CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO DE MEDICINA LEGAL
Advertisements

Como fazer para resolver o problema?
“O Mal-estar na Civilização” de Sigmund Freud
Perícia médico legal e Criminalística com
PSICOLOGIA E DIREITO SÉC. XIX → PRIMAZIA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO → TENTATIVA DE EXPLICAR OS COMPORTAMENTOS HUMANOS FRENOLOGIA - GALTON → INTERPRETAÇÃO.
Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP
Medicina Pericial Especialidade Una Luiz Frederico Hoppe
PERICIA MÉDICA ARÉA DE ATUAÇÃO OU ESPECIALIDADE MARIO MOSCA FILHO
Notícias do Mundo das Perícias
Ciência Política e Teoria do Estado
Filosofia do Direito Rodrigo Prestes Prof: Dejalma Cremonese
Unijui – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma.
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
PERDAS, DANOS E LUCROS CESSANTES
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS EM PERÍCIA MÉDICA
Classificação.
RESOLUÇÃO CFM 1823/2007 Consulte em
Infortunística Professora: Lorena Braga Raposo
ATESTADO MÉDICO EM MEDICINA DO TRABALHO: DÚVIDAS E POLÊMICAS
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PERICIAL
LAUDO MÉDICO PERICIAL JUDICIAL
Curso Técnico em Meio Ambiente
José Maria de Castro Abreu Junior
Apresentação aos Membros do Ministério Público
A NECESSÁRIA ARTICULAÇÃO COM A REDE DE PROTEÇÃO E O SISTEMA DE JUSTIÇA
Leitura de Textos Científicos
Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
(41) PERÍCIA MÉDICA.
Nome: Victória Melo Nº. 31 1ºEM Profª. Carol
Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
CURSO DE MEDICINA LEGAL
Perícia Médica Fundamentos
Psicologia Jurídica e sua interface com o Direito A psicologia Jurídica é uma disciplina que aplica a psicologia ao mundo legal forense. A Psicologia Jurídica.
Nome: Alice Santos Gonçalves Prof°:Carol 1°E.M
Odontologia.
Prof. Bruno Silva Aula de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
Introdução à Medicina Legal
Lei nº De 06 de abril de 2001 Antigo Projeto de Lei Paulo Delgado. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos.
Raffaela Plazezwski n°24
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA A liquidação da sentença, pode ser por cálculos, quando o próprio credor poderá instruir o pedido com a memória discriminada e atualizada.
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
ASPECTOS ÉTICOS DAS PERÍCIAS MÉDICAS.
MEDICINA LEGAL PERITO E PERÍCIAS Dr.Gualter.
Educação permanente Prof Rodrigo Bueno.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Documentos Médico-legais
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
Fernando Antonio Costa de Sá
Medidas de Saúde Coletiva
Colégio Da Polícia Militar
Importância da Química na Medicina
BREVE HISTÓRICO DA PSICOLOGIA JURÍDICA NO BRASIL
Prof. Cláudio G. Brandão Da Silva
PERITOS, PERÍCIAS E ASSISTENTES TÉCNICOS
DOCUMENTOS MÉDICO-LEGAIS
Primórdios da Psicologia Jurídica -1
Declaração de Óbito MORTES VIOLENTAS Luiz Augusto Rogério Vasconcellos
ESTRUTURA DO LAUDO PERICIAL (TP 01)
LAUDOS DE EXAMES PERICIAIS
Introdução ao Estudo da Medicina Legal
Química Medicinal Gabriella Olinda Nº07. 2 Sumário Introdução Importância
Química na Medicina Trabalho a ser apresentado a professora Carol da disciplina de Química. Victória Walz n°32 1°EM.
Reflexões sobre Psicologia Jurídica e seu panorama no Brasil
Medicina Legal FDR Prof. João Carlos da Fonte. 1 º Ponto Medicina Legal: conceito, definição, divisão, relações com outras ciências. Importância do seu.
Documentos Médico-Legais
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito Disciplina: Psicologia Forense Profa. Dra. Maria de Fatima Franco dos Santos Perícias.
Transcrição da apresentação:

CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO UNIJUI – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO Professor: Dejalma Cremonese Acadêmica: Patricia de Mello Berti MEDICINA LEGAL Independência – 26/06/08

Medicina legal O que é? conjunto de conhecimentos médicos e para-médicos, onde se utiliza dos conhecimentos técnico-científicos das ciências que colaboram com a Medicina (física, biologia, química...);  serve como um meio de esclarecer a atuação da Justiça no meio social;  ajuda a elaborar leis relacionadas com seu estudo, coopera na execução das leis existentes e interpreta meios legais de significação médica.

Os peritos investigam o caso e dão o seu parecer através de um Laudo. Medicina legal Do latim, medicina é a arte ou ciência de evitar, curar ou atenuar a doença, sistema medicinal, aquilo que remedeia um mal, socorro, auxílio. No Brasil, os peritos médico legistas, que são os peritos oficiais, atuam conforme o previsto no código de processo penal (art.275-281) Os peritos investigam o caso e dão o seu parecer através de um Laudo.

Medicina legal LAUDO: documento que permite aos periciandos (seus portadores) reivindicar seus direitos nas variadas formas do Direito (Penal, Cível, Administrativo, Trabalhista, etc.).

