O LEVIATÃ Thomas Hobbes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O método Cartesiano Quatro etapas:
Advertisements

O absolutismo monárquico
Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO
JEORGIA CLEIDE FURLAN GONZALES DIREITO DID 11
Ciência Política e Teoria do Estado Prof.: Dejalma Cremonese
Jean-Jacques Rousseau
UNIJUI- UNIVERSIDADE DE NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
EPICURISMO: ÉTICA, PRAZER E SENSAÇÃO
Escrito por Thomas Hobbes, publicado em 1651
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
Nasceu em 05/04/1588 – Inglaterra Morreu em 04/12/ Inglaterra
LEVIATÃ Thomas Hobbes Interpretado por Giliard Melo da Silveira.
Thomas Hobbes.
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
O pensamento político de Thomas Hobbes
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Prof. Fernando Berardo Toscano
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
ILUMINISMO.
MONARQUIAS ABSOLUTISTAS
EPICURISMO PRAZER E SENSAÇÃO
ORIGEM DA SOCIEDADE Profª: Fernanda Silva Borges adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
Tomás de Aquino Escritos Políticos.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
“ESTOU PRESTES A REALIZAR A MINHA ÚLTIMA VIAGEM: UM GRANDE SALTO NA ESCURIDÃO.” THOMAS HOBBES (1588 – 1679)
Copyright © 1999 Todas as Aulas em Datashow são registradas em cartório ficando proibida sua reprodução e alteração total ou parcialmente, sem a autorização.
ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Filosofia Moderna Thomas Hobbes John Locke Jean Jacques Rousseau
T. HOBBES ( ) PRINCIPAIS OBRAS
Filosofia do Direito Capítulo 4
Curso de extensão em Filosofia do Direito – FARGS.
Thomas Hobbes Thomas Hobbes (Malmesbury, 5 de abril de 1588 – Hardwick Hall, 1 de dezembro de 1674) foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês,
Filosofia Professor Breno Cunha
Profª: Ms.Socorro Moura
THOMAS HOBBES.
O estado moderno Capítulo 17.
+ Locke e o consentimento Introdução à Ciência Polítca Novembro de 2014.
Absolutismo Prof. Lucas Villar.
COLÉGIO SALESIANO Prof. Éder Américo
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
Leviatã Thomas Hobbes.
AULA 8 – Uma nova visão: o Contratualismo de John Locke como argumento à favor da liberdade (Cap 24, pág 304 a 307)
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
HISTORIA MODERNA DOS D.H
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
A Filosofia Moderna- Séc. XVI - XVIII
Filosofia-2ª SÉRIE Professor Breno Cunha
CONTRATUALISTAS.
REVISÃO DE FILOSOFIA 9º ANO – AV 3º BIM.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Absolutismo Monárquico
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
John Locke.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
O pensamento liberal Capítulo 18.
Filosofia e Política.
O Estado como garantia de Liberdade SPINOZA. Objetivos “ Trabalhar a questão do Estado como garantidor da Liberdade que nasce da própria natureza humana.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30.
THOMAS HOBBES Matheus Gomes Ricardo Pimentel Debora Balbino Davi Douglas 2º B.
Thomas Hobbes e o poder absoluto do Estado
Profª Me. Licemar Vieira Melo. Corrente de pensamento vigente entre os séc. XVI e o XVIII que, a partir de filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, defendeu.
Transcrição da apresentação:

O LEVIATÃ Thomas Hobbes Prof. Clacir

LEVIATÃ Monstro bíblico dedo Capítulo 41 do livro de Jó –Mostra a essência e natureza do Estado civil.

Hobbes Nasceu em 1588 – faleceu em 1679 - inglês. Seu pai, clérigo anglicano – Viveu a invasão da Inglaterra pelos espanhóis, ao tempo da rainha Elizabete I. Matemático, teórico político

Hobbes Absolutismo em decadência. Quando a crise se tornou aguda em 1640 (Revolução Puritana) Hobbes, temendo por sua segurança, retirou-se para Paris.

Hobbes Acusado de haver escrito "O Leviatã" para apoiar o líder puritano Oliver Cromwell abandonando seu rei. Mantido na corte por Carlos II – pensão – proibido de imprimir assunto relativo à conduta humana.

Hobbes Em Paris Hobbes escreveu sua obra prima, "O Leviatã"; ou "Matéria, Forma e Poder da Comunidade Eclesiástica e Civil". Publicado em 1651.

Pensamento Hobbes é empirista e racionalista – contesta Descartes “uma coisa pensada tem que ser corporal e experimentada.”

Pensamento Idéia de conatus - uma força original ou "começo interno" do movimento animal. Impulsiona o homem a vencer sempre. Quando se fala em vida social, o importante é ultrapassar o outro – felicidade.

Pensamento O conatus provoca "guerra de todos contra todos", além disso o homem tem o instinto de conservação que é o desejo da paz – lei natural de sobrevivência. A paz é compatível com o instinto de conservação.

Pensamento Homem em estado de natureza – guerra de todos contra todosHobbes O homem o lobo do homem.avi – “homem é lobo do homem”. Inexiste um poder capaz de manter o respeito de um para com os outro. Sem tal respeito, cada um procura satisfação de seu próprio bem, sofrendo os riscos de estas mesmas condutas quando praticada pelo outro pode lhes causar.Thomas Hobbes O Lobo ( Pitty ).avi

Pensamento Homem em estado de natureza Principais causas da discórdia: competição (busca do lucro); desconfiança (busca a segurança); glória (busca reputação). “Guerra de todos contra todos” Causas da guerra – a competição (visa o lucro); a desconfiança (visa a segurança) e a glória (visa a reputação) .

