Sociologia Revisão Iluminismo, Rousseau e Robespierre, Comuna de Paris, Anarquismo e Socialismo. Influência EUA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ILUMINISMO.
Advertisements

Ciência Política - UNIFRA
Onde? ING (início), FRA (auge);
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
Vimos aula passada ...gregos, vídeo...
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
A SOCIEDADE PRÉ-CIENTÍFICA II
ILUMINISMO (ou Ilustração) Século XVIII (Século das Luzes)
ILUMINISMO.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Onde? ING (início), FRA (auge);
Cursinho Popular Paulo Freire
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
ILUMINISMO As luzes da razão.
ILUMINISMO Definição: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; Quando: século XVIII; Onde? ING (início),
O I L U M N S Professor: Odair.
A Era Napoleônica e o Congresso de Viena.
Iluminismo O século das Luzes.
Filosofia Professor Breno Cunha
ILUMINISMO * Movimento Intelectual europeu dos séculos XVII e XVIII – época do ápice do Estado Absoluto; * ILUMINISMO = vem do verbo iluminar – época do.
Quando: século XVIII; Onde? INGLATERRA (início), FRANÇA (auge);
O Iluminismo.
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
Aula Semi - Fortunato.
Obra : O espírito das leis
ILUMINISMO Daniela Torres.
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
GRUPO 01 – O LIBERALISMO Contexto: - O desenvolvimento da linguagem e o aperfeiçoamento da comunicação; - Necessidade de regras e valores; Thomas Hobbes:
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
O ILUMINISMO.
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Iluminismo Definição:
ILUMINISMO Anti-dogmático. Valorização da razão.
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
AULA-22 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM
MONTESQUIEU MARX ESTADO
Socialismo.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
ILUMINISMO DEFINIÇÃO CONCEITOS
Quando: século XVIII; Onde? ING (início), FRA (auge);
Platão: Filósofo grego utopista
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
ILUMINISMO História – Prof. Lisi.
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
ILUMINISMO.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Prof° Leandro Crestani
ILUMINISMO.
John Locke.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
O pensamento liberal Capítulo 18.
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
ILUMINISMO.
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
Karl Marx e o materialismo histórico
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
O Iluminismo e as ideias que revolucionaram o mundo.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
Transcrição da apresentação:

Sociologia Revisão Iluminismo, Rousseau e Robespierre, Comuna de Paris, Anarquismo e Socialismo. Influência EUA.

O Iluminismo (+Rousseau) questionava o “absolutismo”, porém com a Revolução Industrial tais idéias passaram a denunciar a “desigualdade social”. Daí o surgimento do Anarquismo e Socialismo, sendo a Comuna de Paris sua primeira experiência. Porém, tais idéias acabaram atropeladas pelo Capitalismo Financeiro (+EUA).

Observe a questão do Enem 2009, no. 5e Normalidade II – Quino Disponível em: <http://www.filosofia.com.br/figuras/charge/49.jpg>. Acesso em: 26 mar. 2009.

“Eu não vou mais precisar de muita força, vou usar todas as que tenho agora” – ele pensou. E ele se lembrou das moscas que rebentam suas perninhas ao tentarem escapar do mata-moscas. KAFKA, Franz. O processo. Porto Alegre: L & PM Pocket, 2007. p. 258. (Fragmento). O Controle Social pode ser tomado como um conjunto de penalidades e aprovações, chamadas também de sanções. Estas são aplicadas aos indivíduos pela sociedade para assegurar a conformidade das condutas aos modelos estabelecidos. A imagem e o texto destacam aspectos relativos

(A) à garantia de liberdade coletiva pelo uso da força. (B) aos anseios idealistas utópicos perante as convenções sociais. (C) à natureza imitadora da maioria dos indivíduos diante das instituições sociais. (D) à possibilidade de reação e reversão de processos condicionantes. (E) às relações de poder presentes nas sociedades. Correta é a letra “E”... Lembra de Marx: “a história da humanidade é a história da luta de classes”

Tais “relações de poder” fazem parte dos fenômenos sociais estudados pela Sociologia para entendê-los e explicá-los... Estes estudos ganharam força durante o iluminismo...

Que tentou questionar as idéias que prevaleciam durante a Boa parte das idéias do Iluminismo... começaram durante o Renascimento... Que tentou questionar as idéias que prevaleciam durante a Idade média... Que por sua vez tentou organizar a sociedade após as invasões bárbaras, que destruiu o Império Romano e que dominou os gregos e absorveu sua cultura “helênica”. (Vídeos p/cima)

Pais do Iluminismo René Descartes (1596-1650) – 1637, “O Discurso sobre o Método” = método cartesiano (com a razão...)=> 1º. - verificar se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada. 2º. - analisar ou dividir ao máximo as coisas e estudá-las; 3º. - sintetizar ou agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro; 4º. - enumerar todas as conclusões e princípios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento.

O brilho da Verdade resultando da Razão e da Filosofia (alegoria Iluminista)

• Isaac Newton (1642-1727) –aprofundou a visão de universo mecanicista, o universo possui leis físicas invariáveis que regem seus movimentos. O estado de repouso de um corpo é relativo e o estado de movimento é absoluto. Com suas idéias, revolucionou o modo de pensar, ainda preso a concepções medievais de universo estático (influenciando visão social).

