UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Competências e interligação
Advertisements

PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Teoria do Estado Contemporâneo Prof°:
Professor – Dejalma Cremonese
UNIJUÍ- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE HISTÓRIA TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE.
DIREITOS POLÍTICOS Aluna: Bárbara Lazzari Cavalheiro
Acadêmica: Maris Lorenzoni Almeida
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Unijui - Universidade Regional Integrada MESSIANISMO POLITICO. SOCIEDADE POLITICA E TEORIA GERAL DO ESTADO. PROFE: DEJALMA CREMONESE. ALUNA: PATRICIA L.
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
PARLAMENTARISMO E PRESIDENCIALISMO.
Ijuí, 17 de setembro de 2007 UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
Jurisdição e Competência
Orçamento na CF/88 Princípios
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E TERRITORIAL
A CÂMARA VAI À ESCOLA Um projeto de educação para a cidadania da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE
A Organização Política do Brasil
Colégio dos Santos Anjos– 5º ano
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
Unidade 2 - Direito Constitucional
Organização Política e Administrativa de Portugal
Divisão e Organização do Três Poderes no Brasil
Direito Constitucional I
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
GEOPOLÍTICA BRASILEIRA
O ESTADO. Regimes Políticos Representativos Formas de Estado e Sistemas de Governo.
O Estado e os Três Poderes
Órgãos soberania.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Direito constitucional i
República Federativa Do Brasil. DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA Equipe de Professores do Colégio Sagrado Coração de Jesus CIESC.
Disciplina DIREITO CONSTITUCIONAL II Docente Marco Dórea Tel:
HIERARQUIA DAS LEIS Normas Constitucionais e emendas à Constituição
SISTEMAS ELEITORAIS E REFORMA POLÍTICA
O LEGISLATIVO MUNICIPAL
O mandato dos Deputados Federais é de quatro anos.
HIERARQUIA DAS LEIS I – Constituição
HIERARQUIA DOS ATOS LEGAIS
Poder Executivo Nacional, Estadual e Municipal.
Introdução ao Estudo de Direito
DIREITO CONSTITUCIONAL
Lei n.º 8.429/92 – Improbidade Adm.
a) decretos regulamentares: normas jurídicas, gerais, abstratas e impessoais, estabelecida pelo Poder Executivo da União, do Estado e dos Municípios –
TEORIA DO ESTADO PARTE II
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
DO PROCESSO CONSTITUCIONAL
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário.
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
 Título III - Da Organização do Estado Capítulo I - Da Organização Político-Administrativa Capítulo II - Da União Capítulo III - Dos Estados Federados.
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
PODER EXECUTIVO (arts. 76 a 91 – CF)
PODER EXECUTIVO.
TEORIA DO ESTADO PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR. João Paulo de Souza Cavalcante.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
O Estado brasileiro O Estado brasileiro. Sistemas de Governo  PRESIDENCIALISMO O presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Transcrição da apresentação:

UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul. DICIPLINA - Teoria do Estado Contemporâneo. PROF - Dejalma Cremonese. ACADEMICO - Daise dos Santos Lavarde. PODER EXECUTIVO. IJUÍ, JULHO, 2008.

PODER EXECUTIVO

Poder executivo: é o poder do Estado que, nos moldes da constituição de um país, possui a atribuição de governar o povo e administrar os interesses públicos, cumprindo fielmente as ordenações legais.

O executivo pode assumir diferentes faces, conforme o local em que esteja instalado. No presidencialismo, o líder do poder executivo, denominado Presidente, é escolhido pelo povo, nos que decidimos, a quem deixamos com a função de chefe de estado e chefe de governo.

Poder Executivo do Brasil

É o conjunto dos órgãos e autoridades públicas aos quais a Constituição Federal brasileira atribui a função administrativa e adota os princípios da soberania popular e da representação, segundo os quais o poder político pertence ao povo e é exercido em nome deste por órgãos constitucionalmente definidos . Para tanto, a Constituição Federal constitui três Poderes.

*Poder Legislativo

*Poder Executivo

E

*Poder Judiciário

Funções do Poder Executivo

O principal representante do poder executivo é o presidente da Republica. Que atualmente é Senhor Luiz Inácio Lula da Silva.

Suas principais funções são: Nomear e demitir os Ministros de Estado; Exercer com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior da administração federal; Sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para a sua fiel execução; Vetar projetos de lei, total ou parcialmente, ou solicitar sua consideração ao Congresso Nacional; Manter relações com países estrangeiros e acreditar seus representantes diplomáticos;

Remeter ao Congresso plano de governo, plano anual de investimentos, assim como a prestação anual das contas relativas ao exercício anterior; Exercer o comando supremo das Forças Armadas e nomear os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, promover seus oficiais-generais e nomeá-los para outros cargos; Decretar o estado de defesa, o estado de sítio e a intervenção federal, nos termos da Constituição; O presidente é substituído no caso de impedimento, e sucedido, na vaga, pelo vice-presidente;

Órgãos e autoridades executivas

Os principais órgãos do Poder Executivo brasileiro são os seguintes:

Órgãos federais Presidência da Republica; Vice-presidência da Republica; Ministérios de Estado; Defensoria Publica da União;

Órgãos estaduais Governos das Unidades Federativas: representados pelos governadores. Secretarias de Estado das Unidades Federativas.

Órgãos municipais Prefeituras Municipais: representadas pelos Prefeitos. Secretarias Municipais.

Poder Executivo Federal

Poder Executivo Estadual

Poder Executivo Municipal (Prefeitura de Garruchos-RS)

Conclusão: O Poder executivo é o poder no qual nós o “povo” damos a alguém que vai governar nosso país (o povo) e administrar os interesses públicos, legalmente; para que tenhamos um país desenvolvido e organizado.

Bibliografia Cremonese,Dejalma;Introdução ao pensamento político: das origens ao debate atual Estado, Democracia e Cidadania. pt.wikipedia.org/wiki/Poder_executivo; pt.wikipedia.org/wiki/Poder_Executivo_do_Brasil; jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8108 - 62k ;