Pensamento Homem em estado de natureza Guerra “é o ato pelo qual a vontade de travar batalhas está presente no homem.” - conatus Não há noção de justo, injusto, mal e bem e de propriedade – “é de cada homem aquilo que ele é capaz de conseguir , e apenas enquanto for capaz de consrvá-lo”. Tem o direito sobre TODAS as coisas.

Diferença entre sociedade humana e animais 1º o homem compete por honra e dignidade; 2º o homem tema idéia de bem comum; 3º a razão humana permite os avanços e conflitos; 4º o homem faz uso da palavra que permite que ele dissimule; 5º o homem nunca está contente com o que possue; 6º o acordo entre os homens é um pacto artificial.

Pensamento Estado social – PACTO. O homem quer sair daquelas condições precárias em que vivem em conseqüência do estado de natureza, fugindo da guerra em busca da paz. É a primeira lei natural que dá origem ao Estado Social.

Pensamento Estado social – Transferência mutua de direitos – Estado (poder comum superior) – renuncia de todos os direitos individuais e passagem desses direitos a um poder que é construído por todos. Abre mão de todos os direitos em favor da busca da paz. Impõe, pelo medo, devido ao poder coercitivo sobre todos. Poder uno e indivisível. Passa-se o poder a um homem ou a uma assembléia de homens que reduz todas as vontades a uma única vontade. Renuncia inclusive o “direito de revolução”.

Pensamento Diante dessa vontade de se salvaguardar é que surge o Leviatã, como força de manutenção da ordem social e que exerce o seu poder sobre os seus subalternos. Segundo Hobbes os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado.

Pensamento Hobbes, no Leviatã (caps. XIV e XV), fala das 19 leis naturais que servem de fundamento à lei positiva, civil ou canônica: 1ª Lei: Que cada um procure a paz, e, em caso de obstáculo, que cada um se defenda por todos os meios que puder. 2ª Lei: Que cada um abandone seu direito sobre toda a coisa, na medida em que os outros o façam, donde o contrato. 3ª Lei: Que se cumpram os pactos, donde a justiça. 4ª Lei: chamada de lei de gratidão: Que o homem seja grato a outrem pelos benefícios dele recebidos. 5ª Lei: Que cada um se esforce por ajustar-se aos outros: lei da sociabilidade. 6ª Lei: Perdoar aos que desejam a paz. 7ª Lei: Que se leve em conta, na punição, menos o mal cometido, que o bem futuro.  

Pensamento 8ª Lei: Evitar a insolência e a manifestação de desprezo ao próximo. 9ª Lei: Contra o orgulho: que cada um reco­nheça no próximo seu igual por natureza. 10ª Lei: Que ninguém procure, na Paz, apoiar-se num direito que ele não concederia aos outros. 11ª Lei: Que o árbitro escolhido seja equidoso e se comporte a respeito das partes de forma igual. 12ª Lei: Uso igual das coisas comuns. 13ª Lei: Que o direito às coisas indivi­síveis seja determinado pela sorte. 14ª Lei: da primogenitura e primeira captura. 15ª Lei: Que os mediadores da paz gozem do benefício do salvo conduto.

Pensamento 15ª Lei: Que os mediadores da paz gozem do benefício do salvo-conduto. 16ª Lei: Que aqueles que estão em con­flito submetam seu direito ao julgamento de um árbitro. 17ª Lei: Ninguém pode ser juiz em causa própria. 18ª Lei: Ninguém pode ser juiz em causa em que é interessado. 19ª Lei: O julgador deve acercar-se do maior número de testemunhas possíveis. Por fim, Thomas Hobbes resume todas essas leis a uma única Lei: a Lei Evangélica: Não fazer ao próximo aquilo que não queremos que nos seja feito. 

Pensamento Estado social – O poder do soberano é indispensável para garantir a paz. A liberdade do indivíduo fica adstrita ao que for permitido pelo soberano.

Imagine o Leviatã hoje

Pensamento Estado social – Espécies de governos no Estado Social: Monarquia – um representante da multidão que aderiu ao pacto. Aristocracia – uma assembléia composta por parte do grupo social. Democracia – uma assembléia de todos que formam o pacto.

Pensamento Estado social – Prefere a monarquia – O monarca é ao mesmo tempo portador da vontade do povo e própria que colidem. A riqueza, o poder e a honra do monarca vem da riqueza, força e da reputação de seus súditos. Evitaria a guerra civil da democracia e da aristocracia quando a prosperidade pública favorece a corrupção e ambição.

Pensamento Estado social – o que pode destruí-lo: A instituição imperfeita, problemas na sua formação; O veneno de doutrinas sediciosas (são perigo para a manutenção do estado); A divisão do poder do soberano.

Pensamento Exceção - O pacto não obriga a renuncia de direitos que evitem a morte; nem o direito de acusar sem garantia de perdão “conduta que teria a morte como resultado final”. - o pacto inválido.

Divisões 1ª parte: O HOMEM a) Relação com o outro: Cap. I a VIII. b) Recursos utilizados pelo homem para compreender o mundo: Cap. VIII a X. c) Fenômenos que estão dentro das relações humanas: Cap. XI a XII.

Divisões 2ª parte: O ESTADO SOCIAL É necessário como a única forma de viabilizar a vida em sociedade: Cap. XIII a XVI. É aquele que tem o controle sobre a natureza humana dada pelos próprios homens que fazem o pacto.