UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Financeira – I
Advertisements

INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA
Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul – UNIJUÍ DEJ- Departamento De Estudos Jurídicos DIREITO COMERCIAL CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA.
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Trabalho 6 – Tecnologias e Ferramentas para garantir a Segurança
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
MÓDULO 7 FONTES DE FINANCIAMENTOS DAS ATIVIDADES DAS EMPRESAS.
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Fundamentos de Economia
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 2ª aula OMCA04 17/09/2012
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
Matemática Financeira Desconto Simples
Questões sobre SFN.
X Sociedades que nasceram do reconhecimento que o lucro de uma atividade produtiva pode advir da simples utilização do equipamento e não da sua propriedade.
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
Sistema Monetário Aula 5 Prof. Karine R. de Souza.
SISTEMA MONETÁRIO.
Economia e Mercado 10ª AULA.
MERCADO FINANCEIRO.
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a.
MOEDA.
Professor Nelson Guerra Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Autorregulação Bancária Londrina(PR) –
A economia levada a sério
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
Finanças e Análise das Demonstrações Financeiras
Bancos Especiais: Banco do Brasil
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Crime de Lavagem de Dinheiro
Instituições Financeiras do SFN
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
MOEDA.
$ Jogo do Milhão.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Prof. Wesley Economia Política I
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 1ª aula OMCB03 20/02/2014.
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Escola de Negócios - TECNÓLOGO Análise das Demonstrações Financeiras II Financiamento a Longo e Curto.
Fundamentos de Economia
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Crime de Lavagem de Dinheiro Lei 9613/98 e alterações.
Introdução à Macroeconomia
Professor Nelson Guerra Ano 2015 AUTORREGULAÇÃO BANCÁRIA.
SEJAM BEM VINDOS! PROCESSO SELETIVO PASSO 1: APRESENTAÇÃO (aprox.: 45 min) PASSO 2: TESTE (aprox.: 30 min) PASSO 3: FILME (aprox.: 1h e 30 min) PASSO.
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Instituições Financeiras Bancárias Bancos Comerciais Bancos Múltiplos Caixas Econômicas.
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
SOCIEDADE ANONIMA.
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
Sistema Financeiro Nacional
O ENVOLVIMENTO DO COAF NA SUA APURAÇÃO
APRESENTA.
$ Patrick Jun Miyaura Ihy | N°25 | 7ºano.  O dinheiro é o meio usado na troca de bens, na forma de moedas ou notas (cédulas), usado na compra de bens,serviços,
Fonte: Administração Financeira (Stephen Ross et al)
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Disciplina: Organização do Trabalho
Mercado Financeiro e Investimentos
Sociedade Anônima Características
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
POLÍTICA MONETÁRIA.
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
1 Sigilo Decorrência do segredo profissional, no intuito de preservar os interesses privados Decorrência do segredo profissional, no intuito de preservar.
1 Operações Bancárias A expressão Operação Bancária tem uma terminologia inspirada em ambiente econômico. Sob o ponto de vista jurídico podemos denominar.
Sistema Monetário. O Significado da Moeda Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DIREITO BANCÁRIO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF: DEJALMA CREMONESE ALUNO: FABIANO FRANTZ IJUÍ 28/08/2008

ANTIGÜIDADE CERTAS PRÁTICAS BANCÁRIAS JÁ ERAM CONHECIDAS NA ANTIGÜIDADE. ASSIM É QUE O EMPRÉSTIMO EM DINHEIRO SE REALIZAVA-SE COM FREQÜÊNCIA NA ROMA, EGITO E BABILÒNIA A APARTIR DO SÉCULO V a.C, PORÉM NO MUNDO GRECO-ROMANO QUE SE TORNOU CONHECIDA GRANDE PARTE DAS OPERAÇÕES BANCARIAS.

IDADE MÉDIA COM O FLORESCIMENTO DO COMÉRCIO, GRAÇAS ÀS FEIRAS DA CIDADES ITALIANAS, SURGIRAM OS CAMPSORES OU CAMBIATORES QUE PRATICAVAM A TROCA MANUAL DE MOEDAS, COM A EVOLUÇÃO DA TROCA DE MOEDAS TORNARAM CONHECIDOS POR “BANQUEIROS”.

IDADE MODERNA DESCOBERTAS DE NOVAS TERRAS PELAS EXPEDIÇÕES MARÍTIMAS, E COM ELA A INTENSIFICAÇÃO DO TRÁFICO MERCANTIL MULTIPLICAÇÃO DE FEIRAS E A ABUNDÂNCIA DE METAIS PRECIOSOS, E O APELO DOS ESTADOS AO CRÉDITO FEZ QUE ALTERASSE A FUNÇÃO DOS BANCOS.

