Sistema de informação de média e alta complexidade do SUS - SIMAC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Advertisements

Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO
DIRETORIA DE REGULAÇÃO E AUDITORIA DO SISTEMA DE SAÚDE – DIRE
SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE E AVALIAÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE
Oficina para apresentação do SISRCA
SISTEMA DE REGULAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO - SISRCA
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO EXECUTIVA DE PROJETOS Incorporação Tecnológica em Hospitais Públicos Dr. M ARCOS V INÍCIUS L UCATELLI.
Subsecretaria de Desenvolvimento do Sistema de Saúde - SDSS Março 2006 Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos.
Sistema de Informações
O Ministério da Saúde, Apresenta o projeto SIAB plus
“A Gestão Pública da Saúde no Território e a Regulação do Mercado de Atenção Suplementar à Saúde” São Paulo – 14 e 15 de outubro de 2009 “ A utilização.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE
Processamento SIA/SUS
Política Estadual de Cirurgias Eletivas
Contribuição da Tecnologia da Informação
AUDITORIA ELETRÔNICA DE ORGÃOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS – DERAC COORDENAÇÃO-GERAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CGSI.
8 AUDIHOSP A saúde no Brasil: caminhando rumo ao sistema único de informação. ENTENDENDO O FLUXO DO FATURAMENTO, PROCESSAMENTO E PAGAMENTO DO SISTEMA DE.
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES
SCNES –Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
PROGRAMAÇÃO AMBULATORIAL DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Ministério da Saúde CIHA Julho 2011
Implementação de Sistemas
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Administração de Sistemas de Informação Banco de Dados
Ministério da Saúde SISRCA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (SIS)
Ministério da Saúde MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO SISRCA jul/2013
COORDENAÇÃO DE PROCESSAMENTO
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014
DATASUS Ministério da Saúde Departamento de Informática do SUS
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
Estado do Amapá: Uma Experiência no Uma Experiência no Processo de Habilitação na NOAS na NOAS Apresentação: Dr. Ronaldo Dantas.
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
Governo do Estado Ceará Secretaria da Saúde – SESA Central de Regulação do SUS - CRESUS CAPACITAÇÃO Módulo Administrativo.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Sistema de Regulação, Controle e Avaliação - SISRCA
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
Sistema de Regulação, Controle e Avaliação - SISRCA
Informação em Saúde Suplementar Florianópolis, maio de 2007.
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
Técnicas e Projeto de Sistemas
DESCENTRALIZAÇÃO: Inovações e Impacto para Prestadores e Gestores.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISRCA MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO NOVEMBRO/2012 BRASÍLIA/DF Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação.
Repositório de Tabelas Corporativas do Ministério da Saúde
PRESTAÇÃO DE CONTAS 1º TRIMESTRE DE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA.
NÍVEIS DE COMPETÊNCIAS DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA 1º ENAVISS ENCONTRO NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE SALVADOR-2009.
Outubro – Dezembro 2005 PRESTAÇÃO DE CONTAS 4º TRIMESTRE de 2005 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE.
Sistema de Informações Hospitalares
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO COORDENADORIA DE REGIÕES DE SA Ú DE – OUTUBRO/2007.
1.
CURSO: FATURAMENTO SUS PARA AUDITORES EM SAÚDE
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Módulo de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde Sistema de Regulação, Controle e Avaliação – SISRCA Outubro 2012 Ministério da Saúde Secretaria.
Estratégias Implantação do Barramento Implantação do Cartão Nacional de Saúde Higienização das Bases Registro Eletrônico de Saúde - RES.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Transcrição da apresentação:

Sistema de informação de média e alta complexidade do SUS - SIMAC 1

Objetivo Desenvolver um sistema nacional de informações que registre individualmente os atendimentos de média e alta complexidade realizados pelos Estabelecimentos de Saúde. Deverá gerar o faturamento com base numa programação físico-financeira e informações estatísticas e gerenciais, subsidiando as instâncias de controle, avaliação, PPI, auditoria e análise epidemiológica.

