Histórico # Em 1983 foi obtida a primeira planta transgênica: uma planta de tabaco resistente a um tipo de antibiótico. # As plantas geneticamente modificadas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organismos Geneticamente Modificados (OGM)
Advertisements

ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTROGENÔMICA
Monitora Andressa Michels Orientadora Prof. Tatiana Roman
TRANSFORMAÇÃO GENÉTICA EM PLANTAS
BIOTECNOLOGIA Professora: IVAnéa.
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
Seminário de Engenharia Genética 2005/2006 Seeds of Concern.
BIOSSEGURANÇA DE PLANTAS GENÉTICAMENTE MODIFICADAS (PGMs)
ALIMENTOS TRANSGÊNICOS.
Reunião Conjunta Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da.
Alimentos Transgênicos e Saúde
Aumento de produtividade e exportações agrícolas
Organismos Transgênicos
C I Ê N C I A S Cap. 1 – Os alimentos Por que comer?
SEMINÁRIO BM&F – MAPA – ABAG PERSPECTIVA PARA O AGRIBUSINESS
Diretor-Presidente da Embrapa
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
Revolução genômica: um caminho sem volta
QUANDO PENSAMOS EM BIOTECNOLOGIA, O QUE SURGE EM NOSSA MENTE???
Organismos geneticamente modificados
PLANTAS TRANSGÊNICAS: DE ONDE VEM, PARA AONDE VÃO?
SALVE OS VEGETAIS Chave para uma saúde equilibrada, a dieta vegetariana traz diversos benefícios ao corpo e à mente, além de ser variada e muito saborosa.
Os principais Produtos
SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS
SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS
Os 10 Alimentos Mais Saudáveis Do Mundo
Trabalho sobre Biotecnologia
Audiência Pública Nº 01/2007 Requerimentos da CIBio da Monsanto do Brasil Ltda. para liberação comercial dos milhos geneticamente modificados: Processo.
Agricultura Biológica
TRANSGÊNICOS.
TRANSGÊNIC OS.  ACADÊMICOS Turma C ROGER EDUARDO SASSAKI   OSMAR JADSON DELLALIBERA   ROGÉRIO FLAUSINO   JOSÉ CARDOSO   REGINALDO   PROFESSORA.
Manipulação Genética.
Transgênicos O que são? Aspectos Positivos Aspectos Negativos
VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS
ALIMENTOS ORGÂNICOS.
Eventos de Algodão em Análise
Transgênicos Os genes da discórdia.
GRUPO 1 FOGO MANDIOCA CARNE CRUA MEL.
Nutrição animal - Avanços no manejo nutricional -
Projeto “Rede de Bufetes Escolares Saudáveis”
Transgênicos Universidade Federal do ABC Analívia Ramos
BIODIESEL.
Produção agrícola brasileira
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Melhoramento Genético
Degradação de Pesticidas
Formção de STC - DR1 O elemento
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Trabalho de Biotecnologia
Aspectos econômicos da produção de milho transgênico
IMPORTÂNCIA PARA AGRICULTURA
1 Depoimentos de Agricultores Africanos (continuação)
Fundamentos em Agronomia
Viroses nas Cucurbitáceas
ESTRATÉGIA DE ENSINO Phillips 66. Jesse Phillips Presidente da Universidade de Hillsdale, Hillsdale, Michigan  Sociedade Passiva  Dificuldades para.
A polêmica dos transgênicos no Brasil e no mundo Prof. Reginaldo C. Agostini.
Biotecnologia e Biossegurança
TEMA: TRANSGÊNICO UMA NOVA OPÇÃO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO, PESQUISA DOS BENEFÍCIOS PARA O CANAL VAREJO NA COMERCIALIZAÇÃO DE SOJA TRANSGÊNICA NA REGIÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Europa: espaço agropecuária
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Transgênese.
Alimentos transgénicos
Como produzimos organismos geneticamente modificados?
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA
São organismos vivos com modificações transgênicas. Também chamados de organismos geneticamente modificados, são organismos nos quais foram introduzidos.
Transcrição da apresentação:

Histórico # Em 1983 foi obtida a primeira planta transgênica: uma planta de tabaco resistente a um tipo de antibiótico. # As plantas geneticamente modificadas resistentes a insetos, vírus e bactérias foram testadas em plantações pela primeira vez em 1985. # Em 1987, no Reino Unido, foram adcionados genes em plantas de batata para que estas produzissem mais proteínas e aumentassem o seu valor nutricional. # Em 1994 foi aprovado para a comercialização o primeiro produto destinado a alimentação proveniente da biotecnologia vegetal: o tomate transgênico. Esse tomate além de saboroso, tem seu amadurecimento retardado, isto é, demora muito mais tempo para estragar mesmo fora da geladeira. # Foi aprovada em 1994 a primeira planta transgênica foi desenvolvida. Trata-se de uma soja designada com grande resistência a um herbicida (glifosato). # O arroz dourado, enriquecido com betacaroteno (encontrado vegetais em cenoura e beterraba), foi desenvolvido na Alemanha em 2000.

