Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição UnB / NP3

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Advertisements

O Mundo em Desenvolvimento
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
Paises Participantes da Copa
A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
Informação Nutricional Complementar
Blocos Econômicos.
Projeto de Geografia.
Educação Alimentar e Nutricional no Espaço Escolar como Promotora de Vida Saudável Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Deputados 16 de outubro.
Prof. Jeferson C. de Souza
CARDÁPIO INSTITUCIONAL
BLOCOS ECONÔMICOS E ACORDOS
União Europeia.
União europeia SÓNIA VICENTE.
Blocos econômicos mundiais
Docente: Pedro Moreira
Embarcando o que a sua empresa tem de melhor para o mundo
GLOBALIZAÇÃO.
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Dra. Henriqueta Sacramento
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
VOLTA ÀS AULAS- SNACKS SAUDÁVEIS
União Européia.
Igreja de Monte Belo Vitória - ES Igreja da Irlanda do Norte
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
Promoção da alimentação saudável na escola Luciana Azevedo Maldonado Instituto de Nutrição Annes Dias Secretaria Municipal de Saúde - RJ.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
O Brasil e a Convenção de Viena sobre Contratos de Venda Internacional de Mercadorias Eduardo Grebler Outubro 2009.
IV Reunião da Rede IberoAmericana Fortaleza Junho de 2002 IV Reunião da Rede IberoAmericana Fortaleza Junho de 2002 Rede Externa das OPCs Teresa Fontela.
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
Seminário Internacional sobre Rotulagem e Propaganda de Alimentos
Rotulagem e Propaganda de Alimentos
Associação iiSBE Portugal “Para que o meio construído seja cada vez mais compatível com o Desenvolvimento Sustentável”
Padrões da Alimentação do Brasileiro na atualidade
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
O papel das organizações internacionais
Igreja de Monte Belo Vitória - ES Igreja da Irlanda do Norte
UNIÃO HOMOAFETIVA “ O afeto merece ser visto como uma realidade digna de tutela” Maria Berenice Dias Alunos: Alfredo Ferreira Diane Rossini Luiz Gustavo.
Cozinheiros Da Economia
Resultados preliminares
ALIMENTOS ENRIQUECIDOS
UNIÃO EUROPÉIA.
ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS
Importação e Exportação
CONQUISTAR O RESPEITO DO MERCADO É ALGO QUE FAZEMOS TODOS OS DIAS NESSES 20 ANOS DE HISTÓRIA.
Desafios da União Europeia na Atualidade
Princípios da nutrição aplicados à saúde GUIAS ALIMENTARES
Coordenação Internacional da Pesquisa: Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Publicidade infantil em questão no Brasil-comentário-prova
Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais Aula 10_ “um mundo dominado por CGV”: a visão da OCDE profa. Maria Caramez Carlotto SCB 2° quadrimestre.
UNIÃO EUROPÉIA.
Apresentação COSEC1 Apresentação sectores e mercados África do Sul Missão Exportar 2008.
MERCADOS PRIORITÁRIOS
Debate sobre a maioridade penal no Brasil Professor Reginaldo.
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
Plataforma Mundial de E-commerce local
Nova legislação de Recolhimento de Alimentos Recall RDC N° 24/2015
A EUROPA DOS 27.
Regulação de Infra-Estrutura: Uma Ênfase no Setor de Telecomunicações Luiz Guilherme Schymura Instituto Fernando Henrique Cardoso São Paulo, 13 de julho.
Obesidade infantil- influencia da propaganda
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
Código das Melhores Práticas de Governança Danaine Rosiane.
Fatos e versões sobre a propaganda dirigida às crianças.
PUBLICIDADE DE ALIMENTOS OS HERÓIS QUE SÃO VILÕES DA SAÚDE Universidade de Brasília Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição FRENTE.
Fatos e versões sobre a propaganda dirigida às crianças.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis Conselho Federal de Psicologia.
Transcrição da apresentação:

Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição UnB / NP3 PROPOSTAS DE LEI NO CONGRESSO E AS REALIDADES EM OUTROS PAÍSES SOBRE A REGULAÇÃO DE PROPAGANDA E PUBLICIDADE DE ALIMENTOS Janine Giuberti Coutinho Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição UnB / NP3

Necessidade Alteração no padrão alimentar brasileiro + baixo gasto energético  prevalência de sobrepeso/ obesidade doenças crônicas não-transmissíveis

O REGIME REGULATÓRIO GLOBAL ACERCA DO MARKETING INFANTIL Regulação de: Propagandas de alimentos (TV); Propagandas no ambiente escolar; Merchandising; Vendas promocionais.

