ADILTON DOMINGOS SACHETTI 19 de agosto de 2009. Programa Mato-Grossense de Regularização Ambiental Rural MT-LEGAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO DE IMÓVEIS
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
Imposto Territorial Rural (ITR)
DA RESERVA LEGAL.
DA RESERVA LEGAL. Reserva Legal Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Julho de 2009 Diretrizes Socioambientais e Instrumentos de Apoio Financeiro para a Cadeia Produtiva da Pecuária Bovina.
Área de Preservação Permanente em Área Urbana Consolidada
2009.
FMASE 1º Workshop- GT de Licenciamento Ambiental do FMASE
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
Estrutura de um Processo de Licenciamento
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
O Novo Código Florestal – Lei 12651/12
Veja as mudanças aprovadas na Câmara
Transparência Florestal Seminário MPE, 02 de agosto de 2011
Banco do Brasil e o Agronegócio
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
DA RESERVA LEGAL.
Marco Legal Compensação: Cotas de Reserva Ambiental e Servidão Florestal no estado do Pará, de acordo com o novo Código Florestal.
GERÊNCIA DE BIODIVERSIDADE
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Avaliação econômica da floresta nativa em propriedades rurais, em face do novo Código Florestal Marcelo Leoni Schmid
O Código Florestal e a Propriedade Rural
Doutoranda Karina T. Bernardo Prof. Dr. Victor Eduardo Lima Ranieri 06/08/2013.
Agência Goianésia (GO)
Novo Código Florestal Lucélia Denise P. Avi Analista de Meio Ambiente
Síntese - Principais Pontos Seminário Técnico - CAR Brasília-DF - 22 e 23/09/11.
Prof. Dr. Enio Giotto Departamento de Engenharia Rural
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
”Regulamentação” das “Exceções” em APP
Aspectos relevantes do Código Florestal (CAR - APP – RL)
ÁREAS CONSOLIDADAS EM RL Prof. Rafaelo Balbinot UFSM –FW 2012.
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
CÓDIGO FLORESTAL. Substitutivo ao PL 1.876/1999 Código Florestal (criado em 1965) 13 anos de discussão; mais de 60 modificações; Entre 1965 e 2009 foram.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI /2011
INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ
Lei , de 11 de janeiro de 2010 Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura Familiar e Reforma Agrária.
FNO Fundo Constitucional de Financiamento do Norte.
Licenciamento Ambiental da Regularização Fundiária Urbana
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
USO INDUSTRIAL DE IMÓVEIS Experiências e tendências Andre GeraldesLeandro Viecili.
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
CADASTRO AMBIENTAL RURAL
O que é o CAR? É um registro público eletrônico de âmbito nacional com as informações das propriedades rurais, onde o produtor informa em uma imagem de.
1.Escolha da Instituição Financeira Os recursos do Programa A B C podem ser solicitados por produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas e cooperativas.
O Código Florestal é a lei que institui as regras gerais sobre onde e de que forma a vegetação nativa do território brasileiro pode ser explorada. Ele.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Ricardo Aguilar Galeno Data: 20/10/09.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ INSTITUTO DE ORDENAMENTO TERRITORIAL DO ESTADO DO AMAPÁ - IMAP Macapá/AP 2011.
Informações complementares sobre o preenchimento do CAR.
Willian Jose da Fonseca Engenheiro Ambiental e Sanitarista Agência Avançada de Meio Ambiente de Presidente Olegário Instituto Estadual de Florestas -
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Discente: Clara Grazielly;
Pronaf Produtivo Orientado. Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 MCR – Pronaf Produtivo Orientado.
Situação do Licenciamento Rural em Mato Grosso. Áreas Monitoradas.
Workshop de Arqueologia e Empreendimentos Viários
REFORMA AGRARIA TERRAS DEVOLUTAS
APRESENTAÇÃO Projeto Condomínio Ambiental. QUEM SOMOS O Instituto Educa Brasil (IEB) é uma Organização Não Governamental que atua na preservação do meio.
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
Programa Terra Legal Novembro de 2011 Sistema de Proteção da Amazônia Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Ministério do Desenvolvimento.
Implantação do Código Florestal Cadastro Ambiental Rural (CAR) Marco O. Morato Analista da Gerência Técnica e Econômica OCB Brasília, 13 de fevereiro de.
Iniciativa de Observação, Verificação e Aprendizagem do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e da Regularização Ambiental.
Governo do Estado de Rondônia. TAC-AD Emitido ? CADASTRAR PESSOA CADASTRAR EMPREENDI- MENTO CADASTRAR PROJETO DIGITAL GERAR PROJETO DIGITAL ENVIA O PROJETO.
Entidade Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná.
Transcrição da apresentação:

ADILTON DOMINGOS SACHETTI 19 de agosto de 2009

Programa Mato-Grossense de Regularização Ambiental Rural MT-LEGAL

O que é o Licenciamento Ambiental Atual  É o Instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, que foi estabelecida pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de  A principal função desse instrumento é conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação do meio ambiente.

O que é o Licenciamento Ambiental  A Resolução normativa CONAMA nº 237/97, define o Licenciamento ambiental como o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia atividades utilizadoras de recursos ambientais.

Licenciamento Ambiental  Logo o licenciamento ambiental é o instrumento que o poder público possui para controlar a instalação e operação das atividades, visando preservar o meio ambiente para a sociedade atual e futura.

O Licenciamento Ambiental em Imóveis Rurais de Mato Grosso  O Governo de Mato Grosso identificou uma grande oportunidade para promover um controle eficaz dos recursos florestais, que era a associação do Licenciamento Ambiental das Propriedades Rurais ao uso de tecnologias de controle via imagens de satélite e a fiscalização sobre os desmatamentos.

O Licenciamento Ambiental em Imóveis Rurais de Mato Grosso  Mato Grosso vem implementado, desde 1999, um sistema inovador de controle e monitoramento dos desmatamentos em propriedades rurais; O Sistema de Licenciamento Ambiental em Propriedades Rurais SLAPR

 Área do Estado: 93 milhões de ha;  140 mil propriedades rurais (FONTE CADASTRO RURAL – INCRA)  Área das UC’s: 3.9 milhões de ha;  Área das TI’s: 13.9 milhões de ha;  Área passível de Licenciamento: 73 milhões de ha ( 78 % da área total do Estado de Mato Grosso)  Área Licenciada: 19.9 milhões de ha (27 % da área passível);  Número de licenças Ativas LAU’s; Dados de MT - Referentes ao Licenciamento Ambiental Rural

Operacionalização do SLAPR _____ _____  =  As imagens dos Imóveis rurais são Lançadas em uma Base Cartográfica de Mato Grosso na SEMA. Base Cartográfica da SEMA Imóvel Rural

LICENÇA AMBIENTAL ÚNICA - LAU Após análise do processo, e atendidos os requisitos para o Licenciamento Ambiental, Será expedido a Licença Ambiental Única LAU.

Desvantagens do Licenciamento Ambiental como é aplicado hoje  O interessado em regularizar o imóvel Rural, além de ser obrigado a recuperar o passivo ambiental ainda é penalizado nos termos da lei de crimes ambientais;  O processo é muito burocrático podendo levar anos para ser finalizado com a emissão da Licença;

Desvantagens do Licenciamento Ambiental como é aplicado hoje  Até hoje a SEMA Licenciou apenas Imóveis rurais em Mato Grosso ou 27% da área passível de licenciamento;  A baixa cobertura do licenciamento sobre as áreas rurais tem prejudicado o monitoramento sobre os recursos florestais de MT;

MT-LEGAL

Base legal:  LEI COMPLEMENTAR Nº 343, DE 24  LEI COMPLEMENTAR Nº 343, DE 24 DE DEZEMBRO DE Objetivo:  Promover a regularização das propriedades e posses rurais e sua inserção no Sistema de Cadastramento Ambiental Rural e/ou Licenciamento Ambiental de Propriedades Rurais – SLAPR.

Principais Benefícios do MT- LEGAL  O interessado terá a oportunidade de regularizar sua propriedade sem ser penalizado;  O procedimento dividido em duas fazes, CAR e LAU, tornará possível a desburocratização do sistema dando maior agilidade na emissão das licenças;

Principais Benefícios do MT- LEGAL  Com a parceria entre Produtor Rural e Estado de Mato Grosso será possível a cobertura de toda a área passível de licenciamento ambiental, dando maior eficiência ao sistema de Monitoramento e Fiscalização.