Tipos de transgênicos

Primeira geração – Características agronômicas São aqueles que já existem no mercado mundial, obtidos com o objetivo de melhorar características agronômicas como a resistência a insetos e doenças e a tolerância a herbicidas. Estes produtos, na maioria dos casos trazem muitos benefícios ao produtor, como por exemplo: - aumento de produtividade; - diminuição de custos de produção, por meio da redução do uso de defensivos agrícolas e combustível; - melhoria da qualidade do produto final, com menores índices de fungos e micotoxinas;

Segunda geração – Qualidade alimentar São aqueles que já estão sendo pesquisados e incluem os alimentos com maior qualidade (maior teor de nutrientes por exemplo) e que trazem benefícios também ao consumidor, tais como: - alimentos com maior teor de proteínas e minerais (como o ferro); - óleos com teores mais elevados de ácidos graxos do tipo ômega 3 (mais saudáveis).

Terceira geração – Produtos especiais Ainda em fase de desenvolvimento, são os produtos de utilização farmacêutica (vacinas, hormônios, proteínas humanas, biorretores) e industrial (plásticos biodegradáveis e lubrificantes).

Alguns exemplos de plantas geneticamente modificadas Tomate longa vida Flavr Savr, produzido pela companhia norte-americana Calgene, com o objetivo de obter frutos com maior conservação. Este tomate transgênico foi o primeiro produto liberado comercialmente para consumo nos Estados Unidos, em 1994. - Tomate com maior teor de licopeno, pigmento que dá a cor avermelhada ao fruto, é uma substancia antioxidante, que atua no organismo contra vários tipos câncer.

Arroz dourado, contendo alta concentração de pró-vitamina A. A proeza, realizada por pesquisadores da Suíça e Alemanha, foi possível pela introdução de três genes envolvidos na síntese de beta-caroteno (pigmento vegetal), encontrados em uma flor (o narciso-dos-prados), em plantas de arroz.

Arroz contendo maior concentração de ferro nos grãos, para uso na alimentação humana e animal.

Soja Roundup Ready (RR) da Monsanto, resistente ao herbicida glifosato Soja Roundup Ready (RR) da Monsanto, resistente ao herbicida glifosato. Esta soja traz benefícios ao produtor, pois reduz a aplicação de herbicidas e mão-de-obra, elimina as plantas competidoras, resultando num aumento de produtividade.

Milho e algodão Bt , resistentes a insetos (certo tipo de lagarta) Milho e algodão Bt , resistentes a insetos (certo tipo de lagarta). Estas plantas contém um gene proveniente da bactéria Bacillus thuringiensis, muito comum na natureza, e há muitas décadas usada como inseticida natural, principalmente na agricultura orgânica. Os principais benefícios ao agricultor são a redução do uso de inseticidas, o aumento da produtividade e a qualidade do produto final.

Tomate transgénico com altas doses de antioxidantes protegem contra o câncer Tomate com mais licopeno, Vacinas,

Produtos em desenvolvimento Quanto aos produtos que estão sendo pesquisados e desenvolvidos no Brasil, ainda em caráter experimental, tem-se: milho com maior teor de metionina no grão (EMBRAPA); melão com maior potencial de conservação (UFPEL); feijão resistente ao vírus do mosaico dourado (EMBRAPA/CENARGEN); laranja resistente ao cancro cítrico (IAPAR); batata resistente ao vírus do mosaico PVY (EMBRAPA Hortaliças, CENARGEN e UFPEL); soja brasileira resistente ao herbicida glifosato (Roundup) (EMBRAPA Trigo); mamão resistente ao vírus da mancha anelar (EMBRAPA/CENARGEN), o qual foi recentemente liberado pelo Ministério do meio Ambiente para avaliação a campo.

Área global histórica de cultivos transgênicos A área plantada com transgênicos cresceu 12% em 2007, com valores globais chegando a 700 milhões de dólares. 

Área global de cultivos transgênicos por característica genética Cultivos com duas ou mais características genéticas transgênicas e são se tornando cada vez mais populares, ganhando daquelas variedades que mostram apenas resistência a insetos.

Experimentos em campo com cultivos transgênicos na Europa O número de experimentos em campo com transgênicos na União Européia aumentou discretamente (fonte: European Union, GMO Compass ).

Área global de plantios transgênicos no mundo, por país Área global de plantios transgênicos no mundo, por país. Em 2007 o Brasil ultrapassou os EUA em novas áreas de plantio. A Índia continuou seu rápido crescimento, seguida de perto pelo Paraguai, África do Sul e Uruguai. Em oposição, na Austrália as áreas com cultivos transgênicos continuam em queda.

A vasta maioria do milho, da soja e de algodão plantado nos EUA é transgênico.