NSFR Metodologia (versão final) e Public Disclosure (consulta pública)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Advertisements

Operações Bancárias e Contabilidade das Instituições Financeiras
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
VII Seminário Internacional CPC “A Convergência das Normas Contábeis”
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
A Herbalife oferece 2 maneiras
Custos de Operações Corretagens - Tabela sugerida pela Bovespa.
Investidores A Bolsa de Valores classifica os investidores atuantes no mercado da seguinte forma: Pessoa Física Investidores Individuais Clubes de Investimentos.
Mercados Financeiros e o Caso Especial da Moeda
Gerenciamento do escopo do projeto
Departamento de Supervisão Indireta
NOVO MERCADO DE RENDA FIXA

1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Basiléia II - Risco de Crédito Implementação e Diagramação
Matemática Financeira Desconto Simples
Incertezas em um novo cenário Roberto Padovani Setembro 2008.
CEng Projeto Basiléia – GT Liquidez Alteração de Leiaute do DRL Estudo de Impacto GT Liquidez: Desig - Desup - Desuc - Denor.
Fundamentos da Proteção Financeira
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Terminologia de Capital de Giro.
1. 2 Aperfeiçoamento da informação Maior liberdade para administradores e gestores Aumento da responsabilidade de administradores e gestores e venda adequada.
Parceria CAIXA PREVIDÊNCIA e MUTUA 2012
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Administração Financeira
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
1 Comércio Exterior. Objetivos Alertar para o risco de mercado associado às operações de comércio exterior Apresentar os principais instrumentos utilizados.
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Capital circulante liquido e
NBC TG RESOLUÇÃO CFC Nº 1.255/09
O PROCESSO DE CRÉDITO INFORMAÇÕES C´S DO CRÉDITO AVALIAÇÃO DE RISCO
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Programa de Financiamento às Exportações
Maneiras de classificar o mercado financeiro
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS. DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O BCB, como Executor da Supervisão Bancária, verifica o cumprimento das.
Assessoria de Estratégias e Estudos Corporativos
Matemática Financeira
Aulas 06, 07 Exercícios BP.
Resultados 2T14 25 de Julho de RESULTADOS 2T14 # 2 receita líquida consolidado R$ milhões CAGR ‘11 – ’13 = 12,0% +10,5 % Receita Líquida +9,5 %
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
Letra Imobiliária Garantida Daniela Veltri Nov/2014.
14 de agosto de 2014 SUSEP/DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS Subcomissão de Riscos Tema para Discussão 2: Políticas DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS.
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
Cadastro de Contas a Pagar
Unid. 4 – Passivos, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas
Financeiro – Contas a Receber
Compras – Planejamento de Estoque
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 25
Aula 01.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade
Transcrição da apresentação:

NSFR Metodologia (versão final) e Public Disclosure (consulta pública) GT - Liquidez NSFR Metodologia (versão final) e Public Disclosure (consulta pública) Brasília, 20 de janeiro de 2015

Principais conceitos da métrica do NSFR Agenda Principais conceitos da métrica do NSFR Captações estáveis disponíveis (ASF) Captações estáveis necessárias (RSF) Divulgação de informações do NSFR NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Agenda Principais conceitos da métrica do NSFR

