Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Terushi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Inclusão digital inclusão social
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Universidade Federal do Rio Grande
Prof. Dr. Josemar Henrique de Melo Aula 1
Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Desafios e oportunidades do EAD
Referências.
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Gestão do Conhecimento
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
Produção do conhecimento em EAD
Treinamento SEER à distância: uma estratégia para repasse de tecnologia A educação à distância (EaD) não é, propriamente, uma novidade possibilitada pela.
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA AMPLIADA
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Sensibilização no IF-SC
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Universidade Federal de Santa Catarina
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
Motivação e Expectativas
Tipos de Tutoria.
O papel do conteudista.
Modelos de Gestão Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e E-learning
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Novas Funções dos Professores de EAD
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Informações sobre o Teleduc
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Margarete Teresinha Fabbris de Oliveira Santos Vanusa Sampaio Pedroso
II Encontro Nacional do Programa ALI Agentes Locais de Inovação
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Conselho Tecnológico. A parceria Conselho Tecnológico.
CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.
Laboratório de Ensino a Distância
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ENSINO DA BIBLIOTECONOMIA: contribuição estratégica da Educação a Distância Mariza Russo Seminário de Educação a Distância.
Avaliação tecnológica e funcional de sistemas ERP do tipo SL/CA visando sua implantação em pequenas empresas. (PUIC) Participante do Trabalho: Lidiane.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Prof. Pedro Paulo Carbone Doutor em Economia pela Católica Mestre em Administração Pública pela FGV Graduado em administração pela USP Professor da FGV.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Transcrição da apresentação:

Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Terushi Kawano Especialista em Gestão Pública (CEFET/SC) Supervisor da Seção de Apoio Técnico e Pesquisa (JFSC) terushi.kawano@jfsc.jus.br Apresentação Marilda Todescat, Dra Doutora em Engenharia da Produção (UFSC) Professora do Curso de Administração (UFSC) marilda@cse.ufsc.br

Por que “um” instrumento? Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Por que “um” instrumento? Assim como as demais ferramentas que se inserem no contexto de uma organização, sejam essas públicas ou privadas, devem trabalhar em sinergia com outros instrumentos e não ser propagada como uma panacéia (do lat. Panacea, deusa da cura, popularmente conhecida como “remédio para todos os males”). Por que “um” instrumento? Assim como as demais ferramentas que se inserem no contexto de uma organização, sejam essas públicas ou privadas, devem trabalhar em sinergia com outros instrumentos e não ser propagada como uma panacéia (do lat. Panacea, deusa da cura, popularmente conhecida como “remédio para todos os males”).

Subseções da Justiça Federal de Santa Catarina Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Subseções da Justiça Federal de Santa Catarina Mapa das Subseções da Justiça Federal de Santa Catarina: Distância x treinamento

Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Análise e diagnóstico Com a Constituição Federal de 1988, houve o crescimento da Justiça Federal (criação dos Tribunais Regionais Federais e aumento da interiorização da JF); Em 2001 houve a criação e posterior instalação dos Juizados Especiais Federais (JEF’s) – causas até 60 salários mínimos); Aumento da demanda por cálculos judiciais, porém: conhecimento específico e restrito a poucas pessoas; treinamento efetuado de forma presencial (alto custo e reduzido número de instrutores) e não atendendo no tempo adequado; Análise e diagnóstico Com a Constituição Federal de 1988, houve o crescimento da Justiça Federal (criação dos Tribunais Regionais Federais e aumento da interiorização da JF); Em 2001 houve a criação e posterior instalação dos Juizados Especiais Federais (JEF’s) – causas até 60 salários mínimos); Aumento da demanda por cálculos judiciais, porém: conhecimento específico e restrito a poucas pessoas; treinamento efetuado de forma presencial (alto custo e reduzido número de instrutores) e não atendendo no tempo adequado;

Eficiência (jogar bem) x Eficácia (fazer o gol) Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Pergunta: De que forma o profissional da área de cálculo judicial poderá se atualizar, considerando a redução de custos aliada a um resultado eficiente (alcance a todos e ao mesmo tempo), eficaz (seja informado e construa o seu conhecimento) e tenha efetividade (formação de capital intelectual)? Reflexão: Pergunta: De que forma o profissional da área de cálculo judicial poderá se atualizar, considerando a redução de custos aliada a um resultado eficiente (alcance a todos e ao mesmo tempo), eficaz (seja informado e construa o seu conhecimento) e tenha efetividade (formação de capital intelectual)? Reflexão: Eficiência x Eficácia – (jogar bem) x (fazer o gol) Eficiência x Eficácia Eficiência (jogar bem) x Eficácia (fazer o gol)