Regulação de propagandas na TV É bastante corriqueiro o uso de propagandas de alimentos na TV voltados para o público infantil no mundo; Freqüentemente se faz propagandas de cereais matinais, refrigerantes, “snacks”, fast-food.

Propagandas de alimentos destinados ao público infantil – pesquisa Brasil, 2000.

Aumento da atividade regulatória - propaganda de alimentos na TV Propostas para restringir as propagandas de alimentos na TV voltadas para as crianças - Australia; Brasil; França; Alemanha; Índia; Irlanda; Itália; Malásia; Nova Zelândia; Polônia; Reino Unido.

França - O parlamento propôs uma emenda na Lei da Saúde Pública para banir comerciais com alto teor de gordura e açúcar durante programação infantil; Reino Unido - Projeto de lei para proibir certos tipos de propagandas de alimentos para crianças foi reeditada em novembro de 2003; O Parlamento Irlandês discutiu um projeto de lei que quer banir propagandas de “junk food”; Internacionalmente a IOTF – Força Tarefa contra a Obesidade – propôs que propaganda de alimentos inapropriadas para crianças sejam proibidas.

Dispõe sobre a propaganda comercial de alimentos. Brasil PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 25 , DE 2003 - Tião Viana. Dispõe sobre a propaganda comercial de alimentos. Somente é permitida no horário entre 21h e 6h; A propaganda comercial de alimentos deverá: Não empregar imperativos que induzam diretamente ao consumo; Não sugerir o consumo exagerado; Não atribuir ao produto propriedades nutricionais ou outras não comprovadas cientificamente; Não incluir a participação de crianças ou adolescentes. A propaganda comercial de alimentos conterá advertência sobre os riscos decorrentes do consumo excessivo, segundo frases estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Órgãos Auto-Regulatórios se preocupam com o efeito das propagandas O “French Bureau de Verification de la Publicité (BVP)” incorporou uma seção de alimentos ao seu código em outubro de 2003; A “Comercial Television Australia” está realizando uma revisão no seu Código com o intuito de incorporar um segmento só de alimentos; Em nível global, o “International Chamber of Commerce (ICC)” reafirmou que as crianças merecem consideração especial em propagandas.

Corporações multinacionais de alimentos Em uma iniciativa anti-obesidade a Kraft Foods declarou que suas propagandas não irão promover o consumo exagerado; Em Julho de 2003 a Coca Cola reafirmou sua política de proibir o marketing para crianças menores de 12 anos; A Heinz introduziu guias para propaganda e marketing – nesses a propaganda não pode ser dirigida à crianças pré-escolares.

Documentos foram produzidos por dois dos maiores bancos de investimentos do mundo JP Morgan UBS Dão orientações claras aos seus clientes que empresas tem perspectivas de perda de valor de suas ações; Recomenda às empresas a introdução de linhas de produtos saudáveis.

Regulações freqüentemente reconhecem crianças em categorias especiais É normalmente encontrado em legislação voltada para crianças que as propagandas não devem: Explorar a credulidade infantil; Ser maléficas para a saúde física, mental e moral; Fazer com que as crianças se sintam inferiores a outras que têm o produto; Induzir as crianças a pressionar os pais/responsáveis a comprar o produto.

Métodos de regulação – Tempo e conteúdo de propagandas - público infantil Tipo de restrição Forma de restrição Tempo Limitar a quantidade de tempo durante a programação infantil dedicada à propaganda. Conteúdo Proibir propaganda para criança que contém oferta direta; Proibir o uso de crianças em propagandas; Proibir o uso de figuras, desenhos e personalidades que aparecem na programação infantil em propagandas para crianças; Proibir as propagandas de certos tipos de produtos para crianças.

