Um projeto do Movimento Paraná Sem Corrupção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.
Advertisements

PROCESSO LEGISLATIVO Conceito:
PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
O Esquema dos Sanguessugas
Conceitos e Fontes do Direito Eleitoral
Direito Constitucional
Professor – Dejalma Cremonese
UNIJUÍ- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE HISTÓRIA TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE.
DIREITOS POLÍTICOS Aluna: Bárbara Lazzari Cavalheiro
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS
A CÂMARA VAI À ESCOLA Um projeto de educação para a cidadania da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
REVISÃO DE PROVA PARA O SEGUNDO COLEGIAL
APONTAMENTOS IMPORTANTES
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE
Voto e cidadania.
Lei nº 4.737, de 15 de Julho de 1965.
DA NACIONALIDADE – ART. 12 E 13 DA CF
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
Democracia e Cidadania
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
MOVIMENTO PARANÁ SEM CORRUPÇÃO
BOM DIA, Campanha Paraná sem corrupção Campanha nacional o que você tem a ver com a corrupção? Porque o Ministério Público? O QUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO?
A importância do eleitor para manter prefeitos e vereadores na linha
Unidade 2 - Direito Constitucional
Curso Direito à Memória e à Verdade
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO CURSO DE DIREITO
Sociologia – Prof. Gildo Júnior
De que lado você pretende estar?? 1 PRIMEIRO VÍDEO: “Mãe Gentil” Alguma dúvida?? Pergunte!!
Sistema eleitoral brasileiro e a urna eletrônica
A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS ELEITORAIS
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
LEI 9.504/1997 Estabelece normas para as eleições.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
SISTEMAS ELEITORAIS E REFORMA POLÍTICA
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA INDIFERENÇA!!!
Título de Eleitor.
FERRAMENTAS DE ACESSO A DADOS ELEITORAIS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS PET Administração Pública XVI SEMAP 10 a 13 de Setembro 20 Anos.
Voto Facultativo x Voto Obrigatório
Direito Eleitoral – módulo I
O LEGISLATIVO MUNICIPAL
O mandato dos Deputados Federais é de quatro anos.
TÍTULO DE ELEITOR ANA PAULA CÁSSIA JULIANA JOCELEI JYLLIANE RAQUEL.
Vivência Formativa Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia.
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
Democracia Brasileira
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
Nacionalidade.
Sistema Representativo
Cidadania: dever de todos, prática de poucos. Janayna Stefany
A longa luta pelo direito do voto
VAI DAR MERDA.
Prof. Ricardo Justo.
C ONSTITUIÇÕES B RASILEIRAS 1 - OUTORGADA ; poderes de Estado, os 3 + Moderador; destaques: - legislativo bicameral; senadores – poder vitalício,
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
Cartilha Eleitoral do Cidadão Brasileiro.
O Homem como um ser Político
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
“Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada.”
RESPONSABILIDADE DO VOTO COMO CIDADÃO
1 APROVAÇÃO DA URNA ELETRÔNICA VALORES EXPRESSOS EM % BASE AMOSTRA: – Aprova – 97% Desaprova – 3%
Transcrição da apresentação:

Um projeto do Movimento Paraná Sem Corrupção Campanha de 2014 EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA www.paranasemcorrupcao.org.br

Site do Ministério Público do Paraná http://www.mppr.mp.br

DEMOCRACIA Origem: Grécia - Século V a. C. Significado: governo do povo

Constituição brasileira (1988): DEMOCRACIA Constituição brasileira (1988): “Todo poder emana do povo”, que exerce esse poder por meio de representantes eleitos ou escolhidos de forma direta.

DEMOCRACIA DIRETA

Lei de Iniciativa popular DEMOCRACIA DIRETA Lei de Iniciativa popular (art. 61§ 2º/CF e Lei 9.709/98) 1% do eleitorado nacional (2012/TSE: 140.646.446) por intermédio de assinaturas de eleitores em pelo menos 5 Estados da Federação apoio de, no mínimo, 0,3% dos eleitores. Critérios rígidos: desde a Constituição de 1988, só aconteceu quatro vezes.

Encontro

DEMOCRACIA DIRETA Lei de Iniciativa popular – art. 61§ 2º/CF e Lei 9.709/98 - 1% do eleitorado nacional (2012/TSE: 140.646.446); - por intermédio de assinaturas de eleitores em pelo menos 5 Estados, com no mínimo, 0,3% dos eleitores. Critérios rígidos: desde CF/1988 só aconteceu quatro vezes.

