habitação Segurança Saúde Educação e Cultura TECNOLOGIA Ciência, Tecnologia e Inovação POLÍTICA PÚBLICA Gestão Pública

MATRIZ SWOT S - Strengths (pontos fortes) W - Weaknesses (pontos fracos) O – Opportunities (oportunidades) T – Threats (ameaças) CONSTRUÇÃO DA MATRIZ - FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS PARA CADA SUBEIXO HIERARQUIZAÇÃO ELABORAÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PARA CADA SUBEIXO

MATRIZ SWOT

DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS ECONOMIA E MEIO AMBIENTE INFRAESTRUTURA: Priorizar o desenvolvimento do sistema logístico de transporte (rodoviário, ferroviário e aéreo). INICIATIVAS EMPREENDEDORAS Estabelecer uma maior sincronia dos programas e ações de fomento ao empreendedorismo, visando acesso dos empreendedores à informação e aos recursos, tanto na área urbana quanto rural.

DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS ECONOMIA E MEIO AMBIENTE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE: Desenvolver uma política de Estado que contemple as áreas socioeconômicas e ambientais, alcançando todos os agricultores de forma sustentável, acompanhadas de indicadores com monitoramento sistemático. SANEAMENTO E RESÍDUOS SÓLIDOS Oportunidade para obtenção de recursos para desenvolvimento de programas e ações voltadas ao saneamento básico e manejo de resíduos sólidos (PIGIRS e PMSB)

DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS SOCIAL SAÚDE: Garantir o acesso, com qualidade, aos serviços de saúde a toda população, com aumento do teto financeiro ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO Articular as áreas de assistência social, trabalho e habitação, com ampliação do orçamento, visando o fortalecimento das políticas públicas.

DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS SOCIAL EDUCAÇÃO E CULTURA: 1 - Melhorar a infraestrutura física das escolas e dos espaços culturais. 2 – Desenvolver programa de formação continuada dos profissionais da educação e da cultura, melhorando os indicadores sociais. SEGURANÇA Construir políticas públicas para o sistema prisional, policial e socioeducativo

DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS TECNOLOGIA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: Articular a produção e a disseminação de mais informações referentes às oportunidades apresentadas pela área de ciência, tecnologia e inovação, principalmente aos jovens.

DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS POLÍTICA PÚBLICA GESTÃO PÚBLICA Consolidar descentralização, fortalecendo o Conselho de Desenvolvimento Regional, qualificando os Comitês Temáticos, promovendo uma maior participação da sociedade no processo de gestão. Buscando maior autonomia da SDR.

PROJETOS E PRIORIZAÇÃO POSIÇÃO TÍTULO DO PROJETO SUBEIXO EIXO SITUAÇÃO 1 Criação de um Comitê Articulador do PDR na SDR de Curitibanos Gestão Pública Política Pública Em execução 2 Pavimentação Asfáltica da SC 120 – Curitibanos/São José do Cerrito Infraestrutura Economia e Meio Ambiente 3 Garantia do Repasse de Recursos para Custeio em Manutenção do Hospital Regional de Curitibanos Saúde Social 4 Aquisição de Sistema de Vídeo Monitoramento Urbano para os municípios da SDR Segurança 5 Construção da E.E.B. Irmã Irene Educação e Cultura Elaboração Pré-projeto 6 Efetivar a Coleta Seletiva dos resíduos domésticos para a conclusão das ações previstas no Plano de Gerenciamento Integrado do Consórcio Intermunicipal do Contestado – COINCO Saneamento e Resíduos 7 Intensificar e expandir as atividades do PROERD 8 Construção do Centro de Eventos Multiuso Iniciativas Empreendedoras Não executado 9 Pavimentação Asfáltica da Rodovia Ulysses Gaboardi – BR 116/Campus da UFSC Economia e Meio ambiente 10 Pavimentação Asfáltica da SC 451 – Frei Rogério/Liberata 11 Construção da Perimetral SC 457 em Curitibanos/Anel Viário

DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES POSIÇÃO TÍTULO DO PROJETO SUBEIXO EIXO SITUAÇÃO 12 Ampliação do Projeto de Captação de Água das Chuvas e Aquecimento Solar para as E.E.Bs Educação e Cultura Social Não executado 13 Melhorar a Infraestrutura do Aeroporto de Curitibanos Infraestrutura Economia e Meio Ambiente 14 Apoio Financeiro para Construção de Casas Populares para famílias carentes Assistência Social, Trabalho e Habitação 15 Construção da E.E.B. Santa Terezinha 16 Implantação do Instituto Geral de Perícias Anexo ao Polo Judiciário Segurança 17 Construção da Unidade Prisional Avançada – U.P.A. na região de Curitibanos 18 Apoio Financeiro para Incubadora Tecnológica e Incentivo ao Desenvolvimento de Novos Projetos Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnologia 19 Pavimentação Asfáltica da SC 302 – trechos entre BR 116/Passo Manso 20 Pavimentação Asfáltica da SC 457 ao distrito de Santa Cruz do Pery 21 Pavimentação Asfáltica ao Distrito do Marombas 22 Pavimentação Asfáltica Frei Rogério/Núcleo Tritícola

DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES POSIÇÃO TÍTULO DO PROJETO SUBEIXO EIXO SITUAÇÃO 23 Implantar e Ampliar a Rede de Esgoto nos Municípios da Região e Revitalização dos Recursos Hídricos Agricultura e Meio Ambiente Economia e Meio Ambiente Não executado 24 Promover a Apoiar Programas de Capacitação Profissional compatíveis com a formação das pessoas e vocação de cada município Assistência Social, Trabalho e Habitação Social 25 Construção e Ampliação dos Postos de Saúde dos municípios da região Saúde 26 Implantação de Serviços de Alta Complexidade no HHAO 27 Apoio Financeiro para o Hospital e Maternidade Santa Cecília 28 Fortalecimento do Conselho de Desenvolvimento Regional – CDR e dos Comitês Temáticos Gestão Pública Política Pública 29 Implantação do Porto Seco – REDEX Iniciativas Empreendedoras 30 Viabilização de uma Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina – CEASA, na região de Curitibanos 31 Revitalização do Parque Sakura em Frei Rogério Educação e Cultura

MARCELO MONTE CARLO FONSECA E VINICIUS RAGGHIANTI OBRIGADO MARCELO MONTE CARLO FONSECA E VINICIUS RAGGHIANTI contato@echoaengenharia.com.br www.echoaengenharia.com.br