Escopo do Projeto SIA BPA APAC SIH CIH AIH SIAB Plus SIMAC

Histórico Entendimento do Problema Falta de integração entre tabelas SIA e SIH Vários instrumentos de captação Falta de orçamentação/planejamento Falta de visão clara dos atendimentos Etc... Oficina de trabalho (RUP) - 09/2001

Histórico - Necessidades Gestão das tabelas (composição, valor,...)-SAS/SPS/FUNASA/FNS/ANVISA Integração Repositório, CNES, CNS, Sistemas de Gestão dos ES, etc... Compatibilidade das tabelas, sem perda da série histórica Instrumento único de captação Informações Estatísticas e Epidemiológicas (inclusive não SUS)

Histórico - Necessidades Informações mais detalhadas Informações compatíveis com a NOAS e portarias ministeriais Recuperação do histórico dos atendimentos Apuração descentralizada porém com algumas regras centralizadas no MS Programação Física-Financeira por procedimento (ambulatorial e hospitalar)

Cenário Atual – Visão Geral O projeto encontra-se em fase de levantamento e discussões com a SAS para definição de alguns conceitos e regras, bem como da estrutura das tabelas. Alguns casos de uso já levantados

Aplicativo de Gestão da Tabela de Procedimentos Objetivo: definir os procedimentos do novo sistema e as respectivas compatibilidades, especificando as restrições de CID, Motivo Cobrança, Alta Complexidade entre outras. Para auxiliar na unificação da tabela de procedimentos, dispõe de funções de recuperação das tabelas atuais do SIA e SIH

Cenários Tecnológicos O sistema deverá levar em consideração a realidade dentro dos seguintes níveis: Estabelecimento de Saúde Secretaria Municipal Secretaria Estadual Ministério da Saúde

Cenários Tecnológicos Deverá, portanto, oferecer diversas possibilidades : Niveis Federal e Estadual: possuidores de infra-estrutura necessária à operação do sistema utilizando tecnologia mais avançada Níveis Municipal e Estabelecimento: Deve-se prever a utilização de tecnologia mais básica.

Plataforma Tecnológica Desenvolvimento Java / WEB Outros Banco de Dados Oracle Definição de interfaceamento entre sistemas Datasus bem como sistemas de gestão local (XML, TXT, DBF, etc...)

Cenário Atual – Recursos Contratação de empresa para apoio ao desenvolvimento - CESAR Prazo previsto: Março/2003 Treinamento profissionais Datasus em Java – Tecnologia WEB e Oracle

Cenário Atual – Compromissos Integração com os sistemas SAB, CNES, CNS, SISREG, Repositório, SIGAB, HOSPUB, Sistemas Próprios de Gestão CNES CNS SIAB SISREG HOSPUB SIGAB SIMAC OUTROS CADSUS REPOSITÓRIO

Funções – Gerais e de Suporte Segurança e Controle de Acesso Configuração da rede de asssistência Administração de Tabelas Gerência de Configuração (versões de programas, tabelas, etc...) Interfaceamento com outros sistemas

Funções - Captação Através de um instrumento único que contemple os atendimentos ambulatorial e hospitalar (SUS e não SUS). Deverá admitir as especificidades de cada tipo de atendimento (por exemplo: Internação, TRS, Oncologia, etc...)

Funções - Captação Instrumento através do qual a produção do Estabelecimento de Saúde é informada. Poderá ou não ser o instrumento gerador para as informações de pagamento, em função de suas características(SUS/Não SUS), erros ou inconsistências cadastrais Deverá conter a caracterização do atendimento e do paciente.

Funções – Programação Física-Financeira Módulo que o Gestor (Municipal ou Estadual) faz a programação física dos atendimentos dos seus Estabelecimentos de Saúde por procedimento. Possui Níveis de Apuração Financeira. Eventuais sobras financeiras poderão ser remanejadas automaticamente. Seguir as normas preconizadas pela PPI

Funções - Apuração Gerador do crédito aos Estabelecimentos de Saúde. Utiliza a programação físico-orçamentária, o cadastro do CNES e outros dados que porventura possam aumentar o valor dos procedimentos. Gerador e verificador dos dados que servirão de base para montagem do BD-Nacional

Funções – Apuração Não permitir que os procedimentos produzidos mas não orçados sejam pagos. Deverá contemplar o pagamento discriminando a parcela paga com recurso Federal bem como eventuais parcelas pagas com recursos próprios (Estadual e/ou Municipal). Deverá também emitir “contra-cheques” aos Estabelecimentos.

Riscos Após testes, o sistema deverá ser implantado a nível nacional em um mesmo momento Infra-estrutura nos gestores e estabelecimentos de saúde Estratégia de treinamento dos usuários Estrutura de “help-desk”