Países que regulam propaganda - TV Guias de Instuições Auto-Reguladoras para propaganda Infantil Restrições específicas para criança Banir Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, República Tcheca, Dinamarca, Fiji, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Guatemala, Hungria, Islândia,Índia, Israel, Itália, Japão, Kenia, Latvia, Luxemburgo, Malásia, México, Nova Zelândia, Noruega, Paquistão, Paraguai, Peru, Filipinas, Polônia, Portugal, Korea, Rússia, Singapura, Eslováquia, Eslovênia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Reino Unido, Tanzânia, Uruguai, EUA, Venezuela. Albânia, Australia, Áustria, Bulgária, Canadá, Quebec, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Islândia, Itália, Luxemburgo, Malásia, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Korea, Romênia, Rússia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido, EUA. Quebec, Suécia, Noruega.

Proibição de propagandas - TV Propagandas voltadas para crianças são proibidas na: Quebec – Canadá desde 1980; Suécia desde 1991, Noruega desde 1992. Nos 3 casos a iniciativa foi de agências governamentais.

REGULAÇÃO GOVERNAMENTAL PAÍS CONTEÚDO Austrália Uma propaganda de alimento voltada para criança não pode conter informação enganosa/incorreta sobre o valor nutricional; É proibido veicular propagandas de alimentos falsas ou enganosas. Bélgica Propagandas de doces/confeitos devem veicular uma logo de escova dental. Nas regiões de fala francesa isso não é necessário, mas deve-se veicular uma mensagem de saúde. China Propagandas não devem encorajar padrões de comportamentos que são prejudiciais à saúde. Dinamarca Propagandas de chocolates, doces, refrigerantes, “snacks” e outros produtos similares não devem indicar a substituição de uma refeição. Finlândia Propagandas de chocolates, doces, refrigerantes, “ snacks” não devem dar a impressão que substituem uma refeição. Malásia Toda propaganda de alimento e bebida deve demonstrar a necessidade de uma alimentação balanceada.

REGULAÇÃO GOVERNAMENTAL PAÍS CONTEÚDO Korea Propagandas não devem usar: Mensagens promovendo hábitos não-saudáveis entre as crianças; O uso de superlativos como “o melhor” e “o mais” para se referir a alimentos. Romênia Propagandas de alimentos: Não devem encorajar ou justificar o consumo excessivo de alimentos; Não devem desencorajar o consumo de alimentos essenciais como frutas e verduras. Tailândia Todas as propagandas requerem a aprovação do Ministério da Saúde Pública. Reino Unido Propagandas não devem levar a impressões enganosas quanto ao valor nutricional e benefícios à saúde; Propagandas não devem incentivar o consumo excessivo de qualquer alimento; Propagandas não devem apresentar divergências com práticas alimentares saudáveis.

REGULAÇÃO DO MARKETING NO AMBIENTE ESCOLAR Alguns países desenvolveram regulações para o ambiente escolar; efeitos das atividades comerciais na educação e qualidade nutricional.

REGULAÇÃO DA VENDA DE ALIMENTOS NO AMBIENTE ESCOLAR PAÍS CONTEÚDO Brasil A venda e distribuição de determinados alimentos é proibida. Projeto de Lei (DF) Riberão Preto (SP), Rio de Janeiro(RJ), Florianópolis(SC) Brunei Cantinas públicas e privadas são proibidas de vender refrigerantes, doces, “snacks”, sorvetes. Malásia “Junk Food” não pode ser vendido em cantinas escolares. Japão O único alimento que pode ser consumido no ambiente escolar é o provido pelo Programa de Alimentação do Escolar. Arábia Saudita A venda de bebidas carbonadas em todas as escolas é totalmente ou parcialmente proibida. EUA Alimentos com um valor nutricional mínimo não devem ser vendidas em áreas de alimentos durante o período de almoço.

Projeto de Lei - DF Fica proibida a comercialização de: I - balas, pirulitos, gomas de mascar, biscoitos recheados; II - refrigerantes e sucos artificiais; III - salgadinhos industrializados; IV – frituras em geral; V – Pipoca industrializada; VI – Bebidas alcoólicas; VII – Alimentos industrializados cujo percentual de calorias provenientes de gordura saturada ultrapasse 10% das calorias totais; VIII – Alimentos em cuja preparação seja utilizada gordura vegetal hidrogenada.