Principais conceitos da métrica do NSFR Objetivo do NSFR Reduzir o risco de funding sobre um horizonte de tempo de longo prazo, exigindo que os bancos possuam fontes suficientemente estáveis de funding para conduzir suas atividades, visando mitigar o risco de futuros estresses de liquidez. NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Principais conceitos da métrica do NSFR O que é o NSFR? 𝑁𝑆𝐹𝑅= 𝐶𝑎𝑝𝑡𝑎çõ𝑒𝑠 𝑒𝑠𝑡á𝑣𝑒𝑖𝑠 𝑑𝑖𝑠𝑝𝑜𝑛í𝑣𝑒𝑖𝑠 𝐶𝑎𝑝𝑡𝑎çõ𝑒𝑠 𝑒𝑠𝑡á𝑣𝑒𝑖𝑠 𝑛𝑒𝑐𝑒𝑠𝑠á𝑟𝑖𝑎𝑠 ≥100% Captações estáveis disponíveis - ASF A parcela do capital e dos passivos, com a qual a instituição espera poder contar no horizonte de um ano. Captações estáveis necessárias - RSF Montante estimado em função das características da liquidez e do prazo de vencimento dos vários ativos mantidos pela instituição, assim como das suas exposições fora de balanço. NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Principais conceitos da métrica do NSFR Características-chave do NSFR Implementação  Janeiro/2018 Frequência de cálculo  Mínimo, trimestralmente. Considera três faixas de vencimento: < 6 meses; 6 meses - 1 ano; > 1 ano. Cobre todo o balanço e operações fora de balanço. As definições espelham aquelas descritas no LCR, exceto se especificado de outra forma. Os componentes são calculados com base no valor contábil e multiplicados por um fator ponderador (ASF/RSF), calibrado conforme a estabilidade dos passivos e a liquidez dos ativos. NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Principais conceitos da métrica do NSFR Critérios de calibragem  estabilidade dos passivos A estabilidade das captações é refletida na calibragem dos fatores ASF através das seguintes dimensões: Exemplo: Vencimento Obrigações de longo-prazo são mais estáveis que as obrigações de curto-prazo. Contraparte Depósitos de varejo e de pequenas empresas são mais estáveis que funding de atacado. NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Criação de crédito resiliente Qualidade e liquidez de ativos Principais conceitos da métrica do NSFR Critérios de calibragem  liquidez dos ativos A necessidade de captação estável é refletida na calibragem dos fatores RSF, segundo os seguintes critérios: Criação de crédito resiliente Exigência de funding estável para uma parcela dos empréstimos para a economia real, a fim de garantir a continuidade desse tipo de intermediação. Qualidade e liquidez de ativos Ativos líquidos de alta qualidade, livres, que podem ser securitizados, negociados, ou utilizados como colateral, não precisam ser totalmente financiados com captações estáveis. NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Relacionamento com clientes Atividades fora de balanço Principais conceitos da métrica do NSFR Critérios de calibragem  liquidez dos ativos Ativos de curto prazo Ativos < 1 ano requerem menos captações estáveis porque os bancos podem não renová-los na totalidade. Relacionamento com clientes Bancos irão rolar uma parte significativa dos empréstimos vincendos para preservar relacionamentos com clientes. Atividades fora de balanço Assume-se que pelo menos uma pequena parcela das atividades fora de balanço deverá ser coberta por captações estáveis. NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Principais conceitos da métrica do NSFR Tratamento dos Derivativos: Valor de Reposição MtM Acordos bilaterais de netting: Valor de Reposição = Valor Líquido Valor a Receber Valor a Pagar Depósitos de margem diários ou intradiários, para reduzir a exposição corrente dos contratos em aberto Cálculo Derivativos a Receber Cálculo Derivativos a Pagar = (+) Valor a Receber (–) Variation Margin em Espécie = (+) Valor a Pagar (–) Total de Variation Margin Cálculo da Posição Líquida em Derivativos: Se a Receber > a Pagar => Item RSF = Derivativos a Receber – Derivativos a Pagar Se a Pagar > a Receber => Item ASF = Derivativos a Pagar – Derivativos a Receber NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Principais conceitos da métrica do NSFR Ativos e Passivos Interdependentes: Aplicação por Discricionariedade Nacional O passivo não pode se extinguir enquanto o ativo permanecer no balanço; Os pagamentos de principal do ativo não podem ser usados se não para quitar o passivo; e O passivo não pode ser funding de outros ativos; Claramente identificáveis (individualmente); Mesma Maturidade e valor do Principal; Banco somente unidade de repasse do funding; e Contrapartes diferentes (ativa e passiva) NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Principais conceitos da métrica do NSFR Captações Lastreadas – Tratamento do Ativo-Lastro: Secured Financing Transactions NÃO DEVEM ser incluídos no NSFR : Ativos recebidos como lastro ou garantia em operações de financiamento (ex: op. compromissadas e swaps de colaterais), sem os benefícios da propriedade ou sem registro no balanço do banco. DEVEM ser incluídos no NSFR: Ativos vinculados a recompras (carteira própria), outras transações de captação lastreada (assets backing securities ou covered bonds) ou swap de colaterais, onde os benefícios da propriedade permanecem com a IF e eles permaneçam no balanço do banco. NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Período de tempo da vinculação Principais conceitos da métrica do NSFR Ativos Vinculados (Encumbrance) Discricionariedade Nacional: Os ativos vinculados a operações excepcionais de liquidez com o Banco Central podem receber um fator de RSF reduzido, a critério do supervisor e em acordo com o Banco Central. Período de tempo da vinculação Fator RSF quando livre Fator RSF quando vinculado ≥ 1 ano 100% ≥ 6 meses e < 1 ano ≤ 50% 50% > 50% = fator RSF quando livre < 6 meses Operações não padronizadas e temporárias conduzidas pelo banco central em um período de estresse financeiro sistêmico e/ou de desafios macroeconômicos excepcionais. NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Agenda Captações estáveis disponíveis Available Stable Funding - ASF

