EAD no Brasil 1904 Ensino por correspondência - cursos técnicos 1923

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
EAD no SEBRAE 2000 TV Curso em formato de telenovela 2001
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Contexto de Educação a Distância
Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Nome: Cristiane Perpétua de Oliveira Módulo: Introdutório Unidade/Etapa: 3.
Educação, Tecnologias e Comunicação na Era das Redes
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Formação profissional e EAD
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
CRISLAINE CASSIANO DRAGO FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: UMA EXPERIÊNCIA EM TUTORIA NA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA MACAPÁ - AP.
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Antecedentes Históricos da EaD no Brasil
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
Escolhendo o nosso Futuro
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
Educação a distância no SENAI: Cursos e serviços sob medida
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
CONAI 14/05/10. A Fundação Unimed foi criada no ano de 1995 e hoje atua nacionalmente de forma próxima às Unimeds, respeitando as peculiaridades de cada.
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Educação a Distância no Brasil
O Papel das TIC na Educação de Jovens e Adultos.
II Encontro Nacional do Programa ALI Agentes Locais de Inovação
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Antecedentes da EaD FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional 4º Período: Introdução a.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.

Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais
Linha do Tempo da EaD no Brasil
/ / Década de SAIR.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Linha do Tempo da EaD no Brasil
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
Avaliação da estratégia de implantação do Sisvan para a Saúde Indígena
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO I DISCIPLINA EDC287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Como surgiu o Programa TV Escola
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Importância para o século XXI.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Transcrição da apresentação:

EAD – Educação a Distância Educação a Distância: Tempo X qualidade de conteúdo.

EAD no Brasil 1904 Ensino por correspondência - cursos técnicos 1923 Rádio Sociedade do RJ - Henrique Morize e Roquete Pinto 1939/41 Instituto Monitor - Instituto Universal Brasileiro 1947 Senac/ Sesc – Universidade. do Ar - cursos comerciais radiofônicos. Aulas em discos de vinil pelo rádio com radiopostos 1950 Universidade do Ar – 80 mil alunos 1970 Alfabetização de adultos – Rádio (Projeto Minerva), TV (telecursos supletivos) e materiais impressos

EAD no Brasil 1904 Ensino por correspondência - cursos técnicos 1923 Rádio Sociedade do RJ - Henrique Morize e Roquete Pinto 1939/41 Instituto Monitor - Instituto Universal Brasileiro 1947 Senac/ Sesc – Universidade. do Ar - cursos comerciais radiofônicos. Aulas em discos de vinil pelo rádio com radiopostos 1950 Universidade do Ar – 80 mil alunos 1970 Alfabetização de adultos – Rádio (Projeto Minerva), TV (telecursos supletivos) e materiais impressos

EAD - Aproximação com a linguagem da televisão Primeiros cursos EAD na internet 1973 Projeto SACI - formato de telenovela - séries do lº grau 1976 Sistema Nacional de Teleducação – Rádio e TV 1978 Telecurso de 2º Grau 1983 Projeto Ipê“ – Sec. Educação SP - Fundação Padre Anchieta, Atualização do magistério de 1º e 2º Graus (Instrucionais) 1988/91 Reestruturação do Sistema de Teleducação 1995 CEAD (Centro Nacional de Educação a Distância 1996 LDB - TV Escola – MEC / SEED Secret.Educação a Distância

EAD – no SEBRAE Ano 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 Total 25.000 167.600 202.800 174.128 124.361 277.807 254.189 405.353 1631.238

EAD no SEBRAE 2000 TV Curso em formato de telenovela 2001 Telessalas –vídeo e Orientação 2002 1º curso por Internet - IPGN 2009 Sebrae-SP – lançamento em 2009 2010 1.631.628 Empresários Capacitados 2012 49 cursos de gestão empresarial 2010 Palestras Online

Atitudes Habilidades Conhecimento Foco Educação Continuada do Empreendedor Atitudes Habilidades Conhecimento Educação formal Educação continuada

Competência Motriz Operacional Integração dos 4 Pilares - Unesco SER/CONVIVER Teoria humanista Competência Atitudinal Autoconceito Pensar criativo Síntese Emoção Sentimentos Valores/ética SABER FAZER Teoria Sociocrítica Competência Motriz Operacional Aplicação Iniciativa Empreendedorismo SABER CONHECER Teoria cognitivista Competência cognitiva Operações mentais Pensar crítico Análise Argumentação Julgamento Discernimento

Comportamento: SABER AGIR Competências - CHA Conjunto de conhecimento e qualidades profissionais necessário a performance de um dado CONTEXTO. Desenvolvimento de competências deve agregar valor para o indivíduo e a Empresa. Comportamento: SABER AGIR CONHECIMENTO HABILIDADES ATITUDES “Competência em Educação é mobilizar um conjunto de saberes para solucionar com eficácia uma série de situações” Perrenoud

Cursos Autoinstrucionais Carga horária 3 e 16 horas Duração – 15 e 30 dias para cursar Certificação   10

Perfil do Público Empreendedores de todo Brasil que possuem ou pretendem abrir uma empresa. Empreendedores do Estado de São Paulo. As necessidades e as características do empreendedor é o ponto de partida do processo de desenvolvimento de conteúdo.   Empresários que buscam conhecimento de gestão empresarial para melhorar a sua atuação em todas as áreas da empresa. O empreendedor é o ponto de partida do processo de aprendizagem. As novas informações, conceitos e experiências colocados ao seu alcance devem promover mudanças em seu conhecimento adquirido, contribuindo a cada passo para a construção de um novo conhecimento. 11