Principais Benefícios do MT- LEGAL  Facilidade ao acesso as linhas de crédito oficial pelos Proprietários de Imóveis Rurais Licenciados comprometendo a todos a nova realidade ambiental;  Certificação dos produtos de origem agropastoril e extrativistas e criando novas oportunidades de negócio.

Adesão:  Para a adesão ao MT LEGAL os proprietários ou possuidores de imóveis rurais deverão, espontaneamente, requerer o Licenciamento Ambiental Rural. Prazo:  O prazo máximo para adesão ao MT LEGAL será de 01 (um) ano, a contar da data de regulamentação da Lei Complementar 343/2008.

Do passivo ambiental:  Os proprietários ou possuidores de imóveis rurais com áreas de preservação permanente (APP) e/ou reserva legal (ARL) em extensão inferior ao estabelecido na legislação, deverão ajustar a sua conduta, por meio de Termo de Compromisso, no curso do processo de licenciamento ambiental;  O Produtor Rural NÃO será autuado pelo passivo ambiental objeto do Termo de Compromisso.

Do Licenciamento Ambiental de Imóveis Rurais  O processo de licenciamento ambiental de imóveis rurais será dividido nas seguintes etapas: I – Cadastro Ambiental Rural – CAR; II –Licença Ambiental Única- LAU.

Do Cadastro Ambiental Rural - CAR  Consiste no registro dos imóveis rurais junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA, por meio eletrônico, para fins de controle e monitoramento.  Terá efeito declaratório, atestando a situação atual do imóvel, e não se constituirá em prova da posse ou propriedade, nem autorizará desmatamento e/ou exploração florestal, os quais é exigido a Licença Ambiental Única.

Do Cadastro Ambiental Rural - CAR  A SEMA analisará a documentação, a situação do imóvel e, caso constatado o dano ambiental, a proposta de recuperação da área de preservação permanente degradada (APP), apresentada pelo interessado, e se aceita, firmará Termo de Ajustamento de Conduta ratificando-a.

Da Licença Ambiental Única - LAU  Formalizado CAR, o proprietário e/ou possuidor de imóvel rural deverá providenciar a localização e regularização da reserva legal;

Prazos: I – 01 (um) ano para propriedades acima de três mil hectares; II – 02 (dois) anos para propriedades acima de quinhentos até três mil hectares; III –03 (três) anos para propriedades de até quinhentos hectares; IV –05 (cinco) anos para assentamentos rurais.

Da Licença Ambiental Única - LAU  O não atendimento à exigência do licenciamento nos prazos previstos implicará:  No cancelamento da adesão ao MT- LEGAL  Suspensão do Cadastro Ambiental Rural – CAR  Aplicação das sanções e adoção das medidas legais pertinentes.

Da Reserva Legal  Para composição da área de reserva legal cujo percentual seja inferior ao mínimo legal, deve-se adotar as seguintes alternativas: I – Plantio de essências nativas na própria área; II – Regeneração Natural mediante paralisação de atividade não licenciada e isolamento da área a ser recuperada;

III – Compensação: pode-se compensar Reserva Legal por outra área equivalente em importância e extensão, ou por meio de servidão florestal que se dá por meio de arrendamento de área de Reserva de Natural do Patrimônio Particular (RPPN);

 IV – Desoneração, que se dá mediante doação de área de conservação ao Estado de Mato Grosso ou por pagamento ao Fundo Estadual de Meio Ambiente (FEMAM) para aquisição de imóvel rural situado no interior de Unidade de Conservação.

Da estrutura necessária para implementação do MT-LEGAL  Regulamentação da LEI 343/08;  Novas imagens de satélite de alta resolução;  Equipamentos de Informática com alta capacidade de armazenamento e processamento;  Novo Sistema integrado de Licenciamento;  Contratação de equipe técnica capacitada;  Elaboração dos novos procedimentos operacionais;  Programa de Treinamento para os Técnicos Ambientais.

Novas Imagens de Satélite da SEMA

Imagem Atual CBERS pixel de 40m

Imagem SPOT pixel de 2,5m

Imagem Atual CBERS pixel de 40m

Imagem SPOT pixel de 2,5m

Imagem Atual CBERS pixel de 40m

Imagem SPOT pixel de 2,5m

Imagem Atual CBERS pixel de 40m

Imagem SPOT pixel de 2,5m