Componente/Descrição Componente/Descrição ASF – Composição e Fatores de Ponderação Fator ASF Componente/Descrição 100% Capital regulatório total (Nível 1 e Nível 2), sem as deduções, exceto Capital Nível 2 com vencto < 1 ano Outros instrumentos de capital e passivos com vencto ≥ 1 ano Fator ASF Componente/Descrição 95% Depósitos estáveis (LCR), sem vencimento ou com prazo de vencimento < 1 ano, de clientes de varejo e pequenas empresas (LCR). NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Componente/Descrição Componente/Descrição ASF – Composição e Fatores de Ponderação Fator ASF Componente/Descrição 90% Depósitos menos estáveis (LCR), sem vencimento ou com prazo de vencimento < 1 ano, de clientes de varejo e pequenas empresas. Fator ASF Componente/Descrição Até 85% Depósitos de bancos pertencentes à mesma rede de cooperativas (LCR), sem vencimento ou com prazo de vencimento < 1 ano. Discricionariedade Nacional NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Componente/Descrição ASF – Composição e Fatores de Ponderação Fator ASF Componente/Descrição 50% Captações com vencto < 1 ano, de empresas não financeiras. Depósitos operacionais (LCR). Captações com vencto < 1 ano, de governos, entidades do setor público, e bancos de desenvolvimento multilaterais e nacionais. Outras captações com vencto ≥ 6 meses e < 1 ano não incluídas nas categorias acima, incluindo captações fornecidas por bancos centrais e instituições financeiras. NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Componente/Descrição ASF – Composição e Fatores de Ponderação Exceções: (i) imposto diferido – considerar a data mais próxima para sua realização; (ii) participações minoritárias – considerar o vencimento do instrumento (geralmente perpétuo) ASF = 100% (>1a); ASF = 50% (6m-1a); ASF = 0% (< 6m) Fator ASF Componente/Descrição 0% Todos os outros passivos e instrumentos de capital não incluídos nas categorias acima, e incluindo captações com vencimento < 6 meses com bancos centrais e instituições financeiras. Outros passivos sem vencimento, inclusive posições a descoberto (vendidas). Passivos Interdependentes. Pagamentos a liquidar decorrentes de compra de instrumentos financeiros, moeda estrangeira e commodities. Posição Líquida em Derivativos, se valores a pagar > valores a receber. NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Agenda Captações estáveis necessárias Required Stable Funding - RSF

