ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE UBIRATÃ - ACEU

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS
QUEM SOMOS Somos uma divisão do Grupo Pragmática totalmente voltada para o mercado jurídico. Com aproximadamente 19 anos de atuação, mais do que conhecer.
Instituições Escolares
BENCHMARKING.
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
Projetos de Aprendizagem
Boas Práticas de Segurança para o Turismo de Natureza do Paraná
Metodologia Científica
Apresentação do Projeto
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
CONTINUANDO....
1 SERVIÇOS DE UMA ACE O CONHECIMENTO E A INFORMAÇÃO PODE NOS AJUDAR A GERIR E ADMINISTRAR UMA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL/NÚCLEO SETORIAL TORNANDO – A MAIS.
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Entrelinhas em Caruaru
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Embora procurando satisfazer as expectativas naturais de seus representados, os sindicatos se vêem, permanentemente, diante de um crescente número de.
GESTÃO DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
A experiência do Estado de Minas Gerais
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Projeto PEIEX: Esse projeto vem nos auxiliar em um momento de transição muito importante, não só em razão da crise mundial econômica mas com relação as.
A casa do empresário desde Histórico A ACIAR foi fundada em Junho de 1979, através da iniciativa de empresários de Realeza e também com apoio da.
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Gestão Estratégica na Política Pública
Empresa: Torp Academia
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Diagnóstico do nível de modernidade das indústrias de móveis da cidade de Tubarão. Economia (Economia Industrial: Mudança Tecnológica). Projeto PUIC Individual.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
Trabalho de Conclusão do Curso
Planejamento Estratégico
INTRODUÇÃO Problema de Pesquisa: O segmento têxtil e confecção tem enfrentado desafios para elevar sua produtividade, reduzir custos, garantir a qualidade.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Planejamento Estratégico
1ª Reunião de Diretoria 17 de maio de A Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio grande do Sul - Federasul - é uma entidade de.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
INDÚSTRIA COMÉRCIO SERVIÇOS COMUNIDADE ACI. Case Conselho Administrativo e Financeiro Conaf Case Conselho Administrativo e Financeiro Conaf.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Integrar Consultoria Organizacional1. 2 UM BREVE HISTÓRICO DA NOSSA EMPRESA Fundada em 2005, a Integrar Consultoria e Assessoria Organizacional Ltda,
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Fases Metodológicas do Planejamento Social
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. Foz do Iguaçu – PR, 15 de Abril de 2015.
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE UBIRATÃ - ACEU
Transcrição da apresentação:

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE UBIRATÃ - ACEU Pesquisa aplicada junto ao empresariado local visando o planejamento estratégico da implantação do programa capacitar no Município de Ubiratã – Paraná APRESENTAÇÃO DIEGO SAGGIN SUELEN SILVA PONTELO

INTRODUÇÃO A Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã (ACEU) figura como um elo de ligação entre a categoria produtiva e entidades que estudam as tendências e aplicações de novas técnicas voltadas à melhoria contínua das atividades, bem como o acompanhamento da evolução dos mercados. O programa capacitar, vai além de uma ferramenta de aprimoramento de gestão empresarial, é também uma forma de mobilização para conhecimento de fatores que envolvem o meio empresarial local, assim esse trabalho estará voltado a pesquisar e avaliar a situação instalada, para servir como base de dados à implantação do programa, ordenado pela representação da fiel opinião da comunidade empresarial local.

OBJETIVO GERAL Realizar pesquisa qualitativa e quantitativa entre o empresariado Ubiratanense, sócios e não sócios da Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã-PR para embasar o planejamento estratégico da implantação do programa capacitar no município.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Efetuar pesquisa de dados junto ao empresariado Ubiratanense, englobando associados e não associados da ACEU; Tabular e interpretar as informações levantadas, procedendo a análise e interpretação dos dados; Elaborar dossiê composto com as informações obtidas e apresenta-las a Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã.