Voltaire, pseudônimo do francês François Marie Arouet, 1694-78, tornou-se uma das principais figuras da “família” Iluminista. Como em qualquer família, tinham conflitos, mas se mobilizavam na defesa uns dos outros contra o absolutismo, Igreja e Mercantilismo. Daí uma de suas frases: "Sou contra tudo o que vossa senhoria disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la". Entre os conflitos iluministas destaca-se “contrato social”...

Thomas Hobbes em Leviatã (1651) Teorizou o “contrato” pelo qual o homem abre mão de sua liberdade natural para que um poder absoluto e centralizado assegure a paz interna e a defesa da sociedade...

Já para John Locke, pelo “contrato social” o homem abre mão do seu direito natural de liberdade para que o Estado garanta o direito: á vida, á liberdade e á propriedade... Mas se houvesse violação destes pelo Estado surgiria o direito de “rebelar-se”

Porém, segundo Rousseau, o homem não abre mão de sua liberdade pois... “...cada um dando-se a todos não se dá a ninguém’. E ainda sai ganhando, porque, como todos fazem o mesmo, ele recebe de volta todos os direitos que cedeu e ‘maior força para conservar o que se tem’. Assim, todos se mantêm livres e iguais ao ingressar na sociedade civil, isto é, o corpo político.” (CHALITA, G. Vivendo a Filosofia. São Paulo: Ática, 2006. p. 286.) Vídeo Rousseau...

Montesquieu propõe a superação do Antigo Regime (Absolutista) e a tripartição em Legislativo, Executivo e Judiciário.

O mais poderoso instrumento para a divulgação das Luzes - obra magna da propaganda iluminista - foi a edição da Enciclopédia, dirigida por Jean Le Rond d'Alembert (entre 1751-54) e, em seguida, por Denis Diderot.

Despotismo Esclarecido Estimulados pelos filósofos da Ilustração, numerosos príncipes procuraram pôr em prática as novas idéias, procurando governar de acordo com a razão, segundo os interesses do Estado, mas sem abandonar seu poder absoluto. Essa aliança (contraditória) de princípios filosóficos e poder monárquico deu origem a um regime típico do século XVIII: o despotismo esclarecido.

(UFU) Leia atentamente o texto abaixo. “Para que isso ocorra, o pacto social deve nascer da entrega total de cada indivíduo à comunidade, com o que ele não perde nada, pois, diz Rousseau ‘cada um dando-se a todos não se dá a ninguém’. E ainda sai ganhando, porque, como todos fazem o mesmo, ele recebe de volta todos os direitos que cedeu e ‘maior força para conservar o que se tem’. Assim, todos se mantêm livres e iguais ao ingressar na sociedade civil, isto é, o corpo político.” CHALITA, G. Vivendo a Filosofia. SP: Ática, 2006. p. 286. De acordo com o pensamento de Rousseau, marque para as alternativas abaixo (V) Verdadeira e (F) Falsa. 1 ( ) Conforme a teoria de Rousseau, o pacto social só pode ocorrer com a entrega parcial de cada indivíduo à comunidade. 2 ( ) Apesar de entregar todos os seus direitos à sociedade, o indivíduo não se torna seu escravo, porque todos farão o mesmo que ele. 3 ( ) Além de não se tornar escravo, cada indivíduo sai ganhando com o pacto, porque ganha a força de toda a sociedade para preservar o que tem. 4 ( ) Ao abrir mão de sua liberdade natural, o indivíduo perde, também, sua liberdade na sociedade civil. Resp. F V V F

18. (UEPG PR21) Inspirados no Iluminismo, particularmente nas concepções de Voltaire, alguns soberanos como os da Prússia, Rússia, Áustria, Espanha e Portugal realizaram reformas com o objetivo de adequar as estruturas econômicas de seus Estados ao sistema capitalista em ascensão. Sobre esta política, que variou conforme as circunstâncias de cada país e que foi denominada Despotismo Esclarecido ou Reformismo Ilustrado, assinale o que for correto.

01. Os déspotas esclarecidos utilizaram os ensinamentos do Iluminismo, sem abrir mão do absolutismo na prática política. 02. O Iluminismo foi uma corrente de pensamento em constante progressão, absolutamente incompatível com experiências políticas autoritárias. 04. Os países que adotaram esse sistema apresentavam pontos comuns como: economia fundamentada em princípios mercantilistas, e capital, técnica e burguesia incipientes. 08. Os déspotas esclarecidos favoreceram a participação popular em seus governos. 16. Em suas reformas, os déspotas esclarecidos se fixaram, com algumas variações, nos seguintes pontos: relação Igreja–Estado, racionalização da economia, e reformas sociais. Soma = 21

