Dos primeiros passos... I EREJA / Centro-Oeste

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
Fóruns de EJA do Brasil.
I Seminário Regional de Pesquisa
I EREJASudeste Avaliando os cacos, retalhos e estilhaços do processo de construção coletiva.
I Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos da Região Centro-Oeste - Ereja 19 a 21 de junho de 2011 Campo Grande-MS.
GestorEducadorIESAcadêmico Movimento social / sindical Educand o Total Fórum RS Fórum SC Fórum PR X07X17 Total
Clube Álvares Cabral e CEFETES 10 e 11 de agosto de 2007 REALIZAÇÃO:
Papel do Fóruns – conquistas e limitações
Resolução 180/CEE/MT Programa de educação de Jovens e Adultos para o Sistema Estadual de Ensino Comissão Interinstitucional: Seduc SME Cuiabá e Várzea.
Profª Olga C. da Silva Durand UFSC
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Agenda Territorial Estado do Tocantins
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Comissão de Educação dos Profissionais
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Futuro do CFES Proposta para debate.
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
Julho de 2007.
Implantação do SISAN municipal de Juiz de Fora - MG
Reunião mensal Centro Franciscano. Pauta 1. Informes: Eventos (Lembrar: Pré-FSM Porto Alegre, evento UNB- Brasilia) 2. Deliberações: Documento.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
PROGNÓSTICO.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Comissão de EJA de Alagoas
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
CONSELHOS - MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL
III ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REGIÃO SUDESTE O PNE E AS POLÍTICAS LOCAIS: DESAFIOS E LUTAS DA EJA NO NOVO CENÁRIO POLÍTICO.
GOVERNANÇA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: DIAGNÓSTICO E PROPOSTAS DE APERFEIÇOAMENTO COORDENAÇÃO: FERNANDO ABRUCIO PROJETO DO INSTITUTO NATURA.
Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e EJA Estado de Goiás.
FÓRUM GOIANO Breve panorama de
Planejando a Próxima Década
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
1 - A Secretaria Municipal de Educação, como articuladora das políticas educacionais do município, convidará, mediante ofício, dois representantes, titular.
HISTÓRICO DO FORUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO TOCANTINS 2003 O tema da Economia Solidária ficou como mais uma bandeira do Fórum de Lutas – TO. Instituições.
IV Encontro de Coordenadores do FPDEJA Articuladoras: Keila Alves de Souza Ivana Bognar.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Na conquista dos direitos de aprendizagem
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
III FÓRUM UNDIME REGIÃO SUL XXVII FÓRUM DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL P ORTO A LEGRE, 12 DE ABRIL DE 2016.
1. GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO PLANO DE TRABALHO DE ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – PEE-MS 2.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

I ENCONTRO REGIONAL DE EJA DO CENTRO-OESTE – EREJA Identidade e Estratégias de Fortalecimento

Dos primeiros passos... I EREJA / Centro-Oeste No XI ENEJA, em Belém/PA, a Região Centro-Oeste, por decisão coletiva, indica o Estado de Mato Grosso do Sul para a realização do I EREJA. Esta decisão foi baseada no objetivo de fortalecer o Fórum EJA MS que, naquele momento, apresentava necessidade de fortalecimento dentre os Fóruns de EJA do Centro-Oeste. Realizar o EREJA em MS passa a ser uma tarefa de construção coletiva dos Fóruns de EJA do Centro-Oeste, aproximando nossas relações, discutindo nossa identidade e construindo estratégias de fortalecimento.

Do caminho percorrido... I EREJA / Centro-Oeste Em 2010, já no final de setembro, o MEC descentraliza o recurso para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para a realização do EREJA, proponente do recurso; Diante das dos trâmites legais e necessários para a utilização dos recursos, dentro do prazo estabelecido, e ainda cumprindo o calendário eleitoral não foi possível a execução dos recursos, sendo solicitada junto ao MEC a sua prorrogação; Em 2011 não houve retorno das solicitações quanto à descentralização dos recursos para a instituição proponente; Deste modo o coletivo da região resolve redesenhar o projeto do I EREJA, passando a buscar outras parcerias para sua realização;

Nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2011 foi realizado o I EREJA do Centro-Oeste com o tema “EJA no Centro-Oeste: Identidade e Estratégias de Fortalecimento”; Um marco importante foi a realização da Abertura Oficial do Encontro, no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; O I EREJA contou com a participação de 133 delegados e 65 convidados num total de 198 integrantes. Foi realizado no Centro de Formação da Pastoral Arquidiocesano de Campo Grande em MS; Participaram os seguintes segmentos: Educandos de EJA, Sindicatos, Universidades Públicas e Privadas, ONGs, Conselhos Estaduais e Municipais de Educação, UNDIME, Sistema S, Secretarias Estaduais e Municipais, Educadores, Movimento Popular, CUT, Comitê do Campo, Fórum de Economia Solidária, I EREJA / Centro-Oeste

Carta do I EREJA/CO I EREJA / Centro-Oeste Foi construída a carta do I EREJA/Co coletivamente e a mesma será disponibilizada no portal do Fórum EJA/MS.

Da colheita na caminhada... I EREJA / Centro-Oeste Enquanto Região, com o I EREJA, avançamos: - Com o objetivo de fortalecer o Fórum EJA MS foi amplamente atingido; Maior articulação e diálogo entre os Fóruns do Centro-Oeste; Afirmação da nossa identidade enquanto região e estratégias de fortalecimento nas ações; - Grupo de estudo e rede em temáticas específicas; - Participação e autonomina dos educandos nas discussões.

Dos novos caminhos... I EREJA / Centro-Oeste Com a realização do I EREJA em MS destacamos como avanço: - a construção de diálogo com a Assembleia Legislativa, reconhecendo o Fórum como espaço de interlocução e construção de políticas públicas de EJA no estado; a visibilidade que a EJA passou a ter na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa; Fortalecimento do Fórum na Capital, criação de Fóruns Regionais nos Municípios e participação das micro regiões; Ampliação dos segmentos na representação no Fórum; Ampliação e fortalecimento de parcerias ; Fortalecimento da participação das Universidades no Fórum; Realizações de Seminários, Encontros Preparatórios e reuniões; Fortaleceu a discussão da EJA na Secretaria de Estado de Educação; O Fórum de EJA do MS é convidado a compor o Fórum Estadual de Educação do estado;

Mantendo a caminhada... I EREJA / Centro-Oeste PARA ONDE VAMOS? Apresentação Goiás.wmv

“Não basta saber ler que Eva viu a uva “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” Paulo Freire I EREJA / Centro-Oeste