Educar em Direitos Humanos: Estratégias Metodológicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
1990.
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos
em Educação em Direitos Humanos
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Participação de Crianças e Adolescentes em processos de incidência em políticas públicas Ação Educativa, 27 de abril de 2011 Experiência das Conferências.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Marcelo Andrade Departamento de Educação / PUC-Rio
Motivação Conhecimento X prática Alimentação saudável e prazer
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
(experiências e reflexões de uma educadora)
Projeto Político-Pedagógico
Metodologia Dialética em sala de aula (Celso dos S. Vasconcellos)
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Questões metodológicas do Ensino Religioso
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Afinal, o que é Planejamento?
CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DO.
O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA.
“Uma oportunidade de reconciliação com o ato de aprender”
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento.
A P R E N D S I EQUIPE APRENDENTE... A T O D S.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Marco Doutrinal e Marco Operativo
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Construindo o futuro do seu filho!
“ Parte de Nós ”.
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
O que é ensinar história?
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
CUIDAR DO DIREITO DE APRENDER. CUIDAR DO DIREITO DE APRENDER.
Sem luta, não há vitória. Na complexidade de nossa existência temos dias fastidiosos, frente os quais nossas forças parecem ceder.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Dinâmicas de Grupo.
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OFICINAS. ✔ Estratégia de formação ✔ Lugar de transformações (interação entre experientes que se empenham em conjunto): ✔ no aprofundamento de uma compreensão;
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
Projeto VIDA E OBRA DE FERNANDO SABINO
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
Docência universitária: repensando a aula
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Renato Vairo Belhot – USP -SC
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
Educar em Direitos Humanos: Estratégias Metodológicas
Transcrição da apresentação:

Educar em Direitos Humanos: Estratégias Metodológicas Marcelo Andrade Novamerica / UENF

QUAIS IDÉIAS NOS VÊM COM MAIS FORÇA À CABEÇA QUANDO PENSAMOS NA PALAVRA OFICINA?

Do Dicionário: Local onde se pratica um ofício. Local onde se (des) (re) constrói e se fazem reparos. Local onde se verificam grandes transformações. Local onde se trabalha e se aprende.

Origem das Oficinas: Aparecem historicamente na Idade Média com os grêmios de artesãos. O “especialista”, hábil em seu oficio, aceitava em sua oficina um certo número de “aprendizes” para lhe ajudar no trabalho e para formar novos artesãos.

Idéias Chaves: Trabalho coletivo. “Aprender fazendo”. Construção de saberes. Manu-fatura / Mente-fatura. Observação como centro do processo de aprendizagem.

DIMENSÕES DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA: VER CONHECER DIMENSÕES COMPROMETER-SE CELEBRAR

Processo Pessoal e Coletivo: SENTIR PENSAR SÍNTESE AGIR

Momentos Básicos de uma Oficina Pedagógica: * Aproximar-se da realidade. * Reconhecer o conhecimento já existente. SENSIBILIZAÇÃO 1 * Refletir sobre a realidade. * Avançar no conhecimento. APROFUNDAMENTO 2

Momentos Básicos de uma Oficina Pedagógica: * Construir coletivamente. * Elaborar consensos. SÍNTESE 3 * Despertar para um atividade concreta. * Sensibilizar de maneira lúdica. COMPROMISSO 4

A oficina é uma pedagogia… da indignação. da admiração. de convicções firmes. que convida a agir.

OFICINA PEDAGÓGICA DIALÓGICA PARTICIPATIVA DEMOCRÁTICA UMA PRÁTICA EDUCATIVA

Por tudo isso, a partir de nossa experiência, acreditamos que as oficinas pedagógicas são mais que uma estratégia metodológica; trata-se de uma maneira de entender nossa relação com o conhecimento, com os outros, com os processos de construção do mundo e com nós mesmos. As oficinas pedagógicas se constituíram nosso caminho (methodos) privilegiado para a educação em / para a cidadania e os direitos humanos.

Contatos: NOVAMERICA: promotores@novamerica.org.br (21) 2542-6244 www.novamerica.org.br promotores@novamerica.org.br (21) 2542-6244 Marcelo Andrade: mandrade@gmail.com mandrade@uenf.br