Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de escolas Roque Gameiro Amadora
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
Narrativas completas e outros textos Escola
Organização do Caderno Diário
Ciências Naturais 7ºano Professora Fátima Lopes

POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
Curso de Gêneros Textuais
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
GRUPO 510 Análise do diagnóstico feito sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos, estratégias e resultados obtidos.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
3ºano do 1º ciclo do Ensino Básico 2012 / 2013
CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO
III Encontro de Boas Práticas
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.
Uma Aventura…Literária 2013
D. Manuel Ferreira Cabral
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Desenvolvimento Curricular
DOCUMENTOS OFICIAIS DA ESCOLA
Dulce Pereira Cristina Raimundo Marisa Costa 10 julho 2013.
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
O QUE É O PROJETO KEY FOR SCHOOLS?
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Técnicas dos alunos de sucesso
Decisões.
Uma Aventura…Literária 2013
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Disciplina de Geografia
Trabalho em grupo.
Colocar o dedo no ar, para poder falar
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 2010/2011 Bem-vindos…
Proposta de e-portefólio para um aluno do ensino profissional
Curso de Especialização em Mídias na Educação
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
MÓDULO 12 A Construção do numero.
Apresentação da disciplina Comunicação Oral e Escrita IST – LEE (2º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
Bem-vindo Reunião de Encarregados de Educação 4º A – Professora Paula Bento Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros 12/09/2014.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ÁREA PROJECTO.
Titulo do projeto Nome dos alunos Orientador.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)- 7º ano de escolaridade Prof. Emanuel Camacho Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da.
Variante de Cozinha - Pastelaria
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica
Novo programa Língua Portuguesa
Didática da alfabetização
Projeto: História Pelas Ondas do Rádio
CRONOGRAMA DE ENTREGA TCC1
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Reunião de Encarregados de Educação Professora- Paula Bento
Agrupamento de Escolas Alves Redol
Departamento de ciências exatas e experimentais Disciplina de Física Francisco Máximo Carvalho Materiais de apoio à Disciplina de.
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
Transcrição da apresentação:

Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário Passaporte da leitura Apresentação da leitura Conteúdos / Aulas previstas: 7ºA, 7ºB Nomenclatura da avaliação nos testes Processo de auto e heteroavaliação Critérios de autoavaliação: 7ºA, 7ºB Critérios de avaliação Blog / Mail Matriz dos testes escritos

Estrutura das aulas 1º BLOCO DA SEMANA (90 min.) Registo do sumário ESTUDO DO TEXTO (é necessário o manual) Projeto “Ler, lazer e aprender” – Desenvolvimento do projeto e apresentações de leituras (http://ler-lazer-e-aprender.webnode.pt/) 2º BLOCO DA SEMANA (90 min.) Exercícios de ortografia (e outros) Registo do sumário Escrita (http://arquivoe-portugues.blogspot.pt/) ESTUDO DA GRAMÁTICA (é necessário o manual) EDUCAÇÃO LITERÁRIA (45 min.) Registo do sumário – Faz-se sempre na aula seguinte, num bloco de 90 min. Leituras (é necessário o manual)

Manual

Estrutura do Caderno diário ÍNDICE 1 – PLANOS (Calendário escolar, estrutura das aulas, etc.) 2 - PASSAPORTE DA LEITURA 3 - SUMÁRIOS 4 - ESTUDO DO TEXTO 5 - ESTUDO DA GRAMÁTICA 6 – ESCRITA (facultativo) 7 – ARQUIVO (Testes, propostas de escritas, etc.) ------------------ Exemplos

Passaporte da leitura / 7ºAno Título Autor Editora N.º de páginas (mínimo de 250 / período) Data do início Data do fim --------- Exemplos

Apresentação de leitura OBJETIVOS Identificar o livro Referir o assunto do livro Ler e justificar a escolha de um excerto do livro TEMPO 2 minutos ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS Preparação Livro Slide (ou trailer de promoção do livro) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Correção Clareza

Apresentação de leitura (slide) ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS Título Autor Excerto (pág.) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Organização Criatividade

Processo de autoavaliação Todas as semanas, os alunos entregam à professora o resultado da reflexão sobre a autoavaliação de acordo com os critérios definidos. Pode ser entregue na sala de aula ou enviado por mail. Heteroavaliação Nesse registo de reflexão, os alunos devem ainda referir a avaliação que fazem da turma, justificando e usando a seguinte nomenclatura: Fraco; Não Satisfaz; Satisfaz; Satisfaz Bastante; Excelente.

Fraco - não estuda Não satisfaz – 15 min Satisfaz – 30 min Estudo individual 7ºA Fraco - não estuda Não satisfaz – 15 min Satisfaz – 30 min Satisfaz Bastante – 1hora Excelente – 2 horas Comportamento 7ºA Fraco - 3R e/ou 20X Não satisfaz – 2R e/ou 10X Satisfaz – 3X e/ou 1R Satisfaz Bastante – 1X Excelente – 0

Fraco - não estuda Não satisfaz – 10 min Satisfaz – 30 min Estudo individual 7ºB Fraco - não estuda Não satisfaz – 10 min Satisfaz – 30 min Satisfaz Bastante – 1:00h Excelente – 2:00h Fraco - 5X e / ou 5R Não satisfaz – 3X e/ou 1R Satisfaz – 2X Satisfaz Bastante – 1X Excelente – 0

Conteúdos / Aulas Previstas (7ºA) 1º Período Conteúdo Aulas previstas Textos de comunicação social 6 Textos de leitura integral (narrativos) Textos narrativos Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 65 aulas 2º Período Conteúdo Aulas previstas 2 Textos de leitura integral (narrativos) 9 poemas Textos narrativos e poéticos Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 62 aulas 3º Período Conteúdo Aulas previstas 7 poemas 1 Textos de leitura integral (dramático) Textos dramáticos Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 36 aulas

Conteúdos / Aulas Previstas (7ºB) 1º Período Conteúdo Aulas previstas Textos de comunicação social 6 Textos de leitura integral (narrativos) Textos narrativos Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 65 aulas 2º Período Conteúdo Aulas previstas 2 Textos de leitura integral (narrativos) 9 poemas Textos narrativos e poéticos Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 63 aulas 3º Período Conteúdo Aulas previstas 7 poemas 1 Textos de leitura integral (dramático) Textos dramáticos Conteúdos gramaticais Escrita Oralidade 37 aulas

Nomenclatura dos testes

Critérios de avaliação Instrumentos de avaliação (domínios do conhecimento) Ponderação Testes escritos/fichas de avaliação sumativa 55% 80% Participação na aula: *Leitura em voz alta; *Interpretação e análise de texto; *Levantamento de questões; *Competência linguística; *Apreciações críticas fundamentadas; *Apresentação de trabalhos; *Intervenções com base no trabalho de casa; *Trabalhos escritos, realizados na aula; *Trabalhos de pesquisa; *Trabalhos de projeto/portefólio; *Organização do caderno diário. 25% Atitudes valores Ponderação Participação na aula: *Sentido de responsabilidade: material; pontualidade; respeito pelos prazos estabelecidos. *Empenhamento: interesse pelas atividades propostas. *Autonomia: autoavaliação; valorização do espírito crítico e de iniciativa. *Comportamento: respeito pela opinião dos outros; cooperação com outrem; respeito pelos colegas e professor. 20%

Blog e email