Cuidados que devemos ter

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OSTEOPOROSE TENCEL JOSÉ SUBDIRETOR – 3ª POLICLÍNICA
Advertisements

Metabolismo do Cálcio e Fosfato
HIPOPARATIREOIDISMO E HIPERPARATIREOIDISMO
Eduardo Finazzi Lucas Suman Prof. Nilo César do Vale Baracho
HIPOPARATIREOIDISMO E HIPERPARATIREOIDISMO
OSTEOPOROSE.
O que é raquitismo? O raquitismo é o amolecimento dos ossos em crianças, que potencialmente ocasiona fraturas e deformidades. Raquitismo está entre as.
Diferentes tipos de Câncer
Cálcio Levimar Rocha Araújo.
Tópicos Especiais em Farmácia
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
OSTEOPOROSE TENCEL JOSÉ SUBDIRETOR – 3ª POLICLÍNICA
2° Aniversário da 3° Policlínica de Niterói
Sitema esquelético ColégioINEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz.
Prevenindo Doenças e Promovendo Saúde Câncer de Próstata Junho / 2005.
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios.
O que é Sistema Endócrino?
Atualização e definições
Monitores: Patrícia Mendes Professor: Nilo César do Vale Baracho
BIFOSFONATO, EVOLUÇÃO NO TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE PÓS-MENOPAUSA
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Importância do cuidado com a saúde dos ossos
Osteoporose Dr.Elmano Loures.
A beleza da mulher aos 50 anos: Comer menos para viver melhor
Osteoporose Monitoria de Bioquímica e Laboratório clínico
DIA MUNDIAL DO DIABETES
Deficiência Nutricional e
A osteoporose é uma doença?
Ossos de vidro ou Osteogênese.
OSTEOPOROSE PRIMÁRIA Excesso de reabsorção óssea.
Como prevenir a osteoporose?
REPOSIÇÃO HORMONAL- FITOHORMÔNIOS
OSTEOPOROSE.
OSTEOPOROSE Prof. Keli Steffler.
GENGIVITE.
Assistência Integral à Saúde da Mulher
projetodiretrizes. org
Estudo do impacto do uso de medicamentos sobre a remodelagem óssea mediado por marcadores bioquímicos, Ciências médicas e da saúde. Fernanda Jerônimo de.
The New England Journal of Medicine
Serviço de Clínica Médica do HUT Paula Miguel Lara - R2 -
Osteoartrose Disciplina Fisioterapia em Reumatologia
Perda de Cálcio na Terceira Idade
Sistema Endócrino Aula Programada CIENCIAS Tema: Sistema Endócrino.
Osteoporose Sintomas e prevenção.
OSTEOPOROSE Uma Doença Silenciosa, um problema de Saúde Pública.
CURSO DE DIETÉTICA APLICADA A TERCEIRA IDADE: DOENÇAS ÓSSEAS
Helder Cruz do Nascimento Disciplina: DHQ Professor Vasco
Quinzena da Mulher 7 a 19 de Março
NEOPLASIAS Angel Mar C. Roman.
PREVENÇÃO NA SAÚDE DA MULHER
OSTEOPOROSE O que é Osteoporose? O osso
“Clinician´s Guide to Prevention and Treatment of Osteoporosis”
OBESIDADE.
Sistema locomotor.
Sylvia Wiedemann Azevedo
Profa Ms Camila Bosquiero Papini ASSER
CÂNCER de MAMA e de PROSTATA
Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico
QUEDA EM IDOSOS.
OSTEOPOROSE Tarsila Cunha. A osteoporose (OP) é a doença osteometabólica mais freqüente no paciente idoso. Acomete a ambos os sexos, sendo mais freqüente.
Atendimento ao Consumidor e Rotulagem
Exercícios Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular três vezes por semana, com intervalo entre as sessões de 24 a 48 horas. É muito.
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Regulação hormonal do metabolismo do cálcio e fosfato.
O INTESTINO O intestino faz parte do tubo digestivo. Nele, o bolo alimentar transita impulsionado pelos movimentos peristálticos. A ação de enzimas e sais.
Transcrição da apresentação:

Cuidados que devemos ter Osteoporose

Sintomas Quando ocorre nas vértebras a dor pode ser de dois tipos: Uma é aguda,localizada,e intensa mantendo a paciente imobilizada e relacionada com fratura em andamento Em situações de dor aguda,inicialmente ela pode ser mal localizada,espasmódica e com irradiação anterior ou para bacia e membros inferiores.

