UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

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U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE Contribuições e desafios da Educação a Distância para a Universidade Corporativa Vanessa Itacaramby Pardim Eduardo Sérgio Ulrich Pace (Orientador)

PROBLEMA DE PESQUISA Como a EAD via Internet pode auxiliar o processo de aprendizagem e gestão do conhecimento, nas organizações que optam por criar UCs?

HIPÓTESE A utilização da EAD via Internet, na UC, facilita o processo de aprendizagem e, conseqüentemente, auxilia na gestão do conhecimento gerado na organização

OBJETIVOS GERAL Investigar como a EAD via Internet pode auxiliar o processo de aprendizagem desenvolvido nas UCs e como gerir o conhecimento proveniente desse processo, na busca por um diferencial competitivo para a organização.

ESPECÍFICOS Descrever os princípios que caracterizam as UCs; Verificar os principais elementos que diferenciam as UCs dos tradicionais Departamento de Treinamento e Desenvolvimento; Caracterizar o aspecto educacional dentro das organizações; Conceituar a EAD e posicioná-la no ambiente corporativo; Analisar como a EAD pode auxiliar a UC no desenvolvimento do processo de aprendizagem e gestão do conhecimento;

Vínculo entre aprendizado e estratégia da organização JUSTIFICATIVA Cenário Competitivo Flexibilidade Pró-atividade Aprendizagem Organizacional vista como opção estratégica para lidar com as incertezas Vínculo entre aprendizado e estratégia da organização Surgem as Universidades Corporativas Educação a Distância como um elemento facilitador do processo de aprendizagem na Universidade Corporativa

REVISÃO DA LITERATURA Universidade Corporativa O levantamento bibliográfico foi dividido em quatro partes: Universidade Corporativa Público alvo das Universidades Corporativas Fonte: http://www.sinfic.pt/SinficNewsletter/images/geral/newsletter3/univcorporativa3.jpg, 2007

2. Gestão do conhecimento Percurso para a construção do conhecimento Fonte: Elaboração própria, 2008.

Modos de conversão do conhecimento de Nonaka (1997). Fonte: http://www.scielo.br/img/revistas/prod/v13n2/v13n2a02f06.gif, 2007

3. Educação a Distância Fonte: Elaboração própria, 2008.

Fonte: Elaboração própria, 2008.

4. Metodologia 3.1 Levantamento realizado através da leitura e seleção de materiais em diversos meios acerca, principalmente, de três temas centrais: Universidade Corporativa, Gestão do Conhecimento e Educação a Distância. 3.2 Coleta de dados junto ao Instituto Monitor que nos anos de 2005 e 2006 publicou, respectivamente em 2006 e 2007, um Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (panorama da Educação a Distância no Brasil no Ensino Formal e na Educação Corporativa).

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS Amostra 21 organizações em 2005 27 organizações em 2006 Tabela 2: Localização das UCs com projetos de EAD em 2006 Tabela 1: Localização das UCs com projetos de EAD em 2005 Estados Freq. % São Paulo 10 37,0 Distrito Federal 6 22,2 Rio de Janeiro 4 14,8 Minas Gerais 2 7,4 Rio Grande do Sul Mato Grosso 1 3,7 Pernambuco Paraná Total 27 100,0 Estados Freq. % São Paulo 12 57,1 Rio de Janeiro 4 19,0 Brasília 3 14,3 Minas Gerais 2 9,5 Total 21 100,0 Fonte: ABRAEAD, 2006, p. 98 Fonte: ABRAEAD, 2007, p. 114

Tabela 3: Público-Alvo dos cursos – 2005   Freq. % Funcionários diretos 10 34,5 Funcionários diretos e prestadores de serviços 9 31,0 Outros Prestadores de Serviço 1 3,4 Total de ocorrências 29 100,0 Fonte: ABRAEAD, 2006, p. 99 Tabela 4: Público-Alvo dos cursos – 2006   Freq. % Funcionários diretos 16 50,0 Funcionários diretos e prestadores de serviços 9 28,1 Outros 7 21,9 Total de ocorrências 32 100,0 Fonte: ABRAEAD, 2007, p. 114

Tabela 5: Níveis hierárquicos contemplados – 2005   Freq. % Operacional 20 28,2 Supervisão 19 26,8 Gerência 17 23,9 Diretoria 8 11,3 Presidência 4 5,6 Outros 3 4,2 Total de ocorrências 71 100,0 Fonte: ABRAEAD, 2006, p. 99 Tabela 6: Níveis hierárquicos contemplados – 2006   Freq. % Operacional 23 27,4 Supervisão 21 25,0 Gerência Diretoria 11 13,0 Presidência 4 4,8 Outros Total de ocorrências 84 100,0 Fonte: ABRAEAD, 2007, p. 115

Gráfico 1: Focos curriculares dos cursos a distância nas UCs - 2005 Fonte: ABRAEAD, 2006, p. 99 Gráfico 2: Focos curriculares dos cursos a distância nas UCs - 2006 Fonte: ABRAEAD, 2007, p. 115

Tabela 7: Forma de adesão aos cursos – 2005   Freq. % Livre e Universal 14 45,2 Compulsória 10 32,3 Eletiva 5 16,1 Outras 2 6,4 Total de ocorrências 31 100,0 Fonte: ABRAEAD, 2006, p. 101 Tabela 8: Forma de adesão aos cursos – 2006   Freq. % Livre e Universal 21 48,8 Eletiva 11 25,6 Compulsória 8 18,6 Outras 3 7,0 Total de ocorrências 43 100,0 Fonte: ABRAEAD, 2007, p. 117