JUSTIFICATIVA Ao considerar que as pessoas possuem necessidades e desejos diferenciados, é fácil entender por que as comunidades ou regiões não são iguais. Aplicar um programa de aprimoramento de gestão empresarial sem levar em consideração as diferenças existentes entre formas e costumes de cada região seria fadá-los ao fracasso. Todo e qualquer projeto cuja aplicação será extensiva a um grupo ou a um meio, deve ser formatado levando em consideração os interesses dos envolvidos, assim a pesquisa em questão, servirá para refletir os anseios da comunidade empresarial envolvida no programa capacitar que será implantado pela ACEU.

FUNDAMENTAÇÃO ASSOCIAÇÃO ASSOCIAÇÃO COMERCIAL Para o Sebrae (2002) Associação são, entidades constituídas de pessoas físicas ou jurídicas, dirigidas por uma diretoria eleita, cujas funções estão subordinadas à vontade coletiva e democrática de seus associados e cristalizados no seu Estatuto Social, aprovado em Assembléia Geral e devidamente registrado e arquivado no órgão competente. ASSOCIAÇÃO COMERCIAL Associações Comerciais são entidades da classe empresarial que congregam pessoas jurídicas e físicas vinculadas a todos os setores da atividade econômica, como por exemplo, agricultura, pecuária, comércio, indústria e prestação de serviços.

PROGRAMA CAPACITAR É um instrumento de capacitação e fortalecimento para os empresários de pequenas e micro empresas, é uma experiência pioneira, criada em 2002 através da parceria entre a Federaminas e a Câmara de Artes e Ofícios de Essen (Alemanha) e o SEBRAE/MG. Assim que uma Associação Comercial define sua participação no programa, é decidido junto com o Capacitar quem será o consultor local, e posteriormente é montado um Comitê Gestor na cidade. Ele é responsável pelo levantamento dos segmentos mais atuantes na região e que serão definidos como foco de trabalho. Esses segmentos são escolhidos levando em consideração o poder de atuação e a possibilidade de contribuição para desenvolvimento social da cidade.

METODOLOGIA Para alcançar a amostragem dos entrevistados, utilizou-se a formula de “população finita”. Segundo Fonseca & Martins (1996, p. 178-179): Resultado para o grupo de associados, considerando que existem 189 empresas associadas ativas: n= 100 empresas

Resultado para o grupo de não associados, considerando que existem 600 CGC de empresas cadastradas no município, dos quais exclui-se 189 pertencentes ao grupo anterior e 20% das restantes, como sendo empresas inativas ou irregulares: n= 100 empresas

ACEU  Através de iniciativa um grupo de empresários em 30/03/1976 funda a Associação Comercial e Industrial de Ubiratã- ACIU. Dr. Rui de Almeida Valente . No inicio do ano de 1976 a sede ACIU de Ubiratã era instalada na Rua Herculino Otaviano, 822, e teve como primeiro Presidente o senhor Natalino Montanha. Em 1990 foi lançada a pedra fundamental para construção da sede própria, inaugurada no dia 03 de março de 2003. No ano de 2002, foi reativado o Conselho da Mulher Executiva. Atendendo recomendação da FACIAP para abrir espaços para profissionais liberais e demais prestações de serviços, foi alterado o nome para ACEU – Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã.

Resultado da pesquisa aplicada aos empresários associados da ACEU

Resultado da pesquisa aplicada aos empresários não associados da ACEU

CONSIDERAÇÕES FINAIS Num contexto geral, a pesquisa expressa a realidade vivida pela ACEU, que como todo ambiente empresarial enfrenta desafios diários, onde nem sempre é possível agradar a todos, porém faz um excelente trabalho se consideradas as suas limitações. Neste sentido, pode-se dizer que trata-se de uma instituição que fomenta o processo criativo e inovador para o crescimento do comércio local e melhoria do seu quadro social, figurando como prova maior desta abertura a implantação do programa capacitar.

ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DOM BOSCO DE UBIRATÃ A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. (Peter Drucker) Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo. (Ayrton Senna)