POLÍTICAS INTERSETORIAIS EM SAÚDE DO TRABALHADOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Advertisements

CIST COMO INSTÂNCIA DE CONTROLE SOCIAL Seminário Coletivo Nacional de Saúde do Trabalho e Meio Ambiente – CUT Maria Izabel da Silva (Bel) Coordenadora.
Maria Helena Barros de Oliveira
Mesa: Segurança e Qualidade em Oncologia
POLÍTICA EM SAÚDE DO TRABALHADOR PARA O SUS
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Papel das Entidades CRF - SP
Exercício Profissional
Saúde e Segurança no Trabalho
Direito Constitucional II
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL
SAÚDE DO TRABALHADOR CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA
IV ENCONTRO NACIONAL DA RENAST – CONSTRUINDO A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR NO SUS Brasília-DF NORDESTE I 30 de junho e 01 de julho de 2010.
Centro de Vigilância Sanitária
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Políticas Sociais em Saúde Pública
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
Saúde do Trabalhador no SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Mauro Luís Silva de Souza
Responsabilidades.
“Vlado, morre e adoece com os trabalhadores”
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
PROGRAMA DE SAÚDE DO TRABALHADOR DE NITERÓI
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
Retrospectiva e Avanços em Saúde Auditiva do Trabalhador
Vigilância em Saúde do Trabalhador Relacionada à Agrotóxicos
OS DE SAÚDE C ONTRIBUIÇÃO: GERSON DOMONT PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DAS COMISSÕES DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO PARÁ.
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
Saúde do Trabalhador no SUS Interlocuções possíveis
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
REFORMA SANITÁRIA.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Prof. Bruno Silva Aula de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
Política Nacional do Meio Ambiente
3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR
Lei nº De 06 de abril de 2001 Antigo Projeto de Lei Paulo Delgado. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos.
Promoção da Saúde no Brasil
Direito à saúde e defesa do consumidor
Assistência Farmacêutica
DIREITO À SAUDE.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
POLÍTICA E AÇÕES EM SAÚDE DO TRABALHADOR PARA O SUS
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SAÚDE DO TRABALHADOR.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
EVOLUÇÃO DA POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
1. 2 Saúde do trabalhador na Administração Pública: contexto da relação de trabalho e sua repercussão na relação previdenciária.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Aspectos Jurídicos Afetos ao Saneamento Rural no Brasil Profª.Drª.Sheila Pitombeira.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Projeto de Lei Orçamentária para 2016 (Projeto de Lei nº 7, de 2015-CN) Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal (Conorf)
Transcrição da apresentação:

POLÍTICAS INTERSETORIAIS EM SAÚDE DO TRABALHADOR Área Técnica de Saúde do Trabalhador

O Objeto - Saúde do Trabalhador De onde vem ? Oposição Sindical anos 70 e 80 Movimento de Reforma Sanitária A “Constituição Cidadã” e o advento do SUS

O Objeto - Saúde do Trabalhador Um direito conquistado Constituição da República Federativa do Brasil Da Seguridade Social Art.196 – “A Saúde é um direito de todos e um dever do Estado,garantido mediante políticas sociais e econômicas ....” Art. 200- “Ao Sistema Único de Saúde compete ... executar as ações de saúde do trabalhador...”

O Objeto - Saúde do Trabalhador Abrangência Medicina do Trabalho: a doença Saúde Ocupacional: o posto de trabalho Saúde do Trabalhador: as relações sociais de produção (intersetorial, multiprofissional, postura pró-ativa do trabalhador)

D e f i n i ç ã o L e g a l Lei 8080/90 Artigo 6º - “... um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo: I - assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho; II - participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), em estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho; III - participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), da normatização, fiscalização e controle das condições de produção, extração, armazenamento, transporte, distribuição e manuseio de substâncias, de produtos, de máquinas e de equipamentos que apresentam riscos à saúde do trabalhador;

D e f i n i ç ã o L e g a l (continuação) IV - avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde; V - informação ao trabalhador e à sua respectiva entidade sindical e às empresas sobre os riscos de acidentes de trabalho, doença profissional e do trabalho, bem como os resultados de fiscalizações, avaliações ambientais e exames de saúde, de admissão, periódicos e de demissão, respeitados os preceitos da ética profissional; VI - participação na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas; VII - revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas no processo de trabalho, tendo na sua elaboração a colaboração das entidades sindicais; e VIII - a garantia ao sindicato dos trabalhadores de requerer ao órgão competente a interdição de máquina, de setor de serviço ou de todo ambiente de trabalho, quando houver exposição a risco iminente para a vida ou saúde dos trabalhadores.”

Agricultura e desenvolvimento agrário Comércio e indústria QUAIS SETORES MAIS SE RELACIONAM COM A GERAÇÃO DE AGRAVOS À SAÚDE DO TRABALHADOR? Setores que desenvolvem políticas que enfocam a produção e distribuição de bens (oriundos da transformação da natureza ) e prestação de serviços: Agricultura e desenvolvimento agrário Comércio e indústria Desenvolvimento Ciência e tecnologia (Relações de) Trabalho

SAÚDE PREVIDÊNCIA SOCIAL MEIO AMBIENTE JUSTIÇA QUAIS SETORES MAIS SE RELACIONAM COM OS IMPACTOS DA GERAÇÃO DE AGRAVOS À SAÚDE DO TRABALHADOR? SAÚDE PREVIDÊNCIA SOCIAL MEIO AMBIENTE JUSTIÇA

COMO SÃO AS POLÍTICAS QUE ENVOLVEM A SAÚDE DO TRABALHADOR NO BRASIL? FRAGMENTAÇÃO COMPLETA ENTRE OS SETORES RELACIONADOS COM A GERAÇÃO DE AGRAVOS À SAÚDE DO TRABALHADOR E AQUELES QUE ENFOCAM OS IMPACTOS DA GERAÇÃO DE AGRAVOS

QUAIS SÃO AS CONSEQÜÊNCIAS DESTA FRAGMENTAÇÃO? Entre 1999 e 2001 a Previdência Social registrou apenas entre os “segurados” com direito ao “Seguro de Acidentes de Trabalho” (cerca de 35% do total dos trabalhadores) 1.167.299 acidentes de trabalho, sendo 54.307 com óbitos ou incapacidade permanente.

Observação da OMS FACT SHEET nº 84 (revisado em junho de 1999), sobre Saúde Ocupacional, (www.who.int/inf-fs/en/fact084.html) "  ... A OMS estima que na América Latina, por exemplo, apenas entre 1 e 4 %  de todas as doenças ocupacionais são notificadas ...”

Temos portanto, em defesa da vida, a necessidade de desenvolvermos uma POLÍTICA DE ESTADO INTEGRADA entre os setores que lidam com a GERAÇÃO e os que lidam com os IMPACTOS à Saúde do Trabalhador

... uma Política Integrada de Saúde, Produção e Desenvolvimento Sustentável ...

COMO? - Elaboração de diretrizes Instâncias intra-setoriais no Governo e Iniciativa Privada (na Saúde a CIST e Comissão de Saúde Ambiental, Saúde do Trabalhador e Desenvolvimento Sustentável) Instâncias inter-setoriais no Governo e Iniciativa Privada (no Governo a revisão do GEISAT)

COMO? - Construção de arcabouço legal Exemplo - PL 1.011: Dispõe sobre a garantia dos trabalhadores à prevenção dos riscos decorrentes do trabalho e à promoção da saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). (tramitando na Câmara)

COMO? Criando estrutura e cultura institucional nos setores público e privado

MUITO OBRIGADO !