Algo está acontecendo... Lembram do dia 31 de agosto de 2010? Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Algo está acontecendo... Lembram do dia 31 de agosto de 2010? Jornal do Brasil (JB) – início em 1891; Jornal do Brasil (versão On line) – 1995; Jornal do Brasil (fim da versão impressa) – 31 de agosto de 2010. Por que? Algo está acontecendo... Lembram do dia 31 de agosto de 2010 Jornal do Brasil (JB) – início em 1891; Jornal do Brasil (versão On line) – 1995; Jornal do Brasil (fim da versão impressa) – 31 de agosto de 2010. Por que? Descobriram o seu negócio: comunicação Descobriram o seu negócio: comunicação

Uma sociedade em mutação – mudança de paradigmas: Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Uma sociedade em mutação – mudança de paradigmas: IDÉIA IDEIA Uma sociedade em mutação – mudança de paradigmas: IDÉIA – LÂMPADA IDEIA – LÂMPADA PL IDEI@ – IPAD IDEI@

Uma Justiça Federal em mutação: Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Uma Justiça Federal em mutação: Processo Processo Uma Justiça Federal em mutação: Processo – amontado de papéis; Processo – “workflow”; Pr@cesso – Processo eletrônico Pr@cesso

Construção do conhecimento na área de cálculo judicial: Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Construção do conhecimento na área de cálculo judicial: Treinamento presencial + Mensageria instantânea Construção do conhecimento na área de cálculo judicial: Treinamento presencial Utilização de mensageria E a proposta: tutori@ on line + Tutori@ on line

Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Faltou algo? O fascínio da tecnologia da informação; Tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) não são soluções isoladas; O que falta agregar, então, às TIC’s? Onde estão os atores? Faltou algo? O fascínio da tecnologia da informação; Tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) não são soluções isoladas; O que falta agregar, então, às TIC’s? Onde estão os atores? Jardim ou Jardineiro Jardim ou Jardineiro

Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Jardim ou jardineiro? “ensinar o conhecimento, e todos os esforços têm sido feitos para que isso aconteça de forma competente. Isso é muito bom. A ciência é um meio indispensável para que os sonhos sejam realizados. Sem a ciência não se pode plantar nem cuidar do jardim. Mas há algo que a ciência não pode fazer. Ela não é capaz de fazer os homens desejarem plantar jardins. Ela não tem o poder de fazer sonhar. Não tem, portanto, poder de criar um povo (...)” (Rubem Alves, 2000) Jardim ou jardineiro? “ensinar o conhecimento, e todos os esforços têm sido feitos para que isso aconteça de forma competente. Isso é muito bom. A ciência é um meio indispensável para que os sonhos sejam realizados. Sem a ciência não se pode plantar nem cuidar do jardim. Mas há algo que a ciência não pode fazer. Ela não é capaz de fazer os homens desejarem plantar jardins. Ela não tem o poder de fazer sonhar. Não tem, portanto, poder de criar um povo (...)” (Rubem Alves, 2000)

Jogando pedras no lago (“dinâmica dos fluidos”) Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Jogando pedras no lago (“dinâmica dos fluidos”) Jogando pedras no lago (“dinâmica dos fluidos”) Utilizando a dinâmica dos fluidos (“pedras no lago”): cena do filme “Núcleo – Missão ao centro da Terra” (The Core, Paramount Pictures, 2003)

Comunidades de Prática (CoP’s) (“pedras no lago”) Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Comunidades de Prática (CoP’s) (“pedras no lago”) “[...] são grupos de pessoas reunidas informalmente pela expertise e paixão compartilhadas por um empreendimento conjunto, engenheiros envolvidos na perfuração de poços, consultores que se especializaram em marketing estratégico, ou advogados defendendo um cliente em uma causa complicada. Algumas delas se reúnem regularmente, outras estão conectadas basicamente através de correio eletrônico, e podem ou não ter agendas explícitas. Todas elas, no entanto, compartilham experiência e conhecimento de maneira criativa para promover novas abordagens para problemas que a comunidade identificou.“ (Wenger, 2004) Comunidades de Prática (CoP’s) (“pedras no lago”) Wenger destaca expertise, paixão, empreendimento conjunto, ferramentas e objetivo

Comunidades de Prática (CoP’s) – na nossa “prática” Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Comunidades de Prática (CoP’s) – na nossa “prática” Expertise – servidores que atuam na área de cálculo judicial Paixão – compartilhar, receber e gerar conhecimento Empreendimento conjunto – Tutoria on line Ferramentas – TIC’s (base Adobe Connect ®), auxiliadas por mensageria instantânea, e-mail Objetivo – compartilhar experiência e conhecimento na área de cálculo judicial, frente às novas abordagens (novas possibilidades de cálculo) para problemas que a comunidade identificou (materialização da demanda em valores) Comunidades de Prática (CoP’s) – na nossa “prática” Expertise – servidores que atuam na área de cálculo judicial Paixão – compartilhar, receber e gerar conhecimento Empreendimento conjunto – Tutoria on line Ferramentas – TIC’s (base Adobe Connect ®), auxiliadas por mensageria instantânea, e-mail Objetivo – compartilhar experiência e conhecimento na área de cálculo judicial, frente às novas abordagens (novas possibilidades de cálculo) para problemas que a comunidade identificou (materialização da demanda em valores)

Abordagem tradicional: Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Abordagem tradicional: Abordagem sugerida – modelo colaborativo de EaD Abordagem tradicional x Abordagem sugerida (modelo colaborativo de Ead) Atores: Professor/tutor/monitor/aluno – relações em “hipertexto” Atendimento: permanente/temporário

Modelo da agregação de conhecimentos (Oliveira, 2007) Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Modelo da agregação de conhecimentos (Oliveira, 2007) Modelo da agregação de conhecimentos (Oliveira, 2007) Oliveira aborda as “trilhas do conhecimento”. Desde os primeiros treinamentos (integração, noções básicas da instituição, etc) até a aposentadoria, e além...