05(UFMSv2010)13.“Classificar, delinear, dividir, sistematizar, criar um mapa mundi do saber. Esta era a idéia dos iluministas Diderot e D’Alambert: ordenar o mundo em categorias em uma enciclopédia com 17 volumes de texto. O projeto enciclopedista talvez seja a influência mais visível do iluminismo em nosso cotidiano. A escola, a divisão do conhecimento em disciplinas específicas, os livros didáticos, os telejornais revelam claramente essa busca classificatória. A Enciclopédia iniciava com um quadro esquemático do conhecimento humano, uma permanência que perpassa desde organogramas de empresas até as classificações da biologia.” (DARNTON, Robert – O Grande Massacre de Gatos. RJ: Graal, 1986, p. 272-273)

Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a(s) afirmativa(s) correta(s) a respeito do Iluminismo. (001) O impulso renovador das idéias iluministas provocou, na Europa, um grande interesse pelos problemas da vida em sociedade, possibilitando o surgimento de novas idéias e de teorias econômicas. (002) Em seu conjunto, os iluministas sustentavam a tese de que só um Estado ditatorial, controlado pela classe trabalhadora, seria capaz de eliminar a resistência burguesa e abolir as desigualdades entre as classes sociais. (004) O espírito renovador, presente no Iluminismo, conduziu a um profundo estudo das ciências, campo onde ocorreu um grande avanço. (008) Originado na Inglaterra, difundido pela França, o Iluminismo pregava a razão, a liberdade do espírito, a livre crítica e a tolerância religiosa, contrapondo-se, assim, ao peso da tradição, do dogmatismo religioso e filosófico e ao absolutismo Monárquico. (016) O Iluminismo, em seu conjunto, fazia uma incisiva crítica ao mundo civilizado e propunha um retorno às formas de vida da sociedade primitiva. Soma =13

Relembrando... O Iluminismo questionavam o “absolutismo”, porém com a Revolução Industrial tais idéias passaram a denunciar a “desigualdade social” com o Anarquismo e Socialismo, sendo a Comuna de Paris sua primeira experiência. Porém, tais idéias acabaram atropeladas pelo Capitalismo Financeiro (+EUA).

Relembrando Anarquismo e Socialismo... A Revolução Industrial criou péssimas condições sociais de existência para o proletariado o que favoreceu o clima de revoltas ...

Além disso a Revolução Francesa (pós jacobinos) passou a ser encarada como LIBERAL Burguesa (que por sua vez ainda lutava para se consolidar no poder x Sta. Aliança) X Anarquismo dos russos Bakunin e Kropotkin, estes defendiam a extinção do Estado, além do surgimento das idéias socialistas.

“A propriedade é um roubo” Pierre-Joseph Proudhon é considerado o “Pai do Anarquismo”, principalmente por suas críticas ao Estado opressor da sociedade e pela célebre afirmação de que “A propriedade é um roubo”

“O Estado burguês deveria ser destruído, Porém, foi o russo Mikhail Bakunin, que conseguiu teorizar e direcionar o Anarquismo. Para ele... “O Estado burguês deveria ser destruído, caso uma revolução armada fosse inviável, com a ação direta contra os governantes, realizada por meio de atentados.

Os primeiros socialistas (utópicos) propunham uma sociedade ideal sem oferecer os meios reais para alcançá-la... # O socialismo científico (marxista) tem como bases teóricas a revolução proletária contra a mais-valia através da luta de classes. Sua intenção era implantar um Estado forte para conduzir a implantação do comunismo.

Séc.XVIII Revolução Industrial = Capitalismo Ind. Burguesia Divisão Classes Livre concorrência (Lei Oferta/Procura) Objetivo é o Lucro $ = Industrialização Propriedade privada Proletariado trabalho x salário

Séc.XIX Socialismo – Karl Marx e Fridrich Engels Socialismo Capitalismo Estado Sem classes Economia Planificada Cada um produz segundo sua capacidade e recebe segundo sua necessidade. $ = Controle Estado

Socialismo – Karl Marx e Fridrich Engels Séc.XIX Socialismo – Karl Marx e Fridrich Engels Sem Estado e classes Meio Produção coletivo Comunismo Capitalismo Socialismo Sem classes Economia Planificada Rever “Manifestoon”

Relembrando... O Iluminismo questionavam o “absolutismo”, porém com a Revolução Industrial tais idéias passaram a denunciar a “desigualdade social” com o Anarquismo e Socialismo, sendo a Comuna de Paris sua primeira experiência. Porém, tais idéias acabaram atropeladas pelo Capitalismo Financeiro (+EUA). Vídeo Comuna de Paris...

Apesar da “Primavera dos Povos”, o século XIX passou pela II Revolução Industrial com o surgimento de novas potências (como EUA).

Na economia houve a superação do capitalismo industrial pelo financeiro, originando a concentração de empresas e enormes complexos industriais como cartéis, trustes e holdings. Cartel é acordo entre diferentes empresas para controlar preços e mercados. X + Truste, confiança entre grandes empresas para absorver pequenas e monopolizar a produção. Holding, empresa que controla outras através da participação acionária.

Tais empresas surgiram nas novas nações industriais da Europa, além dos EUA e Japão, e acabaram interferindo inclusive sobre os Estados ao final do séc. XIX e início do séc. XX.