COMÉRCIO BANCÁRIO NO BRASIL O PRIMEIRO BANCO FOI FUNDADO, AINDA NA FASE COLÔNIAL, AOS 12 DE OUTUBRO DE 1808, COM NOME BANCO DO BRASIL.ALÉM DO BANCO OFÍCIAL, GRANDE NÚMEROS DE EMPRÉSAS BANCÁRIAS SURGIRAM ENTRE NÓS, APARTIR DOS MEADOS DO SÉCULO PASSADO, CULMINANDO A INTENSIFICAÇÃO BANCÁRIA.

PRIMEIRO BANCO DO BRASIL COMÉRCIO BANCÁRIO NO BRASIL TINHA COMO OPERAÇÕES DESCONTOS DE LETRAS DE CÂNBIO, SACADAS OU DEPÓSITOS DE DIAMANTES, OURO, PRATA OU DINHEIRO, SAQUES POR CONTAS DE TERCEIROS E COBRANÇAS.

CONCEITO DE BANCO DEFINE-SE ENTÃO: ”EMPRESAS COMÉRCIAS, CUJO OBJETIVO PRÍNCIPAL CONSISTE NA INTROMISSÃO ENTRE OS QUE DISPOEM E OS QUE PRECISAM OBTÉ-LOS”.

CLASSIFICAÇÃO DOS BANCOS CRITÉRIO DE ATIVIDADES OU OPERAÇÕES PRÁTICADAS SÃO CLASSIFICADOS EM 6 CLASSES: I- DE EMISSÃO; II- COMERCIAIS OU DE DEPÓSITOS; III- DE INVESTIMENTOS; IV- DE CRÉDITO REAL; V- DE CRÉDITO INDÚSTRIAL; VI- AGRÍCOLAS.

PONTOS: 1 I – CHAMADO DE BANCOS DOS BANCOS ALÉM DAS OPÉRAÇÕES BANCÁRIAS QUE FAZEM EXCLUSIVAMENTE COM AS INSTITUIÇÕES FINÁNCEIRAS PÚBLICAS E PRIVADAS. II – CUJA ATIVIDADE PRÍNCIPAL CONSISTE EM EFETUAR OPERAÇÕES DE CRÉDITO,EMRECEBER DO PÚBLICO DEPÓSITOS DE FUNDOS Á VISTA E A TERMO.

2 III- EMPRESAS BANCÁRIAS ESPECIALIZADAS EM FINANCIAMENTOS Á MÉDIO E LONGOS PRAZOS, EMPREGANDO CAPITAIS PRÓPRIOS, OU DE TERCEIROS. IV- TAMBÉM CHAMADOS DE HIPOTECÁRIOS, QUE CONSTITUI SUA ATIVIDADE PRINCIPAL E QUE CONCEDEM EMPRÉSTIMOS A LONGOS OU CURTOS PRAZOS MEDIANTE GARANTIA DE IMÓVEIS.

3 V- SÃO DEFENIDOS PELO DECRETO N.24.575,DE 4 DE JULHO DE 1934, COMO SENDO AQUELES QUE TEM POR ESCOPO, EXCLUSIVAMENTE Á AUXILIAR A INDÚSTRIA NACIONAL COM EMPRÉSTIMOS A LONGO PRAZO. VI- SÃO CONTITUÍDOS PRA CONCEDER CRÉDITO PARA AQUELES QUE EXERCEM ATIVIDADES NO CAMPO E NA PECUÁRIA COM FINANCIAMENTOS, PARA AQUISIÇÃO DE MÁQUINAS E INSTRUMENTOS AGRÍCOLAS.

COOPERATIVAS DE CRÉDITO ART.1. DO DECRETO N.60597, DE 19 DE ABRIL DE 1967, ”AS COOPERATIVAS SÃO SOCIEDADES DE PESSOAS COM FORMA JURÍDICA PRÓPRIA SEM FINALIDADE LUCRATIVA, NÃO SUJEITAS A FALÊNCIA, PRESTANDO SERVIÇOS A INTERESSES COMUM DOS ASSOCIADOS.

BANCO CENTRAL O BANCO CENTRAL DO BRASIL É UMA AUTARQUIA FEDERAL, COM PERSONALIDADE JURÍDICA E PATRIMÔNIO PRÓPRIO, E ADMINISTRADO POR UMA DIRETORIA DE 5 MENBROS SENDO UM PRESIDENTE ESCOLHIDO PELO CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL. PRIVATIVAMENTE, COMPETE-LHE EMITIR PAPEL-MEDA E MEDA METÁLICA, DIVERSAS ENTIDADES REALIZAM CONVÊNIOS E PARCERIAS COM BANCO DO BRASIL, CUJO ESCOPO É TRAZER REPASSES DE VERBAS.