Tutoria on line Uma proposta com ciclo contínuo Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Tutoria on line Uma proposta com ciclo contínuo Tutoria on line – uma proposta com ciclo contínuo Atores e ações: Servidores que atuam na área de cálculo judicial Mediação através de tutores Armazenamento do conhecimento em base de dados única (CMS) Ciclo permanente – renovação e agregação de conhecimentos Formação de capital intelectual ETAPAS: Desde a identificação 1, detalhamentos, aplicação e em 7 o avivamento.

O sonho (projeto) acabou? Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial O sonho (projeto) acabou? “E acho que posso ir mais longe, surpreendendo aqui um exemplo do que me dizia Jaime Ovalle a propósito das preferências de Deus: - Ele (Deus) gosta mais de uns que de outros. Deus tem as suas predileções: tem uma quedinha pelas crianças, os mendigos, os doidinhos, os poetas, os pobre-diabos, os humilhados e perseguidos, os que sofrem por amor, enfim: os inocentes. Deve ter lá suas razões. Isso não é injustiça não: é que a justiça de Deus é diferente da justiça dos homens.” (Fernando Sabino) O sonho (projeto) acabou? “E acho que posso ir mais longe, surpreendendo aqui um exemplo do que me dizia Jaime Ovalle a propósito das preferências de Deus: - Ele (Deus) gosta mais de uns que de outros. Deus tem as suas predileções: tem uma quedinha pelas crianças, os mendigos, os doidinhos, os poetas, os pobre-diabos, os humilhados e perseguidos, os que sofrem por amor, enfim: os inocentes. Deve ter lá suas razões. Isso não é injustiça não: é que a justiça de Deus é diferente da justiça dos homens.” (Fernando Sabino)

Justiça Federal de Santa Catarina Tutoria on line – uma proposta de um instrumento para a construção do conhecimento na área de cálculo judicial Bibliografia BRASIL. Lei nº 8.898, de 29 de junho de 1994. Altera dispositivos do Código de Processo Civil. Diário Oficial da União, Brasília: Imprensa Nacional, 30 jun. 1994. BRASIL. Lei nº 10.259, de 12 de julho de 2001. Dispõe sobre a instituição dos Juizados Especiais Federais Cíveis e Criminais no âmbito da Justiça Federal. Diário Oficial da União, Brasília: Imprensa Nacional, 13 jul. 2001. CJF. Conselho da Justiça Federal. Subcomitê 3. Plano Estratégico para Ensino a Distância na Justiça Federal. Estruturação da EAD e de Ferramentas de Apoio. Brasília: CJF, mai. 2007. CJF. Conselho da Justiça Federal. PNC – Programa Permanente de Capitação dos Servidores da Justiça Federal – Biênio 2008/2009. Disponível em <http://portal.cjf.jus.br/cjf/documentos/PNC.pdf>. Acesso em 20 out. 2008. CERQUEIRA, J. Universidade Corporativa e Gestão do Conhecimento. Disponível em <http://www.sesi.org.br>. Acesso em 04/04/2010. DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. EMERENCIANO, Maria do Socorro Et al. Ser presença como Educador, Professor e Tutor. Colabor@ Revista Digital da CVA – RICESU, Curitiba, Vol. 1, No. 1, p. 4-11, ago. 2001. FEREICHERT, Fernado et al. CoP3 - Modelo de criação de espaços de colaboração em Parcerias Público-Privadas, baseadas em Comunidades de Prática. Artigo (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento). UFSC, s/d. JUNIOR, Daniel Alves de Oliveira. Comunidades de prática: um estudo dos grupos de usuários Java. 2005. 128 p. Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília. MORAES, Marialice. A monitoria como serviço de apoio na educação à distância. 2004. 230 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. NISKIER, Arnaldo. Educação à Distância – A tecnologia da esperança. São Paulo : Loyola, 1999. TERRA, José Cláudio. Comunidades de prática: conceitos, resultados e métodos de gestão. Terra Fórum Consultores, Disponível em <http://www.terraforum.com.br>. Acesso em 30 out. 2008. WENGER, E. Communities of practice: a brief introduction. 1998. Disponível em: <http://www.ewenger.com/theory/. >. Acesso em: 20 jun. 2009. Bibliografia