Componente curricular: Ciência Política e Teoria do Estado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
Advertisements

Eca !.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
ÉTICA O homem vive em sociedade, e nessa convivência com outros homens cabe- lhe pensar e responder a seguinte pergunta: Como devo agir perante os outros?
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Luan Paulo G. Tesche Professor: Dejalma Cremonese Disciplina: Ciência Politica.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Componente Curricular:
Materialismo 1.
O poder popular como afirmação do Estado democrático
Ciência Política e Teoria do Estado Prof.: Dejalma Cremonese
Conceito Trabalhado: Idealismo
O Estado, a democracia e a cidadania José Mauricio Domingues
Democracia A palavra democracia vem do grego.
Contestação ou conformismo?
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
Conceitos à cerca do Direito
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ Ciência Política e Teoria do Estado Luís Felipe Neves Moreira Dejalma Cremonese.
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento.
UNIJUÍ – Universidade Regional do Sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Componente curricular: Ciência Política.
CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
Ciência Política e Teoria do Estado Prof. Dejalma Cremonese FEDERAÇÃO
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul NACIONALIDADE Componente curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEJ-Departamento de Estudos Jurídicos SEBASTIANISMO Componente Curricular: Ciência Política.
Unijuí-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente:Ciência Política e Teoria do Estado Professor:Dejalma Cremonese Aluno:Daniel.
Universidade regional do noroeste do estado do rio grande do sul Contratos Internacionais Contratos Internacionais Nome: Eduardo Pretto Franco Professor:
“MANIFESTO COMUNISTA”
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO RIO GRANDE DO SUL DEJ – Departamento de Estudos Jurídicos CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF.
Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul – UNIJUÍ DEJ- Departamento De Estudos Jurídicos DIREITO COMERCIAL CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA.
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
Acadêmica: Maris Lorenzoni Almeida
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA Fonte: Outhwaite, W. & Bottomore, T. (1996) Dicionário do pensamento.
Ijuí, 17 de setembro de 2007 UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
UNIJUI UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS SANTA ROSA CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE.
Aluno:Daniel Pires de Mello Tema:República de Platão
DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento e do Departamento de Ciências Sociais da Unijuí – RS.
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Teoria Geral do Direito
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO Prof. Dejalma Cremonese Lisiane Francisquina DIREITO.
“Andemos honestamente”
O que você espera do discipulado?
A ASSOCIAÇÃO (texto de autoria desconhecida, recebido pela Internet)
Curso Direito à Memória e à Verdade
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
CIDADANIA.
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Olhar crítico; pensamento único
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Escola de Educação Especial
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Escola Estadual Dona Consuelo Muller
Será que nós sabemos o que significa amar de verdade?
ÉTICA.
Que por meio dessa reflexão você possa ter entendido sua força
Porque você se orgulha de ser brasileiro?
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
 Os dicionários costumam definir tradução como “ato ou efeito de traduzir”. Enquanto ato, leva o tempo que o tradutor emprega no seu trabalho; como efeito,
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Direito Objetivo e Subjetivo
Transcrição da apresentação:

Componente curricular: Ciência Política e Teoria do Estado UNIJUÍ – Universidade Regional do Sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Componente curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Acadêmica: Rossana Bley Ribeiro Ijuí 24-09-2007

Cidadania

Definições: Relacionamento existente entre uma pessoa e uma sociedade política (o Estado), pelo qual a pessoa deve obediência e a sociedade lhe deve proteção;

Estatuto do cidadão numa sociedade, baseado na regra da lei e no princípio da igualdade.

Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social;

A não surge do nada como um toque de mágica, nem tão pouco a simples conquista legal de alguns direitos significa a realização destes direitos; É necessário que o cidadão participe, seja ativo, faça valer os seus direitos; cidadania

A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública;

É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa pública e o próprio meio ambiente;

Roma antiga A palavra cidadania foi usada para indicar a situação política de uma pessoa e s direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer;

Europa Ao longo do século XIX uma forte correspondência entre cidadania e nacionalidade onde o nacional é visto como possuidor direto do estatuto de cidadão;

Brasil No caso brasileiro, a nacionalidade não é um traço indicador de cidadania, mas, quase sempre, da ausência dela;

Referimo-nos a uma “cidadania possível ”, ou seja, a uma cidadania que assim como a modernidade, nunca se completou efetivamente como um projeto de sociedade no país;

A obtenção, de direitos sociais a partir de 1930, se deu sem que os direitos civis e políticos estivessem sido consolidados como conquistas da sociedade;

Estamos gestando a nossa cidadania Estamos gestando a nossa cidadania. Damos passos importantes com o processo de redemocratização e a Constituição de 1988;

Ainda predomina uma visão reducionista da cidadania (votar, e de forma obrigatória, pagar os impostos... Ou seja, fazer coisas que nos são impostas)

e encontramos muitas barreiras culturais e históricas para a vivência da cidadania;

Somos filhos e filhas de uma nação nascida sob o signo da cruz e da espada...

acostumados a apanhar calados, a dizer sempre “sim Senhor”, a “engolir sapos”, e achar “normal” as injustiças...

a termos um “jeitinho” para tudo, a não levar a sério a coisa pública, a pensar que direitos são privilégios...

e exigi-los é ser boçal e metido, a pensar que Deus é brasileiro e se as coisas estão como estão é por vontade Dele.

Troféu Cidadania

BIBLIOGRAFIA Pesquisa na internet www.dhnet.org.br/direito/sos/textos/o_que_e_cidadania www.wikipedia.org/wiki/cidadania Figuras www.canalkids.com.br www.plenarinho.gov.br www.saude.df.gov.br www.asemana.cv www.yonedialerigi.com www.tv.mackenzie.br www.semana.sp.gv.br www.cabofrio.rj.gov.br www.planetaeducacao.com.br www.estudologia.hpg.ig.com.br