Componente/Descrição RSF – Composição e Fatores de Ponderação Fator RSF Componente/Descrição 0% Dinheiro em espécie (cédulas e moedas). Todas as reservas no Banco Central e empréstimos ao Banco Central com vencimento < 6 meses Ativos interdependentes Valores a receber decorrentes de vendas de instrumentos financeiros, moedas estrangeiras e commodities. Discricionariedade Nacional: O fator RSF a ser atribuído às reservas requeridas deve considerar se os requerimentos devem ou não ser satisfeitos o tempo inteiro e, por consequência, requerem um funding estável. NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Componente/Descrição Componente/Descrição Componente/Descrição RSF – Composição e Fatores de Ponderação Fator RSF Componente/Descrição 5% Ativos livres Nível 1 (LCR), exceto dinheiro em espécie e reservas no Banco Central. Fator RSF Componente/Descrição 10% Empréstimos a IF com lastro Ativos Nível 1 (LCR) e vencto < 6 meses. Fator RSF Componente/Descrição 15% Ativos livres Nível 2A (LCR) Empréstimos a IF com lastro não Nível 1 (LCR) ou sem lastro, com vencto < 6 meses. NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Componente/Descrição RSF – Composição e Fatores de Ponderação Fator RSF Componente/Descrição 50% Ativos livres Nível 2B (LCR). Ativos de alta liquidez (HQLA-LCR) vinculados por um período ≥ 6 meses e < 1 ano. Empréstimos a IF e Bancos Centrais com vencto ≥ 6 meses e < 1 ano. Depósitos mantidos em outras IF com fins operacionais (LCR). Demais ativos não incluídos acima, com vencto < 1 ano, inclusive empréstimos a empresas não-financeiras, de varejo, a PME, a governos e a entidades do setor público. NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Componente/Descrição Componente/Descrição RSF – Composição e Fatores de Ponderação Fator RSF Componente/Descrição 65% Financiamentos imobiliários residenciais, não vinculados, vencto ≥ 1 ano, e RWA ≤ 35% Outros empréstimos e financiamentos não vinculados, não incluídos acima (exceto para IF), vencto ≥ 1 ano e RWA ≤ 35% Fator RSF Componente/Descrição 85% Margem inicial de contratos de derivativos ou para fundos de default mútuos das CCPs Outros empréstimos e financiamentos adimplentes (atraso < 90 dias), RWA > 35% e vencto ≥ 1 ano, exceto empréstimos para IF. (até 85%) Depósitos em bancos pertencentes à mesma rede de cooperativas (LCR), sem vencto ou < 1 ano. Tema ainda em aberto. O Comitê irá conduzir estudos quantitativos e considerar abordagens alternativas, se necessário e apropriado. NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Componente/Descrição Componente/Descrição RSF – Composição e Fatores de Ponderação Fator RSF Componente/Descrição 85% TVM livres, maturidade ≥ 1 ano, sem atraso (não default) e não se qualificam como HQLA, inclusive ações negociadas em bolsa. Commodities negociadas fisicamente, inclusive ouro. Fator RSF Componente/Descrição 100% Todos os ativos vinculados (encumbered) por período ≥ 1 ano. Posição Líquida em Derivativos, se valores a receber > valores a pagar. 20% do valor de Derivativos a pagar, antes da dedução da variation margin NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Componente/Descrição RSF – Composição e Fatores de Ponderação Fator RSF Componente/Descrição 100% Todos os outros ativos não incluídos nas categorias anteriores, inclusive empréstimos inadimplentes, empréstimos para instituições financeiras com vencto ≥ 1 ano, ações não negociadas em bolsa, ativo permanente, itens deduzidos do capital regulatório e títulos e valores mobiliários em default. NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Componente/Descrição Componente/Descrição A definir em cada jurisdição RSF – Exposições fora de balanço Fator RSF Componente/Descrição 5% Linhas de crédito e de liquidez para qualquer cliente, irrevogáveis ou condicionalmente revogáveis Fator RSF Componente/Descrição A definir em cada jurisdição Outras obrigações contingentes: Linhas de crédito e de liquidez incondicionalmente revogáveis Obrigações relacionadas a trade finance, incluindo garantias e cartas de crédito Garantias e cartas de crédito não relacionadas a trade finance Obrigações não contratuais: recompra de dívida, antecipações a cliente de produtos estruturados e a fundos administrados NSFR – BCBS 295 – Documento Final

