Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário Passaporte da leitura Apresentação da leitura Conteúdos / Aulas previstas: 7ºA, 7ºB Nomenclatura da avaliação nos testes Processo de auto e heteroavaliação Critérios de autoavaliação: 7ºA, 7ºB Critérios de avaliação Blog / Mail Matriz dos testes escritos
Estrutura das aulas 1º BLOCO DA SEMANA (90 min.) Registo do sumário ESTUDO DO TEXTO (é necessário o manual) Projeto “Ler, lazer e aprender” – Desenvolvimento do projeto e apresentações de leituras (http://ler-lazer-e-aprender.webnode.pt/) 2º BLOCO DA SEMANA (90 min.) Exercícios de ortografia (e outros) Registo do sumário Escrita (http://arquivoe-portugues.blogspot.pt/) ESTUDO DA GRAMÁTICA (é necessário o manual) EDUCAÇÃO LITERÁRIA (45 min.) Registo do sumário – Faz-se sempre na aula seguinte, num bloco de 90 min. Leituras (é necessário o manual)
Manual
Estrutura do Caderno diário ÍNDICE 1 – PLANOS (Calendário escolar, estrutura das aulas, etc.) 2 - PASSAPORTE DA LEITURA 3 - SUMÁRIOS 4 - ESTUDO DO TEXTO 5 - ESTUDO DA GRAMÁTICA 6 – ESCRITA (facultativo) 7 – ARQUIVO (Testes, propostas de escritas, etc.) ------------------ Exemplos
Passaporte da leitura / 7ºAno Título Autor Editora N.º de páginas (mínimo de 250 / período) Data do início Data do fim --------- Exemplos
Apresentação de leitura OBJETIVOS Identificar o livro Referir o assunto do livro Ler e justificar a escolha de um excerto do livro TEMPO 2 minutos ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS Preparação Livro Slide (ou trailer de promoção do livro) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Correção Clareza
Apresentação de leitura (slide) ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS Título Autor Excerto (pág.) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Organização Criatividade
Processo de autoavaliação Todas as semanas, os alunos entregam à professora o resultado da reflexão sobre a autoavaliação de acordo com os critérios definidos. Pode ser entregue na sala de aula ou enviado por mail. Heteroavaliação Nesse registo de reflexão, os alunos devem ainda referir a avaliação que fazem da turma, justificando e usando a seguinte nomenclatura: Fraco; Não Satisfaz; Satisfaz; Satisfaz Bastante; Excelente.
Fraco - não estuda Não satisfaz – 15 min Satisfaz – 30 min Estudo individual 7ºA Fraco - não estuda Não satisfaz – 15 min Satisfaz – 30 min Satisfaz Bastante – 1hora Excelente – 2 horas Comportamento 7ºA Fraco - 3R e/ou 20X Não satisfaz – 2R e/ou 10X Satisfaz – 3X e/ou 1R Satisfaz Bastante – 1X Excelente – 0
Fraco - não estuda Não satisfaz – 10 min Satisfaz – 30 min Estudo individual 7ºB Fraco - não estuda Não satisfaz – 10 min Satisfaz – 30 min Satisfaz Bastante – 1:00h Excelente – 2:00h Fraco - 5X e / ou 5R Não satisfaz – 3X e/ou 1R Satisfaz – 2X Satisfaz Bastante – 1X Excelente – 0
Conteúdos / Aulas Previstas (7ºA) 1º Período Conteúdo Aulas previstas Textos de comunicação social 6 Textos de leitura integral (narrativos) Textos narrativos Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 65 aulas 2º Período Conteúdo Aulas previstas 2 Textos de leitura integral (narrativos) 9 poemas Textos narrativos e poéticos Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 62 aulas 3º Período Conteúdo Aulas previstas 7 poemas 1 Textos de leitura integral (dramático) Textos dramáticos Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 36 aulas
Conteúdos / Aulas Previstas (7ºB) 1º Período Conteúdo Aulas previstas Textos de comunicação social 6 Textos de leitura integral (narrativos) Textos narrativos Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 65 aulas 2º Período Conteúdo Aulas previstas 2 Textos de leitura integral (narrativos) 9 poemas Textos narrativos e poéticos Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 63 aulas 3º Período Conteúdo Aulas previstas 7 poemas 1 Textos de leitura integral (dramático) Textos dramáticos Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 37 aulas
Nomenclatura dos testes
Critérios de avaliação Instrumentos de avaliação (domínios do conhecimento) Ponderação Testes escritos/fichas de avaliação sumativa 55% 80% Participação na aula: *Leitura em voz alta; *Interpretação e análise de texto; *Levantamento de questões; *Competência linguística; *Apreciações críticas fundamentadas; *Apresentação de trabalhos; *Intervenções com base no trabalho de casa; *Trabalhos escritos, realizados na aula; *Trabalhos de pesquisa; *Trabalhos de projeto/portefólio; *Organização do caderno diário. 25% Atitudes valores Ponderação Participação na aula: *Sentido de responsabilidade: material; pontualidade; respeito pelos prazos estabelecidos. *Empenhamento: interesse pelas atividades propostas. *Autonomia: autoavaliação; valorização do espírito crítico e de iniciativa. *Comportamento: respeito pela opinião dos outros; cooperação com outrem; respeito pelos colegas e professor. 20%
Blog e email