Medicina legal Perícia médica é a área de atuação de todos os especialistas médicos. Embora seja mais conhecida por examinar cadáveres, 75% dos exames são feitos em pessoas vivas e vítimas de violência (agressões física e sexual ou acidentes).

Medicina legal Por volta de 1942, o professor e mestre Flamínio Fávero citou em sua obra maior duas tendências da Medicina Legal, e acrescentou ainda que ela é a única especialidade exclusivamente pericial.

Medicina legal TENDÊNCIAS: Restritiva; ciência individualizada, onde cada especialidade deve ter sua própria perícia. Ex. um caso ortopédico deveria ser periciado e avaliado por um ortopedista.

Medicina legal Ampliativa; há assuntos exclusivos para médicos legistas. Perícia e Avaliação do dano são suas tarefas. Ex. uma prótese deve ser colocada por quem entenda do assunto, mas avaliar o dano corporal proveniente de uma má técnica da cirurgia é tarefa do médico legista.

Para não haver confusão: Medicina legal Para não haver confusão: Hoje quem deve avaliar as lesões em uma pessoa é o Médico Legista. Medicina Legal (Perícia): não importando a área (cível, trabalhista, penal...) é um procedimento complexo que inclui uma consulta, mas seu objetivo é chegar ao diagnóstico para dar então um Laudo. Medicina Assistencial (Consulta): ato médico que visa chegar a um diagnóstico para efetuar um tratamento (clínico ou cirúrgico).

Medicina legal Sobre perícia, pode-se dizer ainda que: Visa restabelecer a verdade dos fatos; Esclarece ás autoridades do Direito o significado e as conseqüências clínicas do diagnóstico realizado; Complexa e multidisciplinar; Seu procedimento exige formação não apenas na especialidade, mas também em outras áreas, como segue a lista abaixo:

Medicina legal Traumatologia; para descrever e interpretar lesões do aparelho locomotor (fraturas, artroses, hematomas...) Ortopedia; para calcular, usando a trigonometria, os graus das incapacidades Ginecologia; para descrever e interpretar as lesões do aparelho reprodutivo (ato libidinoso, conjunção carnal, doenças venéreas...)

Medicina legal Clínica Médica; para descrever e interpretar uma reação alérgica proveniente de um medicamento ou drogas Radiologia; para descrever o trajeto de um projétil no corpo humano Patologia; para saber diferenciar, ao fazer uma necropsia, um enfarto de uma embolia gasosa em um mergulhador

Medicina legal Angiologia; para reconhecer uma necrose causada em alpinista Toxicologia; para avaliar se um indivíduo está drogado Antropologia; para identificar uma ossada

Medicina legal Biologia; para avaliar o tempo de morte, avaliando uma fauna local Infortunística; para avaliar o nexo causal com doenças do trabalho Psiquiatria; para diagnosticar uma tortura ou uma incapacidade mental

Medicina legal Direito; para descrever as lesões de forma que os juízes possam tipificar o crime Pesquisa; para definir que lesões sejam identificadas,mesmo sem referencia na literatura e permite associá-las a agressor. Ex. de pesquisa: no caso Isabela foi preciso muita pesquisa e ainda assim não foi definido ao certo o(s) culpado(s) do crime.

Medicina legal atual e do futuro O campo pericial dispõe de um relativo progresso.  Esse progresso deve-se graças à: incorporação de novas técnicas; avanço da ciência; contribuição multiprofissional  leva em conta a preocupação de alguns setores públicos de criar, recuperar e aparelhar os laboratórios das instituições especializadas e reciclar o pessoal técnico.

Medicina legal No Brasil, o campo experimental ainda é fraco, possuindo poucos focos de pesquisa nos centros acadêmicos de pós-graduação. Falta ainda a criação de cursos médicos e jurídicos especializados, pois muitos não têm a qualificação e intimidade necessária com a área.

Medicina legal Pude concluir que, a Medicina Legal, ou mesmo Perícia, é a constituição da prova judicial ou do registro científico de patologias. E de que o Perito especializado presta assistência técnica em perícias judiciais e extra-judiciais.

Fontes: http://www.pbnet.com.br/openline/gvfranca/artigo 19.html http://www.geocities.com/HotSprings/Villa/1696/atlas.html http://www.guiatur.com.br/img/mapa_brasil.jpg http://www.medicina-legal.org.br  http://www.mundodastribos.com/ultimas-noticias-do-caso-isabela-nardoni.html

Fontes: http:/www.dji.com.br/dicionario/medicina_legal.htm http://www.angelfire.com/ak/medicinalegal/index.html http://abml-medicinalegal.org.br/artigos/especialidade.pdf Aquaviva, Marcus Cláudio. Vademecum universitário de direito 2005. – 9. Ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo: editora jurídica brasileira, 2005. pg. 448

Fontes: http://www.cban.com.br/alergia/mecanismos.html http://aromalandia.com.br/origem_do_homem.htm http://www.fo.usp.br/lido/patoartegeral/patoartenec2.htm http://www.geocities.com/hotsprings/villa/9907/anatomia.html http://www.igp.rs.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=22&Itemid=35