Divulgação de informações do NSFR Agenda Divulgação de informações do NSFR BCBS302 – CD Net Stable Funding Ratio disclosure standards

Divulgação de informações do NSFR BCBS 302 - Consultative Document: Net Stable Funding Ratio disclosure standards Publicado em Dezembro de 2014; Disponível para comentários até 6 de março de 2015. Objetivos: Promover a transparência dos requerimentos de liquidez; Reforçar as recomendações dos Sound Principles; Fortalecer a disciplina de mercado e; Reduzir as incertezas nos mercados onde o NSFR for implementado. NSFR – BCBS 302 – Documento de Consulta Pública

Divulgação de informações do NSFR Proposta: Informações mandatórias (template padronizado) e recomendadas (qualitativas); NSFR por componentes principais e faixas de prazo; Bases consolidadas e em uma única moeda. Data de implementação: A partir das informações referentes a 1º janeiro 2018. Frequência de cálculo e de divulgação: Cálculo: Valores trimestrais, referentes à data-base. Divulgação: Mesma dos demonstrativos financeiros NSFR – BCBS 302 – Documento de Consulta Pública

Divulgação de informações do NSFR Informações Adicionais Recomendadas: Objetivo: facilitar a compreensão dos resultados e dados divulgados. Exemplo: Quando relevantes para o NSFR, o banco poderia comentar: Os drivers do NSFR; razões para mudanças intra-período, bem como mudanças ao longo do tempo (ex: mudanças em estratégias, estrutura de funding, circunstâncias, etc.); e (b) A composição dos ativos e passivos interdependentes e em que medida eles são inter-relacionados. NSFR – BCBS 302 – Documento de Consulta Pública

Divulgação de informações do NSFR Outras Informações: O Comitê reconhece que o NSFR é apenas uma das medidas de risco de liquidez e que outras informações, quantitativas e qualitativas, são essenciais para os participantes do mercado obterem uma figura mais ampla do perfil de risco e gestão de risco das instituições. NSFR – BCBS 302 – Documento de Consulta Pública

Template Itens ASF por categoria Itens RSF por categoria Valor NSFR (= total ASF / total RSF)

Template - Itens ASF 0%-100% 0%-50% 50% 100% 95% 100% 90% 50% - 85% 100% 0% - 50% 50% 0% 0% 0% - 50% 50% 100%

Template - Itens RSF 0% - 5% - 15% - 50% - 85% - 100% 50% - até 85% 10% 50% 100% 15% 0% 50% 65% 85% 100% 50% 65% 100%

5% - Discricionariedade Nacional Template - Itens RSF 65% - 85% - 100% 50% 65% - 100% 85% 85% - 100% 0% 85% 100% 0% - 100% 100% 5% - Discricionariedade Nacional

Divulgação de informações do NSFR Envio de comentários: Pelo site: ww.bis.org/bcbs/commentupload.htm Ou, alternativamente, pelo correio: Secretariat of the Basel Committee on Banking Supervision, Bank for International Settlements, CH-4002 Basel, Switzerland. Todos os comentários serão publicados no site do BIS, exceto aqueles com solicitação explícita do remetente para tratamento confidencial. NSFR – BCBS 302 – Documento de Consulta Pública

Agradecemos a sua participação! Fim Agradecemos a sua participação! QIS@bcb.gov.br

Divulgação de informações do NSFR NSFR – BCBS 302 – Documento de Consulta Pública

