Misturando racismo e Bullying...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Expansão Marítima e os Descobrimentos
Advertisements

A origem da Filosofia e as suas relações com os mitos.
SERGIO BUARQUE DE HOLANDA
Os primórdios da sociologia no Brasil
Escola de Formação Política Miguel Arraes
da palavra/do diálogo/ de visão crítica
A FALSA DICOTOMIA ENTRE O DIREITO PÚBLICO E O DIREITO PRIVADO.
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Tema da aula: Gênero e Trabalho
DEFINIÇÕES.
Parábolas de Jesus Relembrando : as parábolas são estilos literários compostos por estórias típicas tiradas da realidade cotidiana do ouvinte, tem intenção.
O MITO DA DEMOCRACIA RACIAL
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
TERRA SEM LEI, CRIME DE DIFÍCIL CASTIGO.
Sabe-se que o albinismo é determinado pela ação de um gene recessivo autossômico. Considere um casal normal que teve 6 crianças todas normais. Sabendo-se.
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
QUESTÕES de 01 a 03 INSTRUÇÃO: Para responder a essas questões, identifique as afirmativas verdadeiras e, em seguida, marque na Folha de Respostas a alternativa.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:
TEORIAS DA ESCRAVIDÃO.
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
O Positivismo.
Aula 15 – Sartre e o Existencialismo
O QUE É RACISMO ? Apesar de toda a modernidade vivida pelas sociedades atuais, infelizmente ainda é comum encontrarmos casos de preconceito e discriminação.
Área de Projecto O racismo.
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Blog do curso: edspraca.wordpress.com
Aula 2 – Conquista e Colonização do Brasil
Há uma colheita em meio as mulheres… Hudson Medeiros RBIOJ/ IEF
Conteúdo para prova de História
GÊNERO.
Raízes do Brasil: Gilberto Freire e Sérgio Buarque de Holanda
A sociologia de Florestan Fernandes
Introdução a Questão Social
Formação da nação/nacionalidade/questão racial racismo
Aula – 3 Planejamento
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
Organização Econômica do Brasil Colonial Grupo 7 – Capítulo 11
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Professor: Jeferson A. Gottardi
REVISÃO ENERGIA MECÂNICA.
MICHEL FOUCAULT A microfísica do poder.
Transformações do pensamento sociológico ocidental
Educação, cultura e políticas da diferença
ECONOMIA AÇUCAREIRA.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Relações Étnico-Raciais e Afro-Descendência
PRECONCEITO RACIAL UMA FORMA DE EXCLUSÃO SOCIAL
A sociedade e a religião na colônia
IDEOLOGIA.
O Positivismo.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
Capítulo 25 ECONOMIA COLONIAL: O AÇÚCAR Professora Arluce D. Bezerra.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
ANTROPOLOGIA.
Platão e o Mito da Caverna
O conhecimento na antiguidade
Positivismo.
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Introdução: Referencial Teórico:
A teoria pós-colonialista do currículo
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Transcrição da apresentação:

Misturando racismo e Bullying... Emicida...4:15 Aula passada de Sociologia foi parar no Fant... 6:55

Conforme visto aula passada... Reagir sempre! Com violência nunca! Como ? Vídeo...3:38 Tal fatos são fenômenos estudados pela sociologia...

Relembrando o que é SOCIOLOGIA... Vídeo Aula Tc Sociologia...8:27 Conforme visto vídeo... Gilberto Freire é um dos principais teóricos da Sociologia no Brasil... Questões vestibularmente interessante...

c(SEDUC/PI) “A autonomia da Sociologia – insistamos nesse ponto – baseia-se cada vez mais no fato de que a estrutura social não é puro efeito de condições econômicas; nem das predominantemente políticas ou religiosas; nem de determinações geográficas. Resulta de interações: interação entre o grupo social e o meio físico; entre os fatores políticos e os religiosos; ou entre os econômicos e os psíquicos. Às vezes de tal modo se intercondicionam que é difícil dizer qual a condição predominante”. O fragmento anterior foi extraído do livro Sociologia: introdução ao estudo dos seus princípios, de Gilberto Freyre. Na sua programação, um curso introdutório da referida disciplina DEVE conter: I. Referência aos limites da sociologia, relacionando o natural, o social e o cultural. II. A posição da sociologia entre os estudos do homem considerado unidade biossocial. III. A ausência das sociologias especiais, como a sociologia histórica. IV. O consenso de teoria dentro da sociologia geral V. A valorização da diversidade e complexidade da realidade social. A respeito das afirmações constantes dos itens I a V, marque a alternativa CORRETA. a) Apenas as afirmações constantes dos itens III e V estão corretas. b) Apenas as afirmações constantes dos itens I e IV estão corretas. c) Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e V estão corretas. d) Apenas as afirmações constantes dos itens IV e V estão corretas. e) Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e III estão corretas.

Além da teoria, Gilberto Freyre com a obra "Casa Grande e Senzala", defende que a miscigenação foi o mecanismo de promoção da “Democracia racial” no Brasil...

Gilberto Freyre caracterizou a escravidão no Brasil como composta de senhores maleáveis e escravos conformados. O mito do bom senhor de Freyre é uma tentativa no sentido de interpretar as contradições do escravismo como episódio natural, algo extremamente condenável, porém, que resultou na construção de uma identidade racial notável.

Uepg 2010 32hist.dist(1+2+8) - O livro "Casa-Grande e Senzala", escrito pelo sociólogo Gilberto Freyre, trata de questões relativas à sociedade colonial brasileira. A respeito desse tema, assinale o que for correto. 01) Os escravos negros ocupavam os lugares inferiores nessa sociedade. 02) Os chamados "homens bons" eram em sua maioria brancos europeus que possuíam grandes porções de terras e grande número de escravos. 04) Não houve miscigenação entre brancos, negros e índios durante o período colonial. 08) As mulheres estavam submetidas ao poder dos pais ou dos maridos. 16) A Igreja Católica não esteve presente, tampouco exerceu qualquer forma de poder, durante os séculos coloniais.

Lembrando que “democracia racial” não é comum a todos os países... Treinamento para jogo...2:00 Apesar dos Gols...0:40 Reação...2:59

Por que o Brasil seria diferente ? A democracia racial existe ou se trata de um mito? http://www.brasilescola.com/historia/democracia-racial.htm

Sistematizado na obra “Casa Grande & Senzala”, de Gilberto Freyre, o conceito de democracia racial coloca a escravidão para fora da simples ótica da dominação. A condição do escravo, nessa obra, é historicamente articulada com relatos e dados onde os escravos vivem situações diferentes do trabalho compulsório nas casas e lavouras. De fato, muitos escravos viveram situações em que desfrutavam de certo conforto material ou ocupavam posições de confiança e prestígio na hierarquia da sociedade colonial. Os próprios documentos utilizados na obra de Freyre apontam essa tendência. 

Vídeo 100 anos de Gilberto Freyre...1:55 (Recife, 15 de março de 1900 Recife, 18 de julho de1987) Última reportagem com G.Freyre 1980... 12:44