Transversalidade dos Direitos Humanos Uma Cultura num contexto de Crise Proteção, Promoção e Defesa Educação Informal. Formal e Não-Formal Currículo Manifesto e Oculto Dimensões Ético, Jurídica... Valores, Atitudes e Procedimentos Disciplinas, Projetos e Intervenções
Educação Básica - Princípios Uma cultura em todo o espaço escolar; Papel fundamental da Escola na promoção do direitos humano a educação; Articula o respeito às diferenças de gênero, étnicas, geracionais, orientações sexuais, religiosas, origem social; Articula dimensões cognitivas, subjetivas, práticas individuais e coletivas; Educação intercultural; Diálogo inter-religioso; Leitura crítica dos preconceitos e estigmas; Eixo temático da Educação Básica; Atravessa conteúdos, currículo, projetos político-pedagógicos; Atravessa processo de gestão e participação; Informa direitos e deveres; Exercita o protagonismo social.
Linhas de Ações Inserção nas diretrizes curriculares; Transversalização em todo o processo escolar e no PPP; Diálogo com as entidades da educação; Mecanismos para garantia dos direitos; Parcerias com a comunidade escolar; Inserir no cotidiano escolar;
Exercitar o respeito às diferenças; Fortalecer os processos participativos; Inserção nas unidades de medidas sócio-educativas; Área de direitos humanos em bibliotecas públicas; Materiais de referências: Estudos e pesquisas sobre violações no sistema de ensino; Parcerias com entidades e fóruns de educação.
Inclusão dos recortes das diversidades; Projetos culturais; Articular a promoção com a rede de assistência, proteção e defesa; Expressão nas diversas linguagens Transversalização nas políticas públicas e da educação; Favorecer o protagonismo dos atores;