Metáforas Despertar curiosidade Desafiar a conhecer o curso Vivenciar as situações propostas Criar uma situação que acolha os participantes no contexto do curso. A metáfora deve despertar no aluno a curiosidade em conhecer os temas e o desafia a explorar o curso e vivenciar as situações propostas. O enredo que a metáfora propõe deve ser real e adequado a realidade das micro e pequenas empresas, como por exemplo: “análise da qualidade no atendimento de um complexo de lojas com vendas em baixa para identificação de possíveis problemas”. Relação de semelhança subtendida 12

Cenário Ilustração do local da situação Realidade Elementos de interatividade O cenário ilustra o local onde toda a problemática do curso é desenrolada. O cenário traz os elementos de interatividade com os alunos. Os mais variados espaços são utilizados como cenário, por exemplo, praças públicas, estúdios de televisão, palco de programas televisivos, complexo comercial de lojas, entre outros, todos recheados de elementos de interatividade para que o aluno possa clicar para acionar uma informação do curso. Elementos de interação – blocos de notas, quadros de aviso, TV, telefone, rádio, calculadoras, agendas, entre outros. 13

Comunicação Linguagem de fácil compreensão, direta e dialógica. Conceitos breves enfoque no aprender a fazer.   ex. “Você deve preencher o quadro com as cores acima” como se o locutor estivesse conversando com o aluno. Apresentação da importância do tema para o negócio 14

Contextualização O aprender a fazer por meio de casos fictícios Contextualização na realidade do empresário Casos Fictícios O modo de fazer para solucionar uma situação problema é detalhado através de exemplos de casos fictícios contextualizados na realidade dos empreendedores paulistas. Isto significa dizer, por exemplo: a aplicação dos “4 Ps do Marketing” em uma empresa de pequeno porte, leva o empreendedor a se perceber no caso em questão e a compreender o passo a passo de como fazer no seu negócio. 15

Recursos Pedagógicos e Tecnológicos Personagens animados Características do perfil dos empresários Aproximar da realidade Identificação Diálogo - locução   As estórias são contadas por personagens animados, com locução de voz, ilustrados com características, as mais próximas do perfil dos empresários de micro e pequenas empresas paulistas, para que haja identificação e simpatia do aluno com o personagem.   A tecnologia, enquanto design de traços e textura dos personagens deve ser a mais próxima possível da realidade, sem distorções de forma e cores. Ao ilustrar um homem, é homem, não deve ser um boneco, ou um robô. O personagem presente no case de negócio fictício dialoga com os alunos, durante todo curso, vivenciando as situações problemas apresentadas, sugerindo soluções gerenciais cabíveis para o negócio em questão. Essa estratégia permite que o aluno do curso acompanhe detalhadamente a implantação de todos os conceitos na prática em uma empresa. 16

Recursos Áudio Visual Estímulo aos sentidos Reforçar a prática Vídeo com exemplos práticos Diferentes problemas   Vídeos de curta duração – multi plataformas 17

Ilustração Fotos Animação Ilustrações Conteúdos ilustrados Atrair pela visão Senso realidade   Fotos e Ilustrações De forma lúdica e didática os conteúdos são ilustrados com desenhos ou fotos, ou mesmo animações sobre fotos para facilitar a compreensão dos conteúdos. Os alunos visuais mais do que um bom discurso ele quer ver as coisas, aprendem pela visão.   Usar diversidade de pessoas (raças) 18

Atividades Refletir sobre a sua atuação Solucionar Problemas   São questões como: “com base no conteúdo apresentado, agora reflita sobre a sua empresa, pense e construa a sua meta, aonde você quer chegar ...”   Os exercícios devem refletir o fazer – a experimentação dos conceitos aprendidos. Avaliação Propostas de propostas de desenvolvimento de atividades práticas que estimulam o aluno a aplicar os conceitos no seu negócio. Não há avaliação de retenção de conteúdo. Desenvolvimento de Competências 19

Jogo Desafio e criatividade Desenvolve conteúdos complexos de forma leve sem exaustão   Tabuleiro de jogo de dado, labirinto, jogo da verdade entre outros explorados de forma intuitiva.

Ferramentas de Comunicação Interativa Minimizar o sentimento de solidão Propor a interação entre os empresários Dar maior dinamismo ao curso Chat Fórum e-mail Comunidades CLAUDIA - No sentido de minimizar o sentimento de solidão e propor a interação entre os alunos, as ferramentas tecnológicas de comunicação cumprem o seu papel dando maior dinamismo aos cursos autoinstrucionais, aproximando-se do modelo de sala de aula, preservando-se as trocas entre os alunos e o enriquecimento resultante deste processo interativo. 21

A EAD NA INTERNET   Interatividade mobilidade diminuição de custos

Informação nas telas O FUTURO DA EAD – De E-learning para T-LEARNING Projeto de implantação: 2012–2016 A televisão digital como plataforma de EAD Convergência digital - CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA DIGITAL Informação nas telas

EAD – Educação a Distância Rita Vucinic Teles ritav@sebraesp.com.br