DEMOCRACIA DIRETA Eleições Quem pode votar? Obrigatório: entre 18 e 70 anos Facultativo: de 16 a 18 / com mais de 70 anos, além de pessoas analfabetas.

DEMOCRACIA DIRETA Impedidos de votar: condenados pela Justiça, enquanto cumprem pena, e os cidadãos que estão prestando serviço militar.

DEMOCRACIA DIRETA O que levar no dia da votação? É preciso apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto.

DEMOCRACIA DIRETA Onde votar? No título, está indicada a seção onde o eleitor deve votar. O número da seção indica qual é o local de votação.

- Cargos escolhidos pelo povo: Municipais: vereadores e prefeitos; SEPARAÇÃO DOS PODERES - Cargos escolhidos pelo povo: Municipais: vereadores e prefeitos; Estaduais: deputados e governador; Federais: deputados, senadores e presidente da república.

DEMOCRACIA INDIRETA Cargos escolhidos pelo povo: Municipais: vereadores e prefeitos; Estaduais: deputados e governador; Federais: deputados, senadores e presidente da república.

- Ordem de votação: 1º - Deputado Estadual/Distrital (5 dígitos) VOTO - Ordem de votação: 1º - Deputado Estadual/Distrital (5 dígitos) 2º - Deputado Federal (4 dígitos) 3º - Senador (3 dígitos); 4º - Governador (2 dígitos); e 5º - Presidente da República (2 dígitos)

VOTO Urna Eletrônica:

DICAS PARA VOTO CONSCIENTE

DICAS PARA VOTO CONSCIENTE 1º) Fique atento à atuação de cada candidato pesquise o trabalho desenvolvido pelo candidato em quem você pretende votar (o que ele já fez pela população? A obra era necessária? Os gastos foram feitos corretamente? O serviço está funcionando bem?)

DICAS PARA VOTO CONSCIENTE 2º) Procure se informar se o candidato desenvolve alguma atividade em prol do social; (Seu candidato cria ou mantém bons serviços de atendimento a crianças e adolescentes? Está preocupado em oferecer educação e profissionalização para os jovens? Emprego para os trabalhadores? Moradia aos que precisam? Capacitação para o emprego? Programas de geração de renda para as famílias? Programas de enfrentamento às drogas e ao álcool?

DICAS PARA VOTO CONSCIENTE 3º) Busque saber se o candidato já exerceu algum mandato e o que ele promoveu durante o exercício do cargo; (Se já exerceu algum cargo, criou programas, leis e medidas que melhoraram a vida da população? Fez um trabalho assistencialista – para resolver o problema imediato, ou resolutivo – para resolver o problema de uma vez por todas?)

DICAS PARA VOTO CONSCIENTE 4º) Conheça as propostas apresentadas pelos candidatos, pesquise como ele pretende colocá-las em prática e reflita se essas propostas são prioritárias. (Pesquise por áreas – Saúde, Educação, Assistência Social, Mobilidade Urbana, Cultura, Infraestrutura, Emprego e renda, etc.)

DICAS PARA VOTO CONSCIENTE 5º) Busque se informar sobre os propósitos do partido político ao qual o candidato está filiado. (Procure saber quem são os demais integrantes do partido – o presidente, as lideranças - se já ocuparam cargos públicos e como foi a atuação deles no exercício do poder).

EVITE VOTAR Em candidatos que fazem política pensando no lucro próprio e não se importa com a vida da população!

EVITE VOTAR 1º) candidatos que tentam comprar votos ou oferecer alguma vantagem em troca de apoio político (se eleitos, eles continuarão a praticar a política baseada nos interesses pessoais);

EVITE VOTAR 2º) condenados por atos de corrupção (se eleitos, esses candidatos vão continuar desviando recursos públicos, prejudicando a qualidade dos serviços públicos, da educação, da saúde, da segurança, etc.)

ONDE PESQUISAR SOBRE OS CANDIDATOS WWW.VOTEBEM.NET.BR www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/candibook/ www.excelencias.org.br/

vídeo voto conscietnte

Analfabeto Político “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. Bertold Brecht.

Qual vai ser a sua Atitude? Qual vai ser a sua escolha? Qual vai ser a sua Atitude?