A TRAJETÓRIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

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Transcrição da apresentação:

A TRAJETÓRIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Dilvo Ristoff Setembro de 2011

Evolução das Matrículas Presenciais

Ritmo de crescimento das matrículas

Evolução das Matrículas Totais – 2007-2009

Matrículas Presenciais por Categoria Administrativa 2008-2009 74,9% 73,6%

Áreas com maior número de matrículas - 2009

GRADUAÇÃO EAD

Participação das IES na EAD

Evolução da Graduação EAD ANO Cursos Vagas Candidatos Matrículas Concluintes 2000 10 6.430 8.002 1.682 - 2001 16 6.859 13.967 5.359 131 2002 46 24.389 29.702 40.714 1.712 2003 52 24.025 21.873 49.911 4.005 2004 107 113.079 50.706 59.611 6.746 2005 189 423.411 233.626 114.642 12.626 2006 349 813.550 430.229 207.206 25.804 2007 408 1.541.070 537.959 369.766 29.812 2008 647 1.699.489 708.784 727.961 70.068 2009 844 1.561.715 665.839 838.125 132.269

Evolução dos Cursos EAD na Graduação

Evolução das Matrículas EAD na Graduação

Evolução Percentual das Matrículas EAD

Evolução dos Inscritos em EAD na Graduação

Evolução dos Concluintes em EAD na Graduação

Constatações O ritmo de crescimento das matrículas presenciais da educação superior foi de apenas 0,7% no último Censo, o menor percentual da última década. As matrículas de EAD registraram 15% de crescimento no último Censo; Fica evidente que hoje a EAD é a modalidade que mais contribui para que seja atingida a meta de matrículas prevista no último PNE e no PNE 2011-2020. Mesmo assim, pelo volume que representa a educação presencial, será impossível atingir a meta de 33% de taxa de escolarização líquida na Educação Superior sem um crescimento maior das matrículas presenciais.

Enade

Desempenho em áreas participantes Enade 2005

Desempenho nas áreas em que participaram ingressantes e concluintes Presencial EAD Administração 35,1 36,7 42,0 51,6 Form. Professores (Normal Sup.) 41,0 41,2 45,1 42,5 Matemática 29,8 34,0 53,0 Pedagogia 39,9 46,8 46,5 45,7

Desempenho dos estudantes no Enade 2005

Desempenho dos estudantes no Enade 2008

Desempenho dos estudantes no Enade 2005 – Todos os alunos

Constatações Embora os estudantes da modalidade a distância tiveram desempenho superior aos da modalidade presencial em 7 das 13 áreas avaliadas de que participaram em 2005, em 2008 o seu desempenho é ligeiramente inferior ao dos estudantes presenciais; A diferença de desempenho entre estudantes presenciais e de EAD não é estatisticamente significativa, exceto para Ciências Sociais, Letras e História.

Perfil do Estudante Enade 2008

Estado Civil por Modalidade

Estudantes com 2 ou mais filhos

A Cor da Modalidade

Com quem você mora?

Renda Familiar - 1

Renda Familiar -2

Trabalho - 1

Trabalho - 2

Escolaridade do pai

Escolaridade do pai

Escolaridade da mãe

Escolaridade da mãe

Onde cursou o ensino médio

Que tipo de ensino médio você concluiu?

Conhecimento de Inglês

Conhecimento de Espanhol

Quem lê mais?

Leituras preferidas

Quem lê mais jornal?

Lazer preferido

Técnica de Ensino utilizada pela maioria dos professores

Material mais utilizado durante o curso por indicação dos professores

Instrumentos de avaliação utilizados pela maioria dos professores

Disponibilidade dos professores para atendimento extra-classe

Os planos de ensino contêm os elementos essenciais?

Como você considera o seu conhecimento de informática?

Com que freqüência você usa o computador?

Você tem acesso à Internet?

Onde você usa o computador?

Como você avalia o currículo de seu curso?

Quem estuda mais?

Observações finais O perfil sócio-econômico do estudante de EAD é marcantemente distinto do perfil do estudante presencial: ele é em média mais velho, mais pobre, menos branco, majoritariamente casado, tem filhos, vem mais da escola pública, tem pais com baixa escolaridade, trabalha e sustenta a família, tem menos acesso à internet, usa menos o computador, tem menos conhecimento de espanhol e inglês, estuda mais, recebe mais atendimento extra- classe dos professores, vê o currículo de seu curso como bem integrado, tem menos acesso à internet, usa menos o computador, tem menos conhecimento de informática, faz mais uso de livros- texto, manuais e apostilas do que de livros, entre outros; Fica evidente, salvo melhor juízo, que a EAD nestas condições torna-se também um forte instrumento de inclusão social, mais uma razão para que sua defesa seja efetivamente sustentada pela garantia de qualidade.

Observações finais As metas e estratégias vinculadas à participação da EAD, previstas no PNE 2011-2020, merecem atenção especial dos interessados no setor, pois ainda há tempo para a apresentação de sugestões ao Relator da matéria no Congresso. A participação prevista da EAD na formação de profissionais para a graduação e a pós-graduação stricto sensu na próxima década é significativa e o seu custo previsto é, segundo cálculos do MEC, até cinco vezes inferior ao custo do aluno presencial. Este dado é contestado pelo CAQi e, por isso mesmo, merece nossa atenção especial para que se tenha desde o início um valor confiável como referência. A participação da EAD na educação superior representará uma contribuição expressiva ao desenvolvimento do País, pois presenciaremos um salto na formação de bacharéis, licenciados, tecnólogos, especialistas, mestres e doutores.

Obrigado!