Tabela 9: Índice de evasão dos cursos – 2005 Faixas percentuais Freq. % Até 10 7 33,3 de 20 3 14,3 de 30 5 23,8 maior que 30 6 28,6 Total de ocorrências 21 100 Fonte: ABRAEAD, 2006, p. 100 Tabela 10: Índice de evasão dos cursos – 2006 Faixas percentuais Freq. % Até 10 15 55,6 de 20 1 3,7 de 30 5 18,5 maior que 30 6 22,2 Total de ocorrências 27 100,0 Fonte: ABRAEAD, 2007, p. 117

Tabela 11: Mídias mais utilizadas nos curso de EAD em 2005   Freq. % E-learning 18 40,0 Material impresso 7 15,5 Televisão 5 11,1 CD-ROM Vídeo 4 8,9 Videoconferência DVD 2 4,5 Total de ocorrências 45 100,0 Fonte: ABRAEAD, 2006, p. 102 Tabela 12: Mídias mais utilizadas nos curso de EAD em 2006   Freq. % E-learning 26 36,6 Material impresso 11 15,5 Vídeo 7 9,9 DVD Videoconferência CD-ROM 6 8,5 Televisão 5 7,0 Outras 2 2,7 Total de ocorrências 71 100,0 Fonte: ABRAEAD, 2007, p. 117

Tabela 13: Vantagens da EAD para as organizações - 2005 Freq. % Flexibilidade de tempo para o aluno 19 17,2 Agilidade 18 16,2 Redução de custos 17 15,3 Abrangência e alcance Acesso facilitado ao aluno 16 14,4 Flexibilidade de espaço para o aluno 12 10,8 Menor interferência na rotina de trabalho Total de ocorrências 111 100,0 Fonte: ABRAEAD, 2006, p. 102 Tabela 14: Vantagens da EAD para as organizações - 2006 Vantagens Freq. % Abrangência e alcance 24 17,9 Redução de custos 23 17,0 Flexibilidade de tempo para o aluno Agilidade 19 14,1 Acesso facilitado ao aluno 18 13,3 Flexibilidade de espaço para o aluno 15 11,1 Menor interferência na rotina de trabalho 13 9,6 Total de ocorrências 135 100,0 Fonte: ABRAEAD, 2007, p. 118

Tabela 15: Desvantagens da EAD para as organizações - 2005 Freq. % Ausência de Intimidade com o método 11 25,0 Evasão 9 20,5 Impessoalidade 8 18,2 Custo de implantação 7 15,9 Monitoramento dos participantes 6 13,6 Não há desvantagens 2 4,5 Outras 1 2,3 Total de ocorrências 44 100,0 Fonte: ABRAEAD, 2006, p. 103 Tabela 16: Desvantagens da EAD para as organizações - 2006 Desvantagens Freq. % Evasão 15 27,8 Ausência de intimidade com o método 12 22,2 Custo de implantação 10 18,5 Impessoalidade 6 11,1 Monitoramento dos participantes 5 9,3 Outras 4 7,4 Não há desvantagens 2 3,7 Total de ocorrências 54 100,0 Fonte: ABRAEAD, 2007, p. 118

CONSIDERAÇÕES FINAIS A utilização da EAD via Internet nos programas de EC, através dos AVAs, constitui-se em uma ferramenta poderosa para criação, disseminação e gestão do conhecimento pela organização, uma vez que possui vários elementos potencializadores de ações nesta direção, como por exemplo, possibilidade de processos de aprendizagem síncronos e assíncronos; compartilhamento de experiências prévias dos participantes (num processo de socialização de conhecimentos tácitos); intervenções que levam a reflexões, reflexões que levam a respostas que geram novas perguntas e que conduzem a novas respostas, num processo contínuo de socialização, externalização, combinação e socialização do conhecimento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Porém algumas ressalvas são apresentadas: as organizações, geralmente, optam por desenvolver seus programas de EC através desta modalidade de aprendizagem achando que estão minimizando custos; necessidade de envolvimento de todos os membros da cúpula da organização; objetivo dos cursos bem definido; mediação pedagógica cuidadosa e eficaz; desenvolvimento ou aquisição de um AVA deve ser muito criteriosa.

REFERÊNCIAS BUKOWITZ, W. R.; WILLIAMS, R. L. Manual de Gestão do Conhecimento: Ferramentas e técnicas que criaram valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002. EBOLI, M. Educação Corporativa no Brasil: mitos e verdades. 2 ed. São Paulo: Editora Gente, 2004. INSTITUTO MONITOR. Anuário brasileiro estatístico de educação aberta e a distância 2005. São Paulo: Editora Monitor, 2006. INSTITUTO MONITOR. Anuário brasileiro estatístico de educação aberta e a distância 2006. São Paulo: Editora Monitor, 2007. MEISTER, J. C. Educação corporativa: A gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo: Makron Books, 1999.

REFERÊNCIAS NONAKA, I.; TAKEUSHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997a. NONAKA, I. Como as organizações aprendem: relatos do sucesso das grandes empresas. São Paulo: Futura, 1997b. REGO JR., L. C. M. E-Learning. In Manual de Treinamento e Desenvolvimento: Um guia de operações. São Paulo: Pearson Makron Books, 2001. SANTOS, E. O. dos. Articulação de saberes na EAD online: Por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem. In SILVA, M. (org.) Educação online. São Paulo: Editora Loyola, 2003.

“O papel de uma teoria científica não é o de fornecer uma solução tão geral dos problemas que se torne irrefutável à experiência, mas, ao contrário, o de abrir novos caminhos sobre os quais se reencontrarão, cedo ou tarde, novos obstáculos fecundos”. Jean Piaget