Ensinar e aprender em/na rede: criando ambientes de aprendizagem na web Patrícia B. Scherer Bassani.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Patrícia da Silva Campelo Costa, Eliseo Berni Reategui
Advertisements

Bibliotecas Virtuais: Elos de Ligação entre a Educação Presencial e a Não Presencial Mavi Polo GALE.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
Angélica/MS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital.
Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©
A Produção de Materiais Pedagógicos para as Línguas com as TIC Oficina de Formação 15 de Abril de 2005 ESE de Setúbal.
Formação de professores do 1º Ciclo
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Contexto de Educação a Distância
Referências.
INTERNET: ESPAÇO DE (IN)FORMAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
Letícia Rocha Machado e Patrícia Behling Schäfer
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
AS IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA A DOCÊNCIA ONLINE Marta Teixeira do Amaral Orientadora Prof. Dr. Estrella Bohadana.
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Mediação e Relações Pedagógicas
Redes Sociais e Mídias na Educação
UFSC/CED/PPGE S.E. Educação, Mídia e Cultura Monica Fantin Maio 2012
Participantes: Adriana Bruno (UFJF) e Marialice de Moraes (UFSC)
Propor um conjunto de ações que possam ser utilizadas pelas unidades de educação corporativa dos Tribunais de Contas na concepção, estruturação e implantação.
SENAED 2011 m-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua Profa. Dra. Eliane Schlemmer Programa de Pós-Graduação em Educação.
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Referências. BAYLESS, L. A. What are the non-academic needs of distance learners? Blacksburg, VA. 2001, 408 f.. Thesis (PhD in Higher Education) – Department.
Educação no Século XXI: tendências em Educação a Distância
CURRICULO +.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
18/04/2004 Andreia I. Santos Avaliação em Ambientes de Aprendizagem Virtuais Uma questão de abordagem metodológica ou força disciplinar? Andreia Inamorato.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Recursos educacionais abertos como objetos de aprendizagem
Gestão de Conteúdos com Aplicações Instaladas em Servidores
Profa. Reane Franco Goulart
TENDÊNCIAS DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COM O USO DA WEB Patricia Thoma Eltz Dra. Patricia Brandalise Scherer Bassani – Prof. Orientadora.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais Pedagogia: Habilitação em Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Ketiuce Ferreira Silva Professoras:
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
RESISTÊNCIA X ACEITAÇÃO DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DO CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM UMA FACULDADE PARTICULAR NO ESTADO DO CEARÁ Profª. Luciana.
AS REDES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO:
REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EAD Curitiba, 06 de Outubro de 2014 Anderon Makioseck Cecília de Souza Pestana Luís Fernando Lopes.
A dispor de uma comunidade educacional. Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (Av. ACM, 755 – Malhado.
Prof. Ms. Carlos Eduardo S. Fontoura
Programa UNIVESP Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Ensino Superior Agrega as universidades estaduais, Fundação Padre.
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta.
COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Redes Sociais na Educação Aberta
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Uniminas-Faciminas Curso:Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina:Informática Aplicada Tema: Webfólio Aluna: Denise Franco e Silva Professora:Gilca.
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem O que é? ”Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.”
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
Papel do Tutor em EAD.
Mavi Polo Gerente de Vendas Thomson GALE Brasil e Cone Sul
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
Trabalho de EaD Material desenvolvido por: Daniela Quadros Eduardo Alves Eneides Araújo Núbia Oliveira.
PESQUISA EM EaD Florence Brasil Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o PowerPoint para registrar.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Cristiane Regina Santos Professoras: Gilca dos Santos.
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
Transcrição da apresentação:

Ensinar e aprender em/na rede: criando ambientes de aprendizagem na web Patrícia B. Scherer Bassani

Grupo de pesquisa em Informática na Educação Programa de Pós-Graduação Diversidade Cultural e Inclusão Social Programa de Pós-Graduação Diversidade Cultural e Inclusão Social Projeto Ensinar e aprender em/na rede Projeto Ensinar e aprender em/na rede Linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias Linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias

Inclusão digital

LER FAZER COMPARTILHAR Personal Learning Environment (PLE) CASTAÑEDA, ADELL, 2013

Como escolher a aplicação web mais apropriada aos objetivos educativos? PLE Interação

ME WE SEE HEPPELL, 2012 visibilidade

Percurso de pesquisa 1… PLE

TOP 100 TOOLS FOR LEARNING

PLE

Percurso de pesquisa 2… Interação

INTERAÇÃO aluno-aluno aluno-conteúdo aluno-professor aluno-interface aluno-outras interações humanas, aluno-ferramenta e aluno- ambiente professor-professor, professor-conteúdo e conteúdo-conteúdo aluno-self aluno-aluno um-a-um aluno-aluno grupo aluno-aluno curso aluno-aluno um-a-um aluno-aluno grupo aluno-aluno curso Moore, 1989 Hillman et al, 1994 Hirumi, 2006 Anderson, 2008 Mattar, 2013

Me We See aluno-self visibilidade e interação aluno aluno um-a-um aluno aluno-grupo aluno aluno-curso

Disponibilidade

See We Me Relevante para o desenvolvimento de atividades que estimulam a reflexão do aluno sobre o seu processo de aprendizagem, na perspectiva da interação aluno- self (MATTAR, 2013). Interessante para exercitar o trabalho coletivo a distância, oportunizando as interações aluno-aluno um-a-um e aluno-aluno grupo (MATTAR, 2013). São interessantes para o desenvolvimento de atividades individuais, em dupla ou em grupos, podendo ser compartilhadas no espaço público da web. Dessa forma, o espaço de aprendizagem se amplia para além das interações aluno-aluno curso (MATTAR, 2013) e possibilita, também, a abertura a novos contextos de aprendizagem, com a presença de sujeitos diferentes. visibilidade e interação

BASSANI, Patrícia B. Scherer, BARBOSA, Débora. Experiences with the use of personal learning environments in school settings: mobility and web 2.0 in the final grades of elementary education.PLE Conf Disponível em: CASTAÑEDA, L., ADELL, J. La anatomía de los PLEs. In: Castañeda, L., Adell, J. Entornos personales de aprendizaje: claves para el ecossistema educativo en red (pp ). Alcoy: Marfil, 2013 HART, J. Top 100 Tools for Learning Disponível em: Acesso em março, HEPPELL, S. Online Spaces. Disponível em: Acesso em maio, HILLMAN, D. C.; WILLIS, D. J.; GUNAWARDENA, C. N. Learner-interface interaction in distance education: an extension of contemporary models and strategies for practitioners. The American Journal of Distance Education, v. 8, n. 2, 30-42, HIRUMI, A. Analysing and designing e-learning interactions. In: JUWAH, C. (Ed.). Interactions in online education: implications for theory and practice. New York: Routledge, p MATTAR, João. Revisão do modelo de Atsusi Hirumi para o design de interações em e- learning. Tecnologia Educacional, v.31, p , MOORE, M. G. Editorial: Three types of interaction. American Journal of Distance Education, v. 3, n. 2, p. 1-6, 1989.

@patriciab Ensinar e aprender em/na rede: criando ambientes de aprendizagem na web