II Workshop sobre Experiências Exitosas das Agências Reguladoras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
10° Encontro da Dqual com a RBMLQ - I Ademir Ribeiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade - Divec PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO E REVISÃO DOS.
Advertisements

Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I
Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo LUIZ CARLOS MONTEIRO Gerente da Divisão de Orientação e Incentivo a Qualidade.
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Administração e segurança de redes
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
11. Gerenciamento de riscos do projeto
Contexto Acidentes do trabalho em 2004: Diversas formas de vínculo
Gerenciamento de Riscos
Gestão de Defeitos Vanilson Burégio.
Segurança e Auditoria de Sistemas
Marca do evento IV Encontro com Área da Qualidade RBMLQ-Inmetro 13 a 15/05/2008 Florianópolis/SC Lívia Costa Coordenadora da Equipe de Capacitação.
IV ENCONTRO DA ÁREA DA QUALIDADE DA RBMLQ-I
Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Avaliação da Conformidade
PMBOK 5ª Edição Capítulo 11
1 / 23 Controle de ações É o gerenciamento ativo, diário, dos riscos Ocorre ao mesmo tempo do gerenciamento do projeto Inclui a implementação do plano.
IV Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-I Verificação da Conformidade de Produtos e Serviços Verificação da Conformidade de Produtos e Serviços Divisão.
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I André César de Figueiredo Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Divec / Dqual / Inmetro Rio de Janeiro,
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Inmetro/Dqual Reunião Regional CO-TO QUALIDADE INDICADORES DA FISCALIZAÇÃO.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Diretoria da Qualidade do Inmetro
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
11 - Gerenciamento de Riscos
Título do evento ALFREDO LOBO Diretor de Avaliação da Conformidade Reunião Plenária RBMLQ-I 1º Ciclo 2014 GT Aperfeiçoamento das Práticas de Acompanhamento.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Áreas de Conhecimento:  RISCOS  COMUNICAÇÃO. Gerência de Riscos Processos necessários para a identificação, análise e resposta aos riscos do projeto,
Gerenciamento de Risco
23 de outubro de 2014 SUSEP/DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS Subcomissão de Riscos Tema para Discussão 3: Processos e Controles DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Programa Oficina de Trabalho: Plano de Ação Quadrienal - 04/12/2006 Comissão Permanente dos Consumidores - CPCon Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro.
AULA II Requisitos 0,1,2,3 e 4 JOSÉ RICARDO RIGONI.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
PAINEL ASSECOR PPA : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.
Marca do evento RBMLQ-Inmetro Depois de Amanhã Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 24/05/2010 O Futuro da Metrologia Legal e da Avaliação.
SURRS Diretoria de Fiscalização Utilização da rede de ensino estadual como um elemento estratégico para a disseminação da cultura da avaliação da conformidade.
Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade Audiência Pública em Comemoração ao Dia Internacional do Consumidor Discussão sobre os Maiores.
Administração Financeira
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
Reunião Regional Marcelo dos Santos Monteiro Chefe da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Espaço Dqual Sul – Sudeste.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
REUNIÃO DE ABERTURA DA INSPEÇÃO 1 ORGANIZAÇÃO INSPECIONADA: DTCEA-XX 01 A 04 DE XXXXX DE 2014.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Testes Baseados Em Riscos: Uma revisão do Estado-da- Arte Nielson Pontes Outubro, 2010.
Alfredo Lobo Diretor de Avaliação da Conformidade WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO ENTRE INMETRO E RIO 2016 RJ, 31/10/2014 Avaliação da Conformidade.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Semana da Qualidade Qualidade e Segurança do Paciente Qualidade e sua Importância na.
Qualidade de software Fabiano Gonçalves dos Santos Aula 10.
Gerenciamento de Problemas
SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO (SGTS)
AUDITORIA Norma NBR 19011:2002 Fornece definições e os critérios de auditoria.
PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
Gestão da Produção e Logística
Assistida de Programas de Avaliação da Conformidade
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Kaizen de Segurança Metodologia de Trabalho Novelis Pinda.
Gerenciamento de riscos
Agenda Regulatória 790ª RCD Conselheiro Rodrigo Zerbone Loureiro Agência Nacional de Telecomunicações 3 de dezembro de 2015.
Novas Diretrizes do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem
Gerenciamento da Qualidade
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Estudo de Caso de Gerência de Riscos
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Reunião Regional Sul-Sudeste Espaço Dconf Porto Alegre, 28 de julho de 2014.
ALFREDO LOBO Diretor de Avaliação da Conformidade Diretoria de Avaliação da Conformidade DCONF Reunião Preparatória para o Plano de Trabalho 2016 da RBMLQ-I.
4.4 Implementação e Operação
C ERTIFICAÇÃO COMO APOIO À R EGULAMENTAÇÃO DE P RODUTOS, P ROCESSOS E S ERVIÇOS : O C ASO DO I NMETRO Roberta de Freitas Chamusca Cristiane Mascarenhas.
Transcrição da apresentação:

II Workshop sobre Experiências Exitosas das Agências Reguladoras Gestão de Riscos em Regulação - Inmetro Brasília, 04 de novembro de 2014 Gustavo Kuster Diretoria de Avaliação da Conformidade

Gestão de Risco no Sistema Regulatório – Algumas definições Principais fontes geradoras de conhecimento Como o Inmetro vem trabalhando o tema

Nós gerenciamos riscos todos os dias, por instinto, por vivência ou por imprudência, …..

Risco - algumas definições Risco – efeito da incerteza nos objetivos. Fonte: (ISO 31000) Consequencia X probabilidade Deficiência das informações Qualquer desvio em relação ao esperado Trata-se de pensar sobre o que de bom ou mau pode acontecer. Trata-se de oportunidades tanto quanto de perigos. Trata-se de gerenciar o futuro… Influenciando esse futuro, ou… Preparando-se para o que pode acontecer! Um efeito é qualquer desvio em relação ao esperado – positivo e/ou negativo Os objetivos podem ter diferentes e podem aplicar–se em diferentes níveis (tais como estratégico, em toda a organização, de projeto, de produto e de processo). risco é muitas vezes expresso em termos de uma combinação de consequências de um evento e a probabilidade de ocorrência associada A incerteza é o estado, mesmo que parcial, da deficiência das informações relacionadas a um evento, sua compreensão, seu conhecimento, sua consequência ou sua probabilidade

Risco - algumas definições “A essência da gestão de riscos está em maximizar as áreas onde possuímos algum controle sobre o desfecho, enquanto minimizamos aquelas áreas onde possuímos absolutamente nenhum controle sobre o desfecho e a relação entre efeito e causa encontra-se oculta.” Peter Lewyn Bernstein (January 22, 1919 – June 5, 2009) was an American financial historian, economist and educator whose development and refinement of the efficient-market hypothesis made him one of the country's best known authorities in popularizing and presenting investment economics to the general public. Peter Bernstein

Risco - algumas definições Quatro perguntas fundamentais O que pode dar errado? Se der errado, quais as consequências? Qual a chance de algo errado acontecer? E se der errado, o que devo fazer? Qual a quantidade e o tipo de riscos que estou preparado para buscar, reter ou assumir?

