O Discurso Coletivo da Saúde na Mídia. Fernando Lefevre Professor Titular do Departamento de Prática de Saúde Pública

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Transcrição da apresentação:

O Discurso Coletivo da Saúde na Mídia

Fernando Lefevre Professor Titular do Departamento de Prática de Saúde Pública

O desenvolvimento, entre nós brasileiros, da comunicação social em saúde vem sendo persistentemente dificultado devido a impasses de natureza estrutural que presidem as relações entre o campo sanitário, o mercado, o estado e a população

Qual o papel da mídia neste contexto?

A Mídia, no Brasil, é, muito dominantemente um espaço privado, que viabiliza os interesses do mercado

No espaço da mídia, de um modo geral e também no campo da saúde, o papel, o lugar e a importância do Estado, da População e do Campo Sanitário é desproporcionalmente menor do que o papel do Mercado

Isto tem a ver com o fato conhecido de que a mídia é no Brasil, muito dominantemente uma propriedade privada financiada pelo mercado através da propaganda ou publicidade

O que tem sido feito frente a isso?

O Estado, proprietário das “ondas”, tentando, em nome do campo sanitário e da população, regular, controlar, minimizar os interesses e a lógica do mercado no espaço da mídia

Esta situação envolve uma rede muito complexa de relações de poder, de sedução, de dependência, de representatividade entre estes campos e no interior da cada um deles

O que parece mais urgente neste momento é aumentar a eficácia da intervenção regulatória do Estado na midia

Outras tarefas paralelas a médio e longo prazo. ganhar espaço para o campo da saúde coletiva dentro do campo sanitário. ganhar espaço para a população dentro do Estado, no setor saúde. ganhar espaço para o consumidor de saúde dentro do campo do mercado

Hoje em dia, os poderes hegemônicos são muito fortes, e as situações muito complexas. Não há mais espaço para ações heróicas mas apenas para tarefas realistas de curto, médio e longo prazos