Geografia Por Tabata Sato. Turismo Relacionada às condições geográficas. Paisagem natural: condições ambientais, como o clima, a vegetação e formas de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA INTERNACIONAL
Advertisements

CE_02_O que e para onde exportar?
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
Negócios Internacionais
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
Trabalho de Geografia Blocos Econômicos Professora: Meiriele Lazarin
MERCOSUL Trabalho de geografia 1º ano turma G
Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.
Administração do comércio internacional a partir do pós-guerra: as organizações multilaterais de comércio - do GATT à OMC.
Paulo Todescan Lessa Mattos
Comércio Internacional
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Associação e integração entre países
Ministério da Cultura.
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
CE_17_NAFTA e MERCOSUL DISCIPLINA: Comércio Exterior
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Estrutura da cadeia logística
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
Associação de Nações do Sudeste Asiático
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Prof. Jeferson C. de Souza
Cooperação Internacional
Administração de Mercado Exterior
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Conferência de Joanesburgo
CAPÍTULO 4 – COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL
Responsabilidade Social
Blocos econômicos-APEC
PROPOSTA DE AÇÃO ORIENTADORA: CYBELLE BUSSIKI. PROPOSTA DE AÇÃO - 24 HORAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL SOBRE A PROPOSTA (O PROBLEMA)JUSTIFICATIVA A Copa.
Cooperação internacional
Direito Internacional Econômico
1 Série de módulo de aprendizagem Introdução a "As Normas e o Comércio"
Capítulo 19 – O comércio internacional
Gestão de Meios de Hospedagem
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
PROJETO CIDADES CULTURAIS Identidades Brasileiras Cultura, história e turismo. VARGINHA-MG.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA.
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Fernanda Aparecida no 6 Stephanie Padilha no 19 Victoria Gomes no 21
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Economia Brasileira1 Política Econômica Externa e Industrialização:
1 Aula 3 Economia e Mercados Globais Regulação Internacional.
Capítulo 19 O Mercado Global.
Gay-Lussac Prof. José Victor
Organização Mundial do Comércio
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
RELAÇÕES PÚBLICAS Ana Colaço Daiane Navarqui Joyce Agneli Marilene Gomes Neide Souza.
Comércio Exterior - conceitos
-Segunda metade do século XIX: Maiores nações passam a firmar acordos bilaterais -Primeira Guerra Mundial ( ): Estados Unidos se recusam a retomar.
Planejamento Estratégico de Marketing
O mundo dividido na era da Globalização
OMC.
Comércio Internacional e suas Divisões Econômicas e Geopolíticas 1 SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial CEPHRD – Centro de Educação Profissional.
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
FUNDAMENTO COMÉRCIO EXTERIOR Órgãos Reguladores 1.1.
Brunno Rafael Marini AD8A12 Profº Enzo.  Por que o comércio global é importante para os Estados Unidos e como é avaliado?  Por que as nações.
SENAI – CEPHRD Curso Técnico em Logística OMC E FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS Leticia Leal Ramilla Souza Renan Santos Sanzio Junior Dezembro/2009 VILA.
Catarina Vieira e Elisabete Figueiredo Universidade de Aveiro Fevereiro 2010.
Gats - Acordo sobre o Comércio de Serviços. Histórico Em 1947, quando da celebração do GATT 47, não haviam disposições referentes ao Comércio sobre Serviços.
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
ACORDO SOBRE BARREIRAS TÉCNICAS AO COMÉRCIO TBT AGREEMENT.
Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.
Planejamento Turístico
Transcrição da apresentação:

Geografia Por Tabata Sato

Turismo Relacionada às condições geográficas. Paisagem natural: condições ambientais, como o clima, a vegetação e formas de relevo Cultural: paisagem arquitetônica, museus, eventos culturais, estrutura do comércio e eventos econômicos, conferências internacionais.

