Teoria Geral de Sistemas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abordagem Sistêmica da Administração
Advertisements

Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Teorias contemporâneas da administração
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
Dinâmica e Gênese dos Grupos
A Teoria sistêmica da administração
Estruturalismo e Funcionalismo
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
Teoria Geral da Administração (TGA)
Teorias de Sistemas de Informação
SEMINÁRIO : REDES DETERMINÍSTICAS - CAOS E ESTRUTURAS DISSIPATIVAS
COMPLEXIDADE SISTÊMICA
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
Desenvolvimento organizacional
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Abordagem Sistêmica da Administração
Abordagem Sistêmica da Administração
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Teoria de Sistemas Origens
Disciplina: FCA II Aula 9: Teoria Sistêmica
MORFOGÊNESE Para a BIOLOGIA, morfogênese é um processo de modelagem dos ORGANISMOS, ou seja, do seu DESENVOLVIMENTO a partir do ZIGOTO, através da formação.
Administração Geral - Aula 05
USP/EACH Gestão Ambiental ACH 113 Princípios de Administração
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Filosofia / Silenciais
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Teoria Geral dos Sistemas
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Princípios do SCO.
Teoria Geral dos Sistemas 2
Teoria Geral dos Sistemas 3
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Organização como organismos ANA VALoes beatriz JOYCE BANDEIRA natalia ramos rosinete domingos pricilla oliveira.
Universo, Planeta Terra e Vida
Aula 6 – Hume e o Empirismo
TEM FÍSICA AO SEU REDOR Prof.: Joni.
PSICOPEDAGOGIA.
Teoria de Sistemas.
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
O trabalho de Jean Piaget
Inteligência emocional
Fundamentos da Administração
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Teoria Geral dos Sistemas
MÉTODOS E TECNICAS EM ERGONOMIA
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
A Psicologia Experimental
ABORDAGEM SISTÊMICA DE ADM Prof. Ms. Adriano Rosa - FATEC GT
TEORIA DE SISTEMAS   .
O aparecimento da consciência humana
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Fundamentos da Administração Pública
Apostila de Práticas Investigativas
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Introdução à Inteligência Artificial
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 10
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
TEORIA GERAL DE SISTEMAS E os sistemas de informação.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Teoria Geral da Administração Prof. Rodrigo F. Belli
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Documentos e Propostas legais
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Profa. Iara Salsa / Profa. Simone lugon.
Teoria Geral de Sistemas
Transcrição da apresentação:

Teoria Geral de Sistemas Fundamentos Gerais A Teoria Geral de Sistemas (T.G.S.) surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968. A T.G.S. não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicação na realidade empírica. Os pressupostos básicos da T.G.S. são: Existe uma nítida tendência para a integração nas várias ciências naturais e sociais; Essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas; Essa teoria de sistemas pode ser uma maneira mais abrangente de estudar os campos não físicos do conhecimento científico, especialmente as ciências sociais;

Teoria Geral de Sistemas Essa teoria de sistemas, ao desenvolver princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, aproxima-nos do objetivo da unidade da ciência; Isso pode levar a uma integração muito necessária da educação científica. A importância da TGS é significativa tendo em vista a necessidade de se avaliar a organização como um todo e não somente em departamentos ou setores. O mais importante ou tanto quanto é a identificação do maior número de variáveis possíveis, externas e internas que, de alguma forma, influenciam em todo o processo existente na Organização. Outro fator também de significativa importância é o feed-back que deve ser realizado ao planejamento de todo o processo.

Teoria Geral de Sistemas Teoria do Caos Para a física e a matemática, é a teoria que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos. Em sistemas dinâmicos complexos, determinados resultados podem ser "instáveis" no que diz respeito à evolução temporal como função de seus parâmetros e variáveis. Isso significa que certos resultados determinados são causados pela ação e a iteração de elementos de forma praticamente aleatória. Exemplo: A formação de uma nuvem no céu, por exemplo, pode ser desencadeada e se desenvolver com base em centenas de fatores que podem ser o calor, o frio, a evaporação da água, os ventos, o clima, condições do Sol, os eventos sobre a superfície e inúmeros outros.

Teoria Geral de Sistemas Teoria do Caos A conseqüência desta instabilidade dos resultados é que mesmo sistemas determinísticos (os quais tem resultados determinados por leis de evolução bem definidas) apresentem uma grande sensibilidade a perturbações (ruído) e erros, o que leva a resultados que são, na prática, imprevisíveis ou aleatórios, ocorrendo ao acaso. Mesmo em sistemas nos quais não há ruído, erros microscópicos na determinação do estado inicial e atual do sistema podem ser amplificados pela não-linearidade ou pelo grande número de interações entre os componentes, levando ao resultado aleatório. É o que se chama de "Caos Determinístico“. Exemplo: O efeito borboleta

Teoria Geral de Sistemas Holismo Holismo (do grego holos que significa inteiro ou todo) é a ideia de que as propriedades de um sistema, quer se trate de seres humanos ou outros organismos, não podem ser explicadas apenas pela soma dos seus componentes. O sistema como um todo determina como se comportam as partes. O princípio geral do holismo pode ser resumido por Aristóteles, na sua Metafísica, quando afirma: “O todo é maior do que a simples soma das suas partes”.

Teoria Geral de Sistemas Sinergia É definida como o efeito ativo e retroativo do trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função. Quando se tem a associação concomitante de vários dispositivos executores de determinadas funções que contribuem para uma ação coordenada, ou seja o somatório de esforços em prol do mesmo fim, tem-se sinergia. O efeito resultante da ação de vários agentes que atuam de forma coordenada para um objetivo comum pode ter um valor superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente sem esse objetivo comum previamente estabelecido. O mesmo que dizer que "o todo supera a soma das partes". Ex: receita de bolo

Teoria Geral de Sistemas Complexidade Complexidade é uma noção utilizada em filosofia, linguística, pedagogia, matemática, química, física, meteorologia, estatística, biologia, sociologia, economia, medicina, psicologia, informática ou em ciências da computação ou da informação, entre outras áreas. A definição varia significativamente segundo a área de conhecimento. Frequentemente é também chamada teoria da complexidade, desafio da complexidade ou pensamento da complexidade. Trata-se de uma visão interdisciplinar acerca dos sistemas complexos adaptativos, do comportamento emergente de muitos sistemas, da complexidade das redes, da teoria do caos, do comportamento dos sistemas distanciados do equilíbrio termodinâmico e das suas faculdades de auto-organização.

Teoria Geral de Sistemas Dúvidas?