Brasil: o estado de uma nação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proteção efetiva com porta de saída
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
1 A adolescência é uma das fases do desenvolvimento dos indivíduos e, por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Ilustrações do uso do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil Ricardo Paes de Barros Brasília, outubro de 2003.
Planejamento estratégico de pessoas
Administração Estratégica
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Desenvolvimento do trabalho Manhã do dia Conceitos e características da avaliação em larga escala. Conceitos e características da avaliação em larga.
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
EMPREGABILIDADE.
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
O que não é o caso Múltiplas acepções de “caso”:
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Quem é o jovem brasileiro?
Os diferentes níveis de desenvolvimento
“La discriminación por etnia o raza”
Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Radar Social Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
AS MÚLTIPLAS FACETAS DO SALÁRIO
Disparidades de Género no Mercado de Trabalho Português
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA - SST DIRETORIA DE JUVENTUDE, TRABALHO, EMPREGO E RENDA – DJER.
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Indicadores sociais e educacionais
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Instituto de Economia – UFRJ
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?
Empresas Juniores: prescrições para um contexto de pesquisa
D. Que problemas caracterizam a evolução da população portuguesa?
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROEJA D O C U M E N TO B A S E PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
Aula 19 – Método Gespública MPOG Prof Júlio Andrade Fonte: MPOG – GesPublica, “Guia de Indicadores”, Brasília – DF, 2010.
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO TRABALHO
Escola de Formação Política Miguel Arraes
C. Que consequências resultam da evolução da população?
Bruno Rieger Salzano Édio Serafim Filho Pedro F. Angelini Thiago Pessuto Barboza Virgínia Nehmi Vitor Nagata.
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
Política Educacional Brasileira
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Ministério da Educação
Rafael Felipe Sawitzki
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama

O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
Adércia B. Hostin dos Santos Coordenadora de Assuntos Educacionais Contee A precarização do Ensino Superior.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Desigualdade e Globalização;
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

Brasil: o estado de uma nação Motivação: Carência de informações técnicas relevantes sobre a realidade e os desafios do desenvolvimento que orientem o debate. Objetivos do Projeto: Fornecer diagnóstico simples, mas criterioso, da situação econômica, social e institucional do Brasil; estimular o debate acerca das fontes de nossos problemas fundamentais e a reflexão quanto a possíveis soluções. outubro - 2005

Brasil: o estado de uma nação Público-alvo do Projeto: Público letrado não especializado; Estudiosos e centros de pesquisa em geral; Organizações da sociedade civil, legisladores e responsáveis diretos pela formulação e gestão de políticas públicas; Formadores de opinião. Ao público estrangeiro, estarão disponíveis versões resumidas em inglês, espanhol e, nesse ano, francês. Dimensões de análise: Crescimento econômico; complexidade produtiva; igualdade de oportunidades; maturidade institucional; e eficiência pública.

A edição 2005 Temas centrais: Brasil: o estado de uma nação A edição 2005 Temas centrais: Desenvolvimento e inclusão social hoje e no futuro, com destaque especial para a juventude brasileira. Conhecer como a nação tem construído sua história em múltiplas dimensões: na forma como produz e se desenvolve materialmente, na capacidade de inovar e competir com o resto do mundo, na maneira como divide internamente o que é capaz de produzir, como seus membros se organizam e participam da vida social e política, como ocupa o território, como preserva os recursos naturais, e como pensa o futuro, expresso na juventude.

Brasil: o estado de uma nação Dados da produção: Etapa de pesquisa e redação Profissionais: cerca de 60 pesquisadores do Ipea e dos principais centros de pesquisa do país Duração: 7 meses Etapa de edição Profissionais: 15 Duração: 3 meses Custo total: R$ 850.000,00 (consultoria técnica, editoração, revisão, copidesque, formatação/ diagramação e arte-final do livro, impressão do livro, material para produção em geral, elaboração de resumo executivo em português, e versão resumida (100 pags.) em português, inglês, espanhol e francês, idealização e montagem do site do projeto e elaboração de livro específico sobre o tema juventude)

Brasil: o estado de uma nação Editores: Fernando Rezende e Paulo Tafner Coordenadores dos capítulos: 1. Estabilidade e Crescimento – Régis Bonelli 2. Inovação e Competitividade – Eduardo Viotti, Mario Salerno e João Alberto De Negri 3. Pobreza e Exclusão Social – Hamilton Tolosa 4. Cidadania e Participação – Wanderley Guilherme dos Santos e Argelina Cheibub Figueiredo 5. Território e Nação – Clelio Campolina Diniz 6. Amazônia: desenvolvimento e soberania – Bertha Becker 7. O Estado e a Federação – Fabrício Oliveira e Fernando Rezende 8. Juventude no Brasil – Ricardo Paes de Barros, Mirela de Carvalho, Samuel Franco e Paulo Tafner

Juventude no Brasil Ricardo Barros (Ipea) Paulo Tafner (Ipea/Ucam) Mirela de Carvalho (Ipea) Samuel Franco (Ipea)

Componentes da apresentação Breve arcabouço analítico Oportunidades para adquirir capacidades: Acesso dos jovens à educação Protegendo e impondo limites: Violência

1- Breve arcabouço analítico Caracterizando a juventude Momento de: importantes decisões (carreira, casamento, família) formação de valores, atitudes e comportamentos comportamento individual muito influenciado por grupos Eventos agravantes Expansão das possibilidades de escolha Economia e sociedade em grande transformação Maior volatilidade econômica, social e tecnológica Maior dificuldade para formar expectativas Demanda por reformas: o futuro na mãos dos jovens

Preocupação com a juventude é um problema global ou específico a certos segmentos?

