Aluno:Daniel Pires de Mello Tema:República de Platão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
Advertisements

Componente Curricular: Ciências Políticas e Teoria do Estado.
Componente Curricular:
Conceito Trabalhado: Idealismo
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ Ciência Política e Teoria do Estado Luís Felipe Neves Moreira Dejalma Cremonese.
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento.
ESTÉTICA 1.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul Sócrates Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese Fernanda Erthal Seibert.
Componente curricular: Ciência Política e Teoria do Estado
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
Unijuí-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente:Ciência Política e Teoria do Estado Professor:Dejalma Cremonese Aluno:Daniel.
Ciência Política e Teoria do Estado
Vida, formação, idéias, obra
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Filosofia do Direito Rodrigo Prestes Prof: Dejalma Cremonese
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Platão Platão era um apelido que, provavelmente, fazia referência à sua característica física, tal como o porte atlético ou os ombros largos, ou ainda.
Sofistas Sócrates Platão Aristóteles.
Ética - Visão Histórica
ESTOICISMO.
Julgamento de Sócrates.
Platão e a Teoria das Idéias
Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,
“a alma grega não envelhece”
História da Filosofia ANTIGA
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Cícero paulino dos santos costa
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Platão ( a.C.) Família aristocrática ateniense
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
PENSAMENTOS Longe das vistas, longe do coração. Esse prolóquio tem mais malícia que ciência, mais epigrama que justiça, mais engenho que filosofia.
Revisão para Avaliação I
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Platão e a alegoria da caverna
Platão 427 a 347 a.C..
Platão e o mundo das Ideias
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Filosofia, retórica e democracia
AULA 07 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Platão e o mundo das Ideias
A resposta de Sócrates e Platão ao impasse gerado por Parmênides
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
Capítulo 11 Filosofia Antiga: Pensamentos Clássico e Helenístico
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
PLATÃO.
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
Platão.
Sócrates “Só sei que nada sei”.
Alicerces da filosofia ocidental
PLATÃO.
Bolsistas: Daniela, Bárbara, Deivison, Fernando, Raphaela e Gilberto 2015.
Período sistemático Aristóteles
Platão e o Mito da Caverna
O conhecimento na antiguidade
Antiguidade grega e romana
Estética.
PLATÃO.
Platão e a Justiça (V século a.C.) Grécia - Atenas.
Clique 1 Foi um dos principais filósofos gregos da Antiguidade. Nasceu em Atenas, por volta de 427/28 a.C. e desencarnou em 347 a.C. Era de uma família.
Das aparências ao mundo das idéias.
Vida Cristã: Nossa imagem na sociedade Colossenses 3:1-11  Buscar as coisas que são de cima;  Pensar nas coisas que são de cima;  Mortificar a natureza.
Transcrição da apresentação:

Aluno:Daniel Pires de Mello Tema:República de Platão Unijuí-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente:Ciência Política e Teoria do Estado Professor:Dejalma Cremonese Aluno:Daniel Pires de Mello Tema:República de Platão Santa Rosa,setembro de 2007

Platão nasceu em Atenas, em 428 ou 427 a. C Platão nasceu em Atenas, em 428 ou 427 a.C., de pais aristocráticos e abastados, de antiga e nobre prosápia.

Foi discípulo de Sócrates, com quem aprendeu a se opor aos sofistas, a desmascará-los como os que utilizavam da palavra independentemente da verdade

Seu verdadeiro nome era Aristoclés, em uma homenagem ao seu avô Seu verdadeiro nome era Aristoclés, em uma homenagem ao seu avô. Platos significa largura, e é quase certo que seu apelido veio de sua constituição robusta, ombros e frontes largos, um porte físico forte e vigoroso, que o fez receber homenagens por seus feitos atléticos na juventude.

República Platão desenvolve suas doutrinas idealistas de forma notável na República, onde seu porta-voz, como de hábito, é seu mestre, Sócrates.

A República de Platão trata do diálogo ocorrido na casa do velho Céfalo com Sócrates e diversos outros, alguns que participam do diálogo e outros que permanecem anônimos

Sócrates é o personagem principal da obra Sócrates é o personagem principal da obra. Durante uma conversa informal, ele escuta a opinião de seus amigos sobre a velhice, como o amadurecimento muda o caráter e como a justiça é importante na vida, etc..

A República de Platão É uma investigação a respeito do conceito de justiça e de como essa se manifesta no homem e na cidade e suas conseqüências

Caverna de Platão "no mundo do conhecimento, a idéia do bem aparece por último e é percebida apenas com esforço; mas, quando percebida, torna-se claro que ela é a causa universal de tudo que é bom e belo, o criador da luz e o senhor do sol neste mundo visível."

Teorias de Platão Platão salienta que a justiça é uma relação entre indivíduos, e depende da organização social. Mais tarde fala que justiça é fazer aquilo que nos compete, de acordo com a nossa função.

Teorias de Platão Platão achava um absurdo que homens com mais votos pudessem assumir cargos da mais alta importância, pois nem sempre o mais votado é o melhor preparado.

Dentro do universo filosófico de Platão, a noção de justiça, de grande relevância, apresenta-se enquanto ordem e medida que não se aprende no contexto histórico, mas que é intrínseca ao homem.

Teorias de Platão Riqueza alguma poderá proporcionar a paz a um homem mau.

Teorias de Platão o conhecimento humano vêm de três fontes principais: o desejo, a emoção, e o conhecimento, que fluem do baixo ventre, coração e cabeça, respectivamente.

Para o conhecimento verdadeiro Platão exige 3 critérios indispensáveis a saber: · Todo conhecimento tem que ser racional; · Todo conhecimento tem que ser objetivo; · Todo conhecimento tem que ser universal.

Para Platão, é o filósofo: "enquanto os filósofos deste mundo não tiverem o espírito e o poder da filosofia, a sabedoria e a liderança não se encontrarão no mesmo homem, e as cidades sofrerão os males".

Imortalidade da alma: idéia herdada de Pitágoras.

Bibliografia www.cade.com.br www.google.com.br