DIREITOS FUNDAMENTAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª NEUSA CHAVES BATISTA
Advertisements

Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Direito Constitucional I – Direitos Fundamentais
Profa. Maria Tereza Leopardi Mello Instituto de Economia/UFRJ
II Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares
CÓDIGO DE DEFESA DO C0NSUMIDOR
Maria Helena Barros de Oliveira
Democracia A palavra democracia vem do grego.
A doutrina reconhece quatro níveis de direitos fundamentais, a saber:
A nova cidadania Autor: FÁBIO KONDER COMPARATO Ed.: Lua Nova, 1993
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM
A essência dos Direitos Humanos
Direitos Humanos Classificação dos direitos dos homens
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Profª NEUSA CHAVES BATISTA
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
DEMOCRACIA A palavra DEMOCRACIA vem do grego: DEMOS = POVO KRATOS = PODER; AUTORIDADE Significa poder do povo. Não quer dizer governo pelo povo. Pode estar.
DEMOCRACIA A palavra DEMOCRACIA vem do grego: Democracia
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
Declaração Universal dos Direitos Humanos
REMEDIOS CONSTITUCIONAIS
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Os Direitos Humanos Ana Beatriz Barata, nº1 Ana Beatriz Pacheco, nº2
Meio Ambiente & Sociedade
Curso Direito à Memória e à Verdade
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948 – ONU)
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Direitos do cidadão e cidadania
Direitos e Deveres da Pessoa
FETRACONSPAR 5 de março de 2011 Mulheres, Política e Cidadania Prof. Ricardo Costa de Oliveira Ciências Sociais. UFPR.
Direitos Humanos Prof. Miguel Machado
CIDADANIA.
I Fórum de Gestão com Pessoas para Micro e Pequenas Empresas
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
Cícero paulino dos santos costa
“Os Incríveis”.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade

Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
CONSTITUIÇÃO & CONSTITUINTE
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Baseado na Declaração Universal dos Direitos Humanos
DIREITOS HUMANOS Aula 5 – A eficácia dos direitos sociais e a reserva do possível Professor Doutor Guilherme Sandoval Góes.
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
 Inviolabilidade do direito à vida (o legislador pode regulamentar como esse direito será protegido e a partir de que momento. Em determinados casos,
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Democracia.
Cartilha: DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
HISTORIA MODERNA DOS D.H
RELAÇÃO COM OUTROS RAMOS DO DIREITO e FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
Cumprimento dos direitos sociais.  Estado de Bem-Estar Social, no qual o Estado é organizador da política e da economia, encarregando-se da promoção.
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Cidadania.
Direitos Humanos Ligado aos aspectos ideológicos, poder; Textos:
DH DENTRO DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
DIREITOS HUMANOS Ementa da disciplina:
DH DENTRO DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
Direitos Humanos Aspectos da Legislação - histórico e contexto político, Estado e Direitos humanos: Formulações do século XVIII - os direitos humanos apareceram.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
DIREITOS HUMANOS EVOLUÇÃO DOCUMENTOS.
3G Alexandre 01 Aline 42 Bruna 04 Cassia 07 Fernanda 46 Gabriel 12 Giovana 43 Leandro 20 Orlando 28 EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba disciplina.
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
AO ENCONTRO DOS DIREITOS HUMANOS Ao encontro dos Direitos Humanos.
Transcrição da apresentação:

DIREITOS FUNDAMENTAIS

O que são os direitos fundamentais? Conjunto de direitos e garantias do ser humano que tem por finalidade básica o respeito a sua dignidade, por meio de sua proteção contra o abuso do poder do Estado e o estabelecimento de condições mínimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana.

Você é um cidadão: Sujeito dos Direitos Fundamentais Direitos humanos? Direitos do homem? Direitos fundamentais? Todas essas denominações querem dizer a mesma coisa: conjunto de direitos políticos, civis, sociais, econômicos e culturais garantidos pelo Estado a todos os cidadãos.

Direitos políticos e civis  relativos à liberdade (de locomoção, de pensamento, de reunião, de associação, de profissão, de ação, sindical, de greve) do ser humano. Direitos sociais, culturais e econômicos  relativos à igualdade. Para que haja existência de uma sociedade justa, o Estado tem que garantir que seus indivíduos vivam livremente em condições de igualdade.

DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS Os primeiros direitos humanos, entre o século XVII e o XVIII, foram civis, isto é, associados a um cidadão que seria, também, proprietário. É o direito de ir e vir, o de manter a propriedade, o de só pagar impostos votados, o de assinar contratos, o de não viver atemorizado por um governo caprichoso e arbitrário.

DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS                                                                DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS Depois, entre o século XVIII e o XIX, crescem os direitos políticos. Os homens deixam de ser súditos ("sub"= sob, "dictus" = dito), isto é, subordinados ao que um rei manda, e passam a ser realmente cidadãos, isto é, sujeitos que decidem o que a cidade (= o Estado) vai fazer. Aqui estão o direito de voto, de expressão do pensamento, de organização política.

DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS Na Democracia Moderna nem o Poder do Povo pode eliminar esse núcleo de direitos. Os Direitos Humanos antecedem o próprio poder de Estado, isto é, que são superiores à própria política. É por isso que se fala em declaração de direitos: uma assembléia (como a da ONU, em 1948, autora da Declaração Universal) pode declarar que tais direitos existem, mas não pode criá-los, nem suprimi-los, porque eles são mais importantes do que ela própria. É como se eles fossem "naturais", palavra que vem do verbo "nascer" e que indica que, enquanto seres humanos, nascemos com eles.

DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS Mais tarde, desde o século XIX, aparecem os direitos sociais. O direito de livre organização sindical e as leis trabalhistas, garantindo condições de trabalho melhores.

DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS Alguns falam em mais um tipo de direito, que seriam os direitos difusos. Nos três tipos anteriores sabemos muito bem, sempre, quem está sendo beneficiado (o proprietário, o eleitor, o trabalhador). Mas, quando se trata, por exemplo, do meio ambiente, de certa forma todos os seres, e até os não humanos, são beneficiados.

Os direitos fundamentais são históricos, inalienáveis, imprescritíveis e irrenunciáveis. Que palavras são essas? Históricos: são criados num contexto histórico; Inalienáveis: não podem ser negociados, nem vendidos; Imprescritíveis: não perdem a validade, você pode reivindicá-los a qualquer tempo; Irrenunciáveis: não podemos renunciá-los de forma alguma.

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE Eles possuem características próprias, que facilitam sua compreensão, e foram resumidos pelo ideário político dos revolucionários franceses de 1789 : LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE

O ideal de liberdade (liberté) Corresponde à primeira geração dos direitos fundamentais. Significa uma prestação negativa, um não fazer do Estado em prol do cidadão. Exemplos: liberdade de locomoção e inviolabilidade de domicílio e de correspondência.

O ideal de igualdade (égalité) Corresponde à segunda geração dos direitos fundamentais. Significa uma prestação positiva, um fazer do Estado em prol dos menos favorecidos pela ordem social e econômica. Exemplos: salário mínimo, aposentadoria, previdência social, 13º salário e férias remuneradas.

O ideal de fraternidade (fraternité) Corresponde à terceira geração dos direitos fundamentais. Direitos decorrentes de uma sociedade de massas, surgida em razão dos processos de industrialização e urbanização. Exemplos: desenvolvimento, paz, meio ambiente, saúde, educação pública, proteção ao consumidor, à infância e à juventude, ao idoso e ao deficiente físico.

Além desses três ideais democráticos da Revolução Francesa, hoje encontramos a quarta geração, que seriam os Direitos da Responsabilidade: Promoção e manutenção da Paz, promoção e manutenção da Autodeterminação dos Povos, promoção da Ética da Vida defendida pela Bioética, etc.; bem como os direitos difusos

DIREITOS FUNDAMENTAIS DA PESSOA HUMANA NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988

Direitos individuais e coletivos Correspondem àqueles direitos ligados diretamente ao conceito de pessoa humana e à sua personalidade, tais como os direitos à vida, igualdade, segurança, dignidade, honra, liberdade e propriedade. Eles estão previstos basicamente no artigo 5º e seus incisos.

Direitos sociais São as liberdades positivas dos indivíduos, que devem ser garantidas pelo Estado Social de Direito. São basicamente direito à educação, saúde, trabalho, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados. Têm por finalidade a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos, de forma que possa se concretizar a igualdade social que é um dos fundamentos do Estado Democrático brasileiro. Os direitos sociais estão elencados à partir do artigo 6º.

Direitos de nacionalidade Nacionalidade "é o vínculo jurídico político que liga um indivíduo a um certo e determinado Estado, fazendo deste indivíduo um componente do povo, da dimensão pessoal deste Estado, capacitando-o a exigir sua proteção e sujeitando-o ao cumprimento de deveres impostos“.

Direitos políticos São direitos públicos subjetivos que permitem ao indivíduo exercer sua cidadania participando de forma ativa nos negócios políticos do Estado. A constituição regulamenta os direitos políticos no artigo 14.

Direitos relacionados à existência, organização e participação em partidos políticos Regulamentados no artigo 17, a constituição garante a autonomia e a plena liberdade dos partidos políticos como instrumentos necessários e importantes na preservação do Estado Democrático de Direito.

Qual a diferença entre direitos fundamentais e garantias fundamentais? Direitos Fundamentais – possuem natureza declaratória, cujo objetivo consiste em RECONHECER, NO PLANO JURÍDICO, a existência de uma prerrogativa fundamental do cidadão. Garantias Fundamentais – possuem conteúdo ASSECURATÓRIO, cujo propósito consiste em FORNECER MECANISMOS OU INSTRUMENTOS, para a proteção, reparação ou reingresso em eventual Direito Fundamental violado.

Cidadão é toda pessoa que sabe da existência desses direitos e os exige, participando ativamente da vida de seu bairro, de sua cidade e de seu país.

Essa participação ocorre no dia-a-dia de cada pessoa quando ela, por exemplo, reclama do mau atendimento em repartições públicas, quando denúncia a má aplicação de recurso público, quando vota, quando participa de reuniões de sua associação de bairro, quando integra uma organização social e assim por diante.

Lembrete: “O CASTIGO DOS BONS QUE NÃO FAZEM POLÍTICA É SEREM GOVERNADOS PELOS MAUS.” (Platão)