Atividades econômicas relacionadas ao turismo incorporam o espaço geográfico pelo seu valor paisagístico, para transformá-lo em um espaço de consumo

Tríplice aspecto com incidências territoriais: áreas de dispersão (emissoras) áreas de deslocamento áreas de atração (receptoras)

Áreas de atração Manifesta-se materialmente o espaço turístico ou se reformula o espaço anteriormente ocupado. Forma mais acentuada o consumo do espaço.

O Turismo pode ser uma atividade econômica e social muito importante em vilas e cidades e viável para todos os envolvidos em sua cadeia produtiva. Para que seja consolidado é imprescindível que o seu desenvolvimento seja planejado com base sustentável.

Sustentabilidade do Turismo Ocorre através do crescimento econômico integrado com a melhoria da qualidade de vida da comunidade envolvida, conservação e preservação do meio ambiente, valorizando sempre a identidade cultural e as relações políticas e institucionais.

Sustentabilidade do Turismo Educação e formação profissional adequada são essenciais para o sucesso na gestão da atividade

Turismo Regionalizado Treinamento: facilidade de concretização de centro de treinamento e ou de junção de esforços visando contratação de especialistas; Divulgação: ações integradas sobre a mídia (rádio, jornal, televisão, revistas), ações de relações públicas (visitas, participação em eventos), mais volume de informações, matérias mais diversificadas, fotos variadas, etc; Eventos: utilização de prestadores de serviços regionais, bem como de equipamentos diversos,elaboração de calendário anual, que evite concorrência;

Turismo Regionalizado Compras: definir polo específico de comércio, o que permitiria aumentar a oferta de produtos, evitando concorrência selvagem na qual todos perdem; manter o comércio turístico aberto o ano todo. Marketing: pesquisa macro, visando auscultar o público potencial em relação à região, obtendo redução de custos; Produção caseira: incremento de vendas cooperativadas.

Organização Mundial do Comércio

OMC Surgiu oficialmente em 1 de janeiro de 1995, com o Acordo de Marrakech, em substituição ao Acordo Geral de Tarifas e Comércio(GATT), que começou em 1948.

OMC Lida com a regulamentação do comércio entre os seus países-membros Roberto Carvalho de Azevêdo, diplomata brasileiro, atual Diretor-geral OMC ( )

OMC Fornece uma estrutura para negociação e formalização de acordos comerciais resolução de conflitos que visa reforçar a adesão aos acordos da organização

Maiores dificuldades Relacionadas ao PROTECIONISMO: Doutrina que prega um favorecimento das atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira

Maiores dificuldades A intenção dos países desenvolvidos é que as barreiras alfandegárias sejam retiradas, no entanto, somente para entrada de seus produtos em outros territórios, já no processo contrário querem estabelecer medidas protecionistas.

Intermediação da OMC Um exemplo claro desse processo aconteceu em 2001, quando a empresa canadense Bombardier acionou a OMC por se sentir prejudicada, pois segundo ela, a empresa brasileira Embraer estaria sendo custeada ou subsidiada pelo governo brasileiro, de forma que esse procedimento vai contra as regras implantadas na organização. Nesse caso, as duas empresas lutam por um mercado extremamente lucrativo. Nesse exemplo, a OMC não aceitou o pedido da empresa canadense, ou seja, indeferiu o pedido.

Rodada de Doha Reunião da OMC, (Catar, 2001): marcada pela aceitação da China e pela tentativa liderada pelo Brasil (G20) de forçar os países ricos a reduzir suas barreiras protecionistas e assim permitir um maior desenvolvimento dos países agro-exportadores.

Protecionismo EUA EUA alegam que seus subsídios agrícolas se justificam pelo alto custo de produção interno e acusam o Brasil de não reduzir o protecionismo aos produtos industrializados

Protecionismo União Europeia UE alega que sem o protecionismo seus agricultores e pecuaristas não sobreviveriam no atual mercado globalizado.

Protecionismo Brasil omc-lista-brasil-como-lider-em- protecionismo.shtml