Fontes geradoras de conhecimento Elaboração da ISO 31000 Junho 2004: solicitação de fast-track da norma AS/NZS 4360 – recusada Março 2005: solicitação da proposta de elaboração da norma – Japão (princípios e diretrizes) Outubro 2009: Votação dos membros e publicação Atualmente em fase de revisão – primeiro CD 18/12/2014

Fontes geradoras de conhecimento (3) (4) (5)

Qual o objetivo de um Sistema Regulatório? Risco - algumas definições Qual o objetivo de um Sistema Regulatório? De um modo geral, é reduzir algum risco a que um agente econômico esteja submetido, através de uma intervenção no mercado Alguns regulamentadores implementam seus regulamentos através de inspeções baseadas em risco, direcionadas à setores de alto risco. (UK Trading Standards Surveillance) Eles tem como base o fato de, se um número significativo de pessoas fizer a coisa certa, os riscos de danos são reduzidos. (Acordos TBT e SPS)

Fontes geradoras de conhecimento UNECE GRM – Modelo de Referência para Gestão de Riscos em Sistemas Regulatórios 2012 http://www.unece.org/trade/wp6/riskmanagement.html

Fontes geradoras de conhecimento Princípios para formação da Agenda Quais são os objetivos do Regulador? O que se quer proteger? Gestão de Crise e planos de contingência Identificação do Risco especifico Implementação da regulamentação e acompanhamento no mercado Qual a probabilidade e consequencia? A.I.R. Quais os impactos das opções na minização do risco identificado? aceitar, mitigar, evitar ou compartilhar

Boas práticas de Regulação Como o Inmetro Regulamenta Boas práticas de Regulação Ciclo da Confiança na Conformidade Primeira ação Jun/2010

Implantação Assistida Como o Inmetro Regulamenta Implantação Assistida Busca identificar fatores facilitadores ou que possam dificultar a implantação de um Regulamento especifico Criação de Plano de Implantação Assistida (Plano de Gestão do Risco)

Exemplo de ações de um Plano infraestrutura/logística necessária a implantação do Regulamento b) assessoramento na interpretação do Regulamento. c)  divulgação para as partes interessadas, em especial as MPE d) Assessoramento técnico às partes impactadas, em especial as MPE (Sebrae) e)  divulgação para os consumidores sobre os motivos da Regulação f) infraestrutura de acompanhamento no mercado, em especial através do estabelecimento dos procedimentos de fiscalização e da capacitação dos fiscais

Boas práticas de Regulação Como o Inmetro Regulamenta Boas práticas de Regulação Ciclo da Confiança na Conformidade Primeira ação Jun/2010

Boas práticas de Regulação Como o Inmetro Regulamenta Boas práticas de Regulação Ciclo da Confiança na Conformidade Primeira ação Jun/2010

Inspeção baseada em risco Como o Inmetro Regulamenta Inspeção baseada em risco Critérios de risco são definidos de forma a priorizar a aplicação dos recursos na atividade de inspeção. As atividades/produtos são classificados como sendo de alto, médio ou baixo risco, o que define a frequência das inspeções. Os critérios de risco são relativos ao: Nível de perigo associado à atividade Número de pessoas possivelmente afetadas Nível de adequação da atividade à regulamentação pertinente.

Nova Metodologia para o Planejamento da RBMLQ-I 2015-2018 Como o Inmetro Regulamenta Nova Metodologia para o Planejamento da RBMLQ-I 2015-2018 Critérios para Priorização das Ações de Fiscalização pela RBMLQ-I 1. Risco apresentado pelo objeto fiscalizável 1.1. Probabilidade da falha 1.2. Severidade da falha   2. Histórico do objeto fiscalizável 2.1. Acidentes de consumo 2.2. Índices de irregularidades nacional e estadual apresentados pelo objeto fiscalizável 2.3. Incidência de reclamações e denúncias apresentadas na Ouvidoria 3. Complexidade das ações de fiscalização 3.1. Grau de dispersão do objeto no mercado 3.2. Grau de dificuldade de rastreabilidade da rede de distribuição 3.3. Grau de dificuldade na fiscalização do objeto

Pergunta fundamental Próximos Passos ?

Diretoria de Avaliçõa da Conformidade (Dconf) Obrigado! Diretoria de Avaliçõa da Conformidade (Dconf) 21 3216 1013 dconf@inmetro.gov.br www.inmetro.gov.br Ouvidoria: 0800 285 1818