SIGILO BANCÁRIO O SIGILO BANCÁRIO SE CARACTERIZA COMO SENDO A OBRIGAÇÃO DO BANQUEIRO A BENEFÍCIO DO CLIENTE DE NÂO REVELAR CERTOS, ATOS FATOS, CIFRAS OU INFORMAÇÕES QUE TEVE CONHECIMENTO. LEI COMPLEMENTAR N.105, 10 DE JANEIRO DE 2001, TRAÇA CIRCUNSTÂNCIAS QUE PERMITEM A QUEBRA DO SIGILO BANCÂRIO.

QUEBRA DO SIGILO BANCÁRIO “A QUEBRA DO SIGILO BANCÁRIO PODERÁ SER DECRETADA PARA APURAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE QUALQUER ILÍCITO OU FASE DE INQUÉRITO OU PROCESSO JUDÍCIAL”.NOS SEGUINTES CRIMES. >TERRORISMO >TRÁFICO ILÍCITO DE ENTORPECENTES >CONTRABANDO OU TRÁFICO DE ARMAS >LAVAGEM DE DINHEIRO OU OCULTAÇÂO DE BENS >ETC

CARTÃO DE CRÉDITO O USO SIGNIFICATIVO DO CARTÃO DE CRÉDITO COMEÇOU NOS EUA NA DÉCADA DE 20, EMITIDOS POR(MAGAZINES CADEIAS DE HOTÉIS E CONPANHIAS PETROLÍFERAS)PARA ASSEGURAR CERTOS CLIENTES, OFERECENDO FACILIDADES DE PAGAMENTO.

CARTÃO DE CRÉDITO O número de transações com cartões de crédito no Brasil cresceu mais de dez vezes desde o início do Plano Real, em 1994.

CONTA CORRENTE BANCÁRIA A CONTA CORRENTE BANCÁRIA, EXISTE INDUBITAVELMENTE UM MANDATO , PELO QUAL O BANCO ASSUME O SERVIÇO DE CAIXA DO CLIENTE E SE OBRIGA AO COMPRIMENTO DOS ATOS E NEGÓCIOS JÚRIDICOS SOLICITADO PELO CORRENTISTA.

OBSERVAÇÕES OS BANCOS, NA QUALIDADE DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PRIVADAS, SÓ PODEM SE CONSTITUIR SOB FORMA DE SOCIEDADE ANONIMA. (ART 25 – LEI N.4.595/64)

OBSERVÇÕES: A RESPONSABILIDADE REAL DO BANCO CENTRAL É EXERCER O COMANDO DA POLÍTICA ECÔNOMICA E MONETÁRIA, MONITORANDO O MERCADO E INTERVINDO QUANDO PRECISO.

OPERAÇÕES BANCÁRIAS E MEIOS TECNOLÓGICOS FRUTO DA REALIDADE, SURGIDA COM AS MODIFICAÇÕES NO SETOR BANCÁRIO, NASCE UM CONCEITO PRÓPRIO DE BANCO VIRTUAL, OPERACIONALIZADO PELO PRÓPRIO CLIENTE À DISTÂNCIA, SEM GASTAR TEMPO E NEM SE DESLOCAR PARA O INTERIOR DA AGÊNCIA BANCÁRIA,DESENVOLVENDO TRANSFERÊNCIAS ELETRÔNICAS E SERVIÇOS DE TELE-BANCO.

LAVAGEM DE DINHEIRO 1- Lavagem de dinheiro ou branqueamento de capitais é uma expressão que se refere a práticas econômico-financeiras que têm por finalidade dissimular ou esconder a origem ilícita de determinados ativos financeiros ou bens patrimoniais, de forma a que tais ativos aparentem uma origem lícita ou a que, pelo menos, a origem ilícita seja difícil de demonstrar ou provar.

2- Origem da expressão A expressão inglesa money laundering resulta do fato que o dinheiro adquirido ilegalmente é sujo devendo ser lavado ou branqueado . Uma origem lendária leva a Al Capone que teria comprado em 1928, em Chicago, uma cadeia de lavanderias, esta fachada legal ter-lhe-ia permitido fazer depósitos bancários de notas de baixo valor nominal.

3- EVOLUÇÃO A questão da lavagem de dinheiro como um problema social de caráter internacional surgiu no final dos anos 80 - mais exatamente com a Convenção de Viena em 1988 - e foi rapidamente inserida em variados instrumentos internacionais que exigiram a respectiva criminalização. O impulso inicial foi motivado pelas consequências dos lucros do tráfico de drogas.

FONTES PESQUISADAS: Título:Direito Bancário – 11ª Edição 2008 Autor:Abrão, Nelson Editora:Saraiva http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/7622.pdf Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Lavagem_de_dinheiro GOOGLE