LCR = (Estoque de ativos de alta liquidez) >= 100% Liquidity Coverage Ratio - LCR LCR = (Estoque de ativos de alta liquidez) >= 100% (Saídas líquidas de caixa em 30 dias) Características-chave do LCR: Implementação: 2015 Frequência de cálculo: mensal até dez/2016; diária a partir de jan/2017 Horizonte de tempo: próximos 30 dias Cenário de estresse: combinação de choques idiossincráticos e sistêmicos Escopo (proposta-Brasil): Conglomerados com AT > R$100 bilhões 2015 1º jan 2016 1º jan 2017 1º jan 2018 1º jan 2019 LCR Mínimo 60% 70% 80% 90% 100% LCR – BCBS 238 – Liquidity Coverage Ratio

NSFR - Derivativos Acordos que atendam as condições especificadas nos parágrafos 8 e 9 do anexo ao documento: Basel III leverage ratio framework and disclosure requirements (BCBS 270) Principais condições: Obrigação legal => direito de receber ou obrigação de pagar somente o valor líquido das operações bilaterais, se a contraparte inadimplir. Provada a aplicabilidade sobre as leis de cada uma das jurisdições envolvidas. NSFR – BCBS 270 – Basel III leverage ratio framework and disclosure requirements

LCR – Captações de Varejo Depósitos, emissões & op. compr. c/ títulos de emissão própria; Cliente (do banco) PF & PJ pq. porte Captações de Varejo Menos Estáveis Proposta Brasil Moeda doméstica Seguro depósito Relacionamento Banco-Cliente ∑ captações < R$ 3 MM ∑ exposições ativas < R$ 3 MM Gerenciado como produto de varejo Estáveis Proposta Brasil Cliente PF: C.C. ou Poupança >= 3 anos; ou Recebe benefícios regulares (ex: salário ou pensão); ou Uso de pagamentos regulares (ex.: débito automático). Cliente PJ pq. porte: C.C. ou Poupança >= 3 anos; ou Gestão de caixa na IF LCR - BCB - Edital de Audiência Pública 45/2014

LCR – Depósitos de Cooperativas Depósitos de Cooperativas Filiadas (proposta Brasil): Para bancos cooperativos que captam depósitos das cooperativas filiadas devido a: requerimentos de depósitos mínimos, ou centralização financeira, contratual ou estatutária, onde o banco e as cooperativas filiadas participam de um mesmo fundo garantidor de crédito. LCR - BCB - Edital de Audiência Pública 45/2014

LCR – Depósitos Operacionais Recursos destinados a liquidação, custódia, ou gestão de caixa Serviços prestados mediante contrato específico, validade >=30 dias; Não se qualificam como depósitos operacionais: depósitos com o objetivo de oferecer remuneração ao cliente; serviços de bancos correspondentes e de corretagem; e saldos excedentes aos necessários para a utilização dos serviços. Metodologia Própria => aprovada pelo BC Padronizada: Depósitos Operacionais = média dos cinco menores saldos do mês, de depósitos à vista dos clientes contratados Proposta Brasil LCR - BCB - Edital de Audiência Pública 45/2014

LCR – Ativos de Alta Liquidez Dinheiro em espécie Reservas em bancos centrais Títulos Soberanos e similares em países risco 0% Basileia II Títulos soberanos e similares em países onde o banco tem exposição ao risco de liquidez NSFR Títulos Soberanos e similares em países risco 20% Basileia II Corporate e covered bonds com risco de crédito até AA- Títulos Soberanos , corporate e covered bonds com risco de crédito até BBB- RMBS risco de crédito até AA Ações Líquidas de empresas não financeiras NSFR Requisitos Operacionais: livres de qualquer impedimento ou restrição legal, regulatória ou contratual para sua negociação (unencumbered), passíveis de monetização a qualquer momento e sob controle do tesoureiro ou do responsável pela gestão do risco de liquidez. LCR - BCB - Edital de Audiência Pública 45/2014