Causas Redução dos níveis do hormônio estrogênio. Menopausa e osteoporose possuem ligação. Mulheres ao entrarem na menopausa têm seus níveis hormonais reduzidos rapidamente, levando a uma aceleração da perda óssea Redução dos níveis do hormônio testosterona (Andropausa). Homens podem ter seus níveis de testosterona reduzidos, principalmente em idades avançadas ou devido a condições médicas. Envelhecimento. O avanço da idade leva a um processo natural de reabsorção óssea, enfraquecendo os ossos progressivamente. Fatores genéticos. Pessoas com parentes portadores de osteoporose estão mais propensas a desenvolvê-la. Tabagismo. O fumo contribui para o enfraquecimento dos ossos Distúrbios alimentares. Pessoas com anorexia ou bulimia têm maior risco para osteoporose devido às perdas de sais minerais. Uso de corticóides. O uso prolongado de medicamentos corticóides, geralmente prescritos para combater alergias ou doenças auto-imunes, contribui para maior reabsorção óssea e osteoporose. Hipertireoidismo. Excesso de hormônios da tireóide pode levar a perda óssea, devido a aceleração do metabolismo.

Algumas medicações. Heparina usada de forma contínua para evitar trombos, metotrexate usado no tratamento de câncer, alguns anticonvulsivantes, diuréticos e antiácidos contendo alumínio. Dieta com pouco cálcio. A carência de cálcio na alimentação é um dos principais fatores para o desenvolvimento da osteoporose, principalmente quando existe baixa ingestão de cálcio nos anos de maior formação dos ossos, como a infância e adolescência. Algumas doenças que afetam a absorção de cálcio. Condições como a cirurgia de redução do estômago, a doenças inflamatórias intestinais, doença celíaca, anorexia nervosa e doença de Cushing. Deficiência de vitamina D. A deficiência de vitamina D ocasiona problemas na absorção e utilização de cálcio pelo organismo Sedentarismo. Atividades físicas são essenciais para formação e manutenção de ossos fortes e saudáveis. Apesar do maior impacto na formação de ossos se dar nas primeiras décadas de vida, a atividade física, em especial de impacto ou levantamento de pesos, é benéfica na formação óssea em qualquer idade Cafeína. Bebidas contendo cafeína, como refrigerantes, chás e café, estão ligadas a osteoporose, pois interferem na absorção de cálcio. Álcool. O uso excessivo de bebidas alcoólicas é um grande fator de risco para osteoporose, devido ao prejuízo causado pelo álcool na formação óssea e absorção de cálcio.

Tratamento Terapia de reposição hormonal. A terapia de reposição hormonal, em especial o uso de estrogênios, foi uma das principais formas de tratamento da osteoporose até a poucos anos, mas devido a questões relacionadas a sua segurança seu uso vem sendo questionado. Opções de tratamento de reposição hormonal podem ser discutidas com o médico para avaliação do melhor tratamento para cada pessoa. Bisfosfonatos. Medicamentos utilizados no tratamento da osteoporose por inibirem o processo de re-absorção óssea, podendo levar até mesmo a um aumento da densidade óssea. Dentre os bisfosfonatos estão alendronato, risedronato e ibandronato. Raloxifeno. Esta medicação é considerada um modulador do receptor de estrogênio. Seu mecanismo de ação está em mimetizar a função do estrogênio para aumentar a densidade do osso, sem afetar os riscos associados a terapia de reposição hormonal, como câncer de útero. Calcitonina. Hormônio produzido pela glândula tireóide naturalmente reduz a re-absorção óssea. O seu uso na forma de suplementação por meio de spray nasal ajuda a prevenir a perda óssea e a combater a osteoporose.

Tamoxifeno. Hormônio sintético é usado para tratar câncer de mama Tamoxifeno. Hormônio sintético é usado para tratar câncer de mama. Embora o tamoxifeno bloqueie o receptor de estrogênio no tecido mamário, seu efeito nos ossos é parecido com o estímulo estrogênico, reduzindo a perda óssea e auxiliando no tratamento da osteoporose. Teriparatide. Este medicamento foi recentemente aprovado pela agencia norte-americana de medicamentos (FDA). O teriparatide é análogo do hormônio paratireóide usado no tratamento da osteoporose pois estimula a formação de osso.