A proibição estende-se aos ambulantes localizados nas cercanias das escolas. A cantina escolar oferecerá, diariamente, pelo menos uma variedade de fruta da estação in natura. Preparações (sucos de frutas, bebidas lácteas) cuja adição de açúcar é opcional serão oferecidas ao consumo conforme a preferência do consumidor pela adição ou não do ingrediente; A adição de açúcar, quando solicitada, não poderá exceder a 2 sachês de 5 g por porção de 200 ml. Aplicação: Cantinas escolares e qualquer outro comércio de alimentos que se realize no ambiente de educação infantil, de ensino fundamental e médio das redes pública e privada de ensino.

A situação das cantinas escolares no DF, 2003. VENDA DE ALIMENTOS NAS ESCOLAS 40% das escolas públicas vendiam: balas, refrigerantes, salgados assados, salgados fritos, salgadinhos de pacote, suco, chocolate, “din din”, chiclete, pipoca, cachorro-quente, picolé e sanduíches. 100% das escolas particulares vendiam pão de queijo, sucos de polpa, sucos de caixinha, sanduíche natural, bolos, sucos de lata (além dos citados nas escolas públicas).

PERCEPÇÃO DOS PAIS 98% diz se preocupar com a alimentação dos filhos, mas, 60% não sabe o que é vendido nas escolas; 38% relataram que os filhos lancham nas escolas; 85% dos pais acreditam que a escola seja o ambiente adequado para a promoção da alimentação saudável, 70% se mostraram favoráveis a legislação que proibiria a venda de alimentos como frituras, doces e refrigerantes dentro do recinto escolar.

REGULAÇÃO DE MERCHANDISING Merchandising é aquela propaganda feita dentro dos próprios programas de rádio ou televisão. Essa técnica também é utilizada de forma indireta - em novelas, por exemplo - fazendo-se com que os atores consumam um determinado refrigerante...

REGULAÇÃO DE MERCHANDISING PAÍS CONTEÚDO Finlândia Programas infantis não devem ter merchandising. Holanda Programas não devem ter merchandising se são especificamente voltados para crianças menores de 12 anos. Noruega Programas para crianças e adolescentes não devem apresentar merchandising.

Regulação de Vendas Promocionais Vendas promocionais são estratégias de marketing utilizadas para incentivar a compra do produto ou serviço no ponto de venda; Companhias de alimentos no mundo todo utilizam essas estratégias para a venda de alimentos. Incluem: Prêmios, brindes, descontos, jogos, receitas de alimentos, bichos, brinquedos...

Vendas promocionais + produtos alimentares destinados ao público infantil – Prática de marketing extremamente freqüente.

Tipos de Vendas Promocionais veiculados com alimentos infantis - DF, 2003.

A maior parte das vendas promocionais formam coleções, provavelmente como uma estratégia de marketing, o que induz à compra do produto mais de uma vez. 80,0% dos salgadinhos estavam em prateleiras abaixo de 1,2 metros.

Regulação Em somente um país – Finlândia – há regulação governamental

CENÁRIO MUNDIAL A ESTRATÉGIA GLOBAL PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE. Endossada em Maio de 2004 pela Assembléia Mundial de Saúde.

Obrigações e responsabilidades dos países Garantir que a propaganda de alimentos e bebidas não explore a inexperiência e credulidade do público infantil. Propagandas que preconizem práticas dietéticas não saudáveis devem ser controladas.

CENÁRIO NACIONAL II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - Propostas de diretrizes do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional aprovada em plenária: “Criação de leis federais que proíbam a venda e comercialização de alimentos inadequados, do ponto de vista nutricional, nas escolas, e que regulamentem as estratégias de marketing e propagandas, especialmente as dirigidas às crianças e aos adolescentes.”

Perspectiva O conhecimento de tais regulações gera uma série de desafios para os responsáveis pela construção de novas políticas, para os fabricantes de alimentos, profissionais da área de saúde pública, em particular: Qual é a melhor maneira para desenvolver mecanismos efetivos para assegurar que o marketing voltado para o público infantil não exerça força negativa?