Alguns desafios para uma política (será necessária?) para a juventude Onda demográfica Desigualdade elevada requer política social mais ampla Garantir oportunidades não é suficiente. É necessário: Dotá-los das informações relevantes Complementaridade entre políticas para a juventude e para a infância

2- Oportunidades para adquirir capacidades: Acesso dos jovens à educação

Progresso ao longo da última década foi mais acentuado do que na anterior Evolução da escolaridade média dos jovens no Brasil ao longo das duas últimas décadas 9 8 2002 7 múmero médio de anos de estudo 6 1992 1982 5 4 3 15 anos 16 anos 17 anos 18 anos 19 anos 20 anos 21 anos 22 anos 23 anos 24 anos

E particularmente acentuado na educação média.

Acesso e progresso no Ensino Médio por idade Brasil - 1982 100 90 80 70 60 (%) 50 40 30 20 10 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Idade Nunca freqüentou o ensino médio Freqüenta o ensino médio Terminou uma das séries do médio e evadiu Terminou o médio e continuou

Todavia, entre os que completaram a educação média, a probabilidade de acesso à educação superior declinou

Apesar do progresso, ainda estamos muito aquém em termos de oferta de oportunidades educacionais aos jovens.

Não apenas estamos aquém do que deveríamos, mas também existe muita desigualdade educacional entre os jovens

As disparidades em inclusão digital são significativas Observe que apenas 15% do total dos jovens brasileiros têm acesso a micro

Apesar de todo esforço e progresso, ao longo da última década a desigualdade em oportunidades educacionais caiu pouco

3- Oportunidades para utilizar capacidades: Mercado de trabalho sob a perspectiva dos jovens

Alguns aspectos relevantes para análise do mercado de trabalho dos jovens a) Trade-off: Maximizar “adquirir” ou “utilizar” ou a questão é de equilíbrio entre oportunidades para adquirir e utilizar capacidades? b) Preocupações dos jovens com o trabalho: A entrada no mercado de trabalho O acesso ao trabalho O conflito entre estudar e trabalhar Qualidade dos postos de trabalho disponíveis

Acesso ao trabalho Trabalhadores e postos de trabalho são heterogêneos Falta de informação sobre os jovens e sobre os postos de trabalhos Dificuldade de localizar os melhores postos de trabalho Dificuldade de avaliar a qualidade de uma oferta de trabalho Longo período de busca (baixa intensidade da busca) Excesso de seletividade (otimismo)

Conflito entre estudar e trabalhar Só existe conflito para quem tem as duas oportunidades O problema do jovem brasileiro é muito mais falta de oportunidades do que conflito E essa falta de oportunidades estão concentradas na educação. E isso decorre mais da pobreza do que da escassez de vagas

Qualidade dos postos de trabalho Segmentação O fato dos jovens estarem ocupados em segmentos do mercado que oferecem postos de trabalho de pior qualidade explica boa parte de sua menor remuneração O mesmo explica o diferencial entre os jovens muito jovens e os jovens maduros Em relação aos adultos, os jovens estão sobre-representados em empresas pequenas e empregos informais Em relação aos jovens maduros, os muito jovens são menos sindicalizados, estão sobre-representados em empresas pequenas, no setor agrícola e em empregos informais, mas não entre os conta-próprias.

3- Protegendo e impondo limites: violência e sexualidade

(%)

Por 100 mil habs

Apenas Brasil e Colômbia superam a marca de 150 mortes/100 mil habs Por 100 mil habs Apenas Brasil e Colômbia superam a marca de 150 mortes/100 mil habs

Mas entre mulheres a taxa é inferior à de vários países Por 100 mil habs Mas entre mulheres a taxa é inferior à de vários países

Grande parte desses óbitos é evitável (%) Grande parte desses óbitos é evitável

Por 100 mil habs

(%)

Por 100 mil habs

Por 100 mil habs

Também aqui, grande parte desses óbitos é evitável (%) Também aqui, grande parte desses óbitos é evitável

É já é praticamente a metade da observada na Colômbia Por 100 mil habs É já é praticamente a metade da observada na Colômbia A taxa de mortalidade entre jovens homens é 4 vezes maior do que na Argentina, México ou EUA

E mesmo entre mulheres é especialmente elevada Por 100 mil habs